Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

video

Criação de identidade visual: por que é importante e como fazer

Não sabe se deve investir na criação de identidade visual para seu negócio? Então, confira este conteúdo e aprenda a importância deste recurso!

Criação de identidade visual: por que é importante e como fazer

A criação de identidade visual é uma etapa muito importante dos processos de marketing, principalmente, o branding. Afinal, a imagem gráfica da marca é o que primeiro chega aos clientes, tornando-se o referencial com o qual associam os outros elementos que percebem sobre a empresa. Da mesma forma, o que o negócio representa passa a ser facilmente identificável assim que esse aspecto é visto pelo público. Ou seja, trata-se da base para a construção do conceito comercial na mente do consumidor. Por ser tão relevante, vamos contar as principais informações sobre esse assunto. Confira!

O que é identidade visual?

Basicamente, trata-se do uso combinado de elementos gráficos — cores, fontes tipográficas, formas, símbolos, palavras, figuras etc. — na construção de uma imagem que reflete valores, objetivos e ideias da empresa. Na prática, o processo de criação de uma identidade visual envolve representar esteticamente os conceitos que embasam a proposta do negócio. Assim, ao olhar, o cliente já compreende o que é oferecido. Nesse contexto, seu objetivo é destacar a organização da concorrência frente ao mercado consumidor em prol de atrair interesse. É uma ação estratégica para alcançar um grupo maior de pessoas. Apesar disso, apenas atua na camada superficial, ao promover o start do relacionamento entre empreendimento e comprador, apresentando pouco impacto na tomada de decisão de consumo. Ou seja, é um aspecto cujos efeitos não são diretos, e sim, subjetivos. Isso porque tal associação de características ocorre, ao mesmo tempo, no plano inconsciente, por depender das vivências de cada um, e no nível sociocultural, ao adotar simbologias coletivamente aceitas.

Todos os negócios precisam de uma identidade visual?

Essa controvérsia entre a superficialidade dos resultados diretos gerados pela criação de uma identidade visual e seus efeitos subjetivos na percepção do público pode parecer confusa. Mas vamos explicar, ok? Ainda que esse seja um ponto do branding que não gera diretamente vendas, é um aspecto que serve para representar algo muito mais amplo: "quem" a marca é. Isso têm ganhado importância para os consumidores. Da mesma maneira, a associação inconsciente de símbolos com vantagens do negócio, promove uma reputação capaz de acarretar resultados comerciais efetivos. Por outro lado, não implementar essa prática causa uma percepção descontrolada e pouco profissional do que o empreendimento tem a oferecer.

Qual é a sua importância?

Pelo visto, a criação da identidade visual é um processo de grande importância para a construção das estratégias de marketing e branding do negócio. Entenda melhor os motivos para isso, a seguir!

Reconhecimento da marca

A criação de uma identidade visual para uma marca é o primeiro passo para que ela seja facilmente reconhecida pelos clientes. Algumas empresas são tão bem sucedidas nesse sentido, que apenas um elemento já as distingue. A Coca-Cola é um exemplo. Afinal, basta ver a silhueta da garrafa, que o público consegue identificá-la. Em um quadro amplo, isso aumenta a penetração do produto ou do serviço no mercado, deixando mais pessoas interessadas em experimentá-lo.

Identificação do público

A associação da identidade visual com os valores que a marca quer representar se dá tanto pelos significados de cores e símbolos quanto pelos conceitos que embasam o branding. A partir disso, o público passa a ser capaz de se identificar com a empresa. Como esse é o início da construção de um relacionamento com os clientes, a criação gráfica é essencial para a comunicação ser coerente. Um exemplo é a Rock Content, que apresenta unidade estética em todos os seus canais de divulgação.

Confiabilidade

Em decorrência direta dos demais benefícios, outra vantagem que justifica a importância da criação de uma identidade visual é a confiabilidade que ela gera. Pense só: ao ter um padrão para toda a comunicação, a audiência passa a perceber um maior profissionalismo da parte da empresa. Mais que isso, as marcas duradouras são as que melhor trabalham essa prática. Portanto, um negócio que atingiu reconhecimento e identificação do público acaba sendo percebido como um empreendimento sólido.

Como montar uma identidade visual?

Diante das vantagens que a criação de uma identidade visual é capaz de proporcionar para uma empresa, descubra como fazer isso!

Comece estabelecendo a imagem que a empresa quer passar

A criação da identidade visual serve para dar forma a conceitos que devem ser associados à marca, a fim de que ela se destaque. Assim, para começar esse processo, é necessário definir quais são essas características. Por exemplo, o serviço de armazenamento de arquivos digitais Dropbox tem uma caixa em seu logo. Com esse elemento, a empresa demonstra o que vende e reafirma valores como simplicidade e eficiência. Para descobrir quais itens utilizar para construir a imagem do seu empreendimento, é preciso saber o que quer representar.

Descubra o que seu público-alvo valoriza

Conhecer o perfil do público-alvo do negócio é parte da elaboração das estratégias de marketing e branding, entre elas a criação da identidade visual. Alcançar tal entendimento permite que as decisões sejam alinhadas à mentalidade do cliente, fazendo ser mais fácil agradá-lo. Uma empresa que faz isso muito bem é o McDonald's. Em muitos países europeus, sua logo conta com a cor verde para se alinhar à busca por alimentação saudável que esse consumidor valoriza.

Defina fonte, cores e símbolos conforme seus significados

Todos os elementos que serão utilizados para a criação da identidade visual têm significados subjetivos, inconscientes, sociais e culturais associados a eles, que embasam o entendimento do cliente. Dessa forma, é necessário compreender isso para escolher o que melhor representa sua marca. Por exemplo, muitos empreendimentos da área da saúde usam verde, uma vez que a cor tem esse simbolismo. Por outro lado, negócios voltados para o público feminino, como a Dove, lançam mão de tipografias cursivas, consideradas mais delicadas. A criação de uma identidade visual para sua empresa é o primeiro passo para você construir uma marca forte no mercado. Partindo dela, é viável passar mensagens efetivas para atrair mais clientes. Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais e veja o que postamos por lá. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para você não perder nada!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.