Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Marketing

CRM: entenda como funciona e a qual sua importância para o marketing

Buscando entender o que é e como o CRM (Customer Relationship Management) pode ajudar na sua estratégia de marketing? Confira!

CRM: entenda como funciona e a qual sua importância para o marketing

O consumo de informação nunca esteve tão veloz e abundante quanto vemos atualmente. Seja pelo tablet, notebook, smartphone ou até mesmo pelo smartwatch, somos bombardeados de informações o tempo todo. Uma vez que a disseminação de conteúdo acontece de forma rápida e barata e de todos os lados, — empresas compartilham centenas de conteúdo diariamente em seus canais, — por isso, atrair a atenção do consumidor é cada vez mais desafiador. Dessa maneira, ter um bom conjunto de práticas e estratégias é essencial para fazer uma organização para liberar conteúdo e entender o seu público. É nesse momento que o CRM (Customer Relationship Management) entra, pois se trata de um conjunto de práticas focadas no relacionamento com o cliente. Para entender melhor sobre esse tema, continue na Serasa Experian e aproveite a leitura!

O que é CRM?

O CRM é a gestão automatizada de relacionamento com o cliente, uma estratégia para analisar e gerenciar as interações com os clientes por meio de um software ou plataforma. As informações utilizadas são coletadas quando o cliente fornece seus dados em algum tipo de cadastro na empresa, por meio de formulários virtuais. Dessa forma, o CRM armazena informações como:

  • nome;
  • endereço;
  • número de telefone;
  • e-mail;
  • atividade atual;
  • histórico de compra no local.

Com o acesso a um leque de informações sobre seu consumidor, que são base fundamental para construir um relacionamento assertivo com o mesmo, a empresa pode entender e antecipar os desejos do cliente. No entanto, é fundamental que os dados sejam geridos de forma organizada e assertiva, para o volume ser rentável e produtivo. Ou seja, um banco de dados e não um bando de dados. O uso adequado das ferramentas de CRM torna viável gerir as informações com relevância e, ainda, quebra o paradigma de que quanto mais informações forem obtidas sobre os clientes, maior é o índice de resposta a uma campanha de marketing. Na verdade, os melhores resultados estão baseados em utilizar a informação adequada com sincronicidade e assertividade, isto é, atingir a pessoa certa, no momento certo e na forma certa.  Confira também: Brand awareness: entenda mais sobre conceito e importância.

Quais são os tipos de CRM?

Há duas maneiras de fazer o CRM, isso vai depender do intuito da empresa, suas necessidades, além do orçamento que está pensando em investir. Com isso em mente, podemos dividi-los em dois:

- CRM Local:

Esse modelo é conhecido como CRM On-Premise, ele é guardado em um servidor físico na empresa, exigindo um TI para fazer a manutenção e manuseio adequado para mantê-lo organizado. Para isso, a empresa necessita instalar um software de CRM no computador ou um servidor utilizado apenas para isso. Esse é um ótimo modelo por que a equipe de T.I consegue ter um controle melhor sobre as informações por meio de filtros mais assertivos. Entretanto, caso falte energia no local o sistema pode ser afetado. Além disso, o custo inicial é elevado, seja pela instalação ou por manter uma equipe para a manutenção.

- CRM na Nuvem:

No modelo na nuvem, é utilizado o cloud computing, o qual não é instalado em um computador. O armazenamento ocorre on-line e é necessário um login para acessar as informações. Consequentemente, não necessita de uma equipe de T.I para gerir e organizar as informações, promovendo mais praticidade para a empresa, além de reduzir o custo com funcionário. Além do investimento ser bem menor, pode ser acessado a qualquer dia e qualquer hora, é acessível em dispositivos móveis e não requer manutenção. Entretanto, pode ser afetado com a falta de conexão com a internet, com a possibilidade de sincronização de dados offline. Share of Wallet: o que é, como funciona e como aumentar.

Qual é a importância do CRM?

De maneira simplificada, as ferramentas de CRM utilizam sistemas que organizam toda a informação de modo a transformá-la em dados tangíveis para uma ação de marketing que melhore a experiência de cada consumidor individualmente. Para exemplificar: se um cliente mora em uma determinada região, possui uma faixa etária específica com um perfil transacional A, então, a empresa deve oferecer o produto X pelo canal de vendas Y. Para isso ocorrer, é necessária a utilização de automatizações em ferramentas tecnológicas. Vale ressaltar que o uso do CRM pelas empresas não se trata apenas de tecnologia, mas sim da inteligência analítica aplicada na interpretação dos dados. Nesse sentido, a gestão das informações qualitativamente é mais importante do que a quantidade e variedade; isto porque, talvez mais grave do que não possuir fontes de acesso a informações, é não dispor de capacidade de aprendizado e conhecimento para recorrer às mesmas.

O que é um profissional de CRM?

É um profissional que fica responsável por analisar, gerenciar e implementar os projetos de CRM nas instituições. Ou seja, eles são os colaboradores responsáveis por aumentar as vendas, buscar por melhorias de serviço e garantir mais satisfação dos clientes. Ou seja, ele é a pessoa responsável por gerir todas essas informações e garantir um bom funcionamento das análises. Assim, ele trabalha nessa parte das coletas de dados e vai separando os padrões encontrados, separando-os para uma experiência melhor de cada cliente. Desse modo, um profissional consegue trabalhar em conjunto com um gestor de mídia, a fim de passar todos os dados já coletados e conseguir ter mais insights sobre os dados atuais e futuros que farão em parceria. Desse modo, seu trabalho ficará ainda mais preciso e ambos entenderão como impactar o público e gerar mais conversão para a marca.

Qual a diferença entre CRM e ERP?

Enquanto o CRM se baseia em dados de clientes e suas informações. O ERP se baseia na organização de processos internos da empresa, como a parte financeira e as contas a pagar, ou seja, ele ajuda a ter um planejamento mais assertivo e organizado. Dessa forma, o ERP fornece mais eficiência, deixando o processo mais fluido e garantindo padronização de processos. Jornada do cliente: tudo o que você precisa saber!

Quais são as ferramentas externas que podem ajudar com o CRM?

Além de ter o seu CRM interno, há outras ferramentas que podem te auxiliar nesse processo, garantindo mais assertividade para você compreender sobre a sua região, qual o gosto do seu público, a média de valor gasto mensalmente e muito mais. Confira e entenda mais sobre as Soluções da Serasa Experian:

- Polis

Com o Insights Hub da Serasa Experian, a empresa consegue verificar e conhecer o comportamento de um determinado grupo, identificando qual é o segmento do público que você atende. Além disso, é possível conferir no que estão mais interessados no momento, adaptando-se ao mercado para desenvolver planejamentos estratégicos com base nesses dados abrangentes, que incluem informações sociodemográficas, de marketing e crédito.

- Insight & Analytics

Com o Insight & Analytics, você consegue criar uma segmentação personalizada com diferentes tipos de carteiras de clientes. Ou seja, você consegue separar o seu público por tipo, criando a possibilidade de enviar informações úteis para eles e aumentando as chances de gerar conversões.

- Mosaic

Mosaic oferece resultados de um estudo de segmentação pronto para uso, com dados de diferentes bases para agilizar o seu processo no conhecimento sobre o cliente. Com essa ferramenta, você consegue entender qual o seu comportamento. Nossa solução dividiu a população brasileira em 12 grupos e 40 segmentos, assim, fica mais fácil entender exatamente o nicho de modo muito mais rápido e prático. Portanto, o CRM é uma ótima maneira da empresa aumentar sua base de dados sobre os clientes para avaliar, criar novas estratégias e entender como é o funcionamento e comportamento do seu público, principalmente quando utilizada outras ferramentas em conjunto, deixando todo o processo mais assertivo. Para continuar por dentro do mundo das estratégias e soluções para o seu negócio, — continue a seguir o blog da Serasa Experian. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.