Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Sinal amarelo: estudo inédito revela ambiente de crédito em estado de atenção no Brasil

Descubra como Credit as a Service traz agilidade, escalabilidade e eficiência na concessão de crédito corporativo.

traffic light showing yellow light

Para avaliar o ambiente de crédito no Brasil, levando em conta as diversas variáveis de um cenário econômico complexo, a Serasa Experian, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) lançou o “Semáforo do Crédito”. Inédito, o levantamento aponta um estado de atenção em novembro, com 86,5 pontos. Este é o segundo pior momento do crédito no Brasil registrado nos últimos dez anos. Em maio, ainda nos primeiros meses da pandemia, o índice havia atingido 39,5 pontos. Nos últimos três meses, a média móvel do indicador se manteve em 92,6 pontos, classificada como amarelo. A categorização simula as cores do semáforo: abaixo de 90 pontos equivale ao vermelho, amarelo entre 90 e 110 e verde quando acima de 110 pontos. Quando a pontuação está verde significa que há aumento na procura por crédito, condições econômico-financeiras mais favoráveis, crescimento do volume de financiamento para pessoa física no país e estabilidade ou até mesmo redução da inadimplência. Para estruturar o Semáforo do Crédito, são levados em conta em quatro grupos de dados que indicam aspectos do mercado de crédito: Volume de Crédito, Confiança, Condições de Crédito e Renda. Estas informações têm pesos diferentes e são contextualizadas com outras variáveis para compor a pontuação. Confira a matéria completa no link abaixo e fique por dentro de outras informações do estudo como:

  • Comparação com outros momentos econômicos recentes no país
  • Peso e composição de cada série de dados
  • Esclarecimentos sobre a metodologia utilizada

Clique aqui e leia.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Conscientização Novembro Azul: o que o RH pode fazer

Conscientização Novembro Azul: o que o RH pode fazer

Veja como promover a conscientização Novembro Azul nas empresas com ações do RH que apoiam a prevenção e o bem-estar dos colaboradores.

Panorama PME 5ª edição: o retrato mais completo das pequenas e médias empresas no Brasil

Panorama PME 5ª edição: o retrato mais completo das pequenas e médias empresas no Brasil

Descubra aqui o que você precisa saber sobre o cenário das micro, pequenas e médias empresas, com o relatório Panorama PME! Baixe grátis!

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Serasa Experian cria a categoria “datatech” e redefine o papel do marketing orientado por dados

Conheça a trajetória da Serasa Experian rumo à transformação digital, com insights de Giovana Giroto sobre a nova era de dados e tecnologia no setor.

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira de crédito rural: conheça as melhores soluções para expandir sua rentabilidade!

Gestão de carteira no crédito rural com dados e ESG: conheça nossas soluções para agronegócio, reduza riscos e acelere a concessão de crédito!

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

10 campanhas de Black Friday para impulsionar seu marketing

Descubra como criar campanhas de marketing eficazes para a Black Friday 2025. Veja exemplos de ações de sucesso, dados de vendas anteriores, dicas estratégicas