Comunicar tem tudo a ver com falar, ouvir e interpretar. E uma comunicação interna apoiada nesses pilares tem todo o potencial para transformar o dia a dia de qualquer empresa!
Esse é um assunto valorizado pelos CEOs, que são importantes stakeholders do RH. A pesquisa “Tendências em Comunicação Interna”, realizada pela Ação Integrada em parceria com a Aberje, mostrou que 88% dos entrevistados afirmam valorizar a comunicação interna.
Há, portanto, uma enorme janela de oportunidades para impulsionar os canais de comunicação interna empresarial e extrair os melhores benefícios disso — como o aumento do engajamento dos colaboradores.
Aprenda, ao longo deste post, como tornar esse planejamento de comunicação cada vez mais estratégico!
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
- O que significa comunicação interna?
- Qual é a importância da comunicação interna nas organizações?
- Qual é a relação entre comunicação interna, endomarketing e engajamento dos colaboradores?
- Como a comunicação é feita dentro de uma empresa?
- Quais são os 4 tipos de comunicação?
- Quais são as ferramentas de comunicação interna?
- O que é o plano de comunicação interna?
O que significa comunicação interna?
A comunicação interna compreende todo o fluxo de informações, mensagens e feedbacks que ocorrem dentro de uma organização e entre todos os seus membros.
Com ela, englobamos todos os canais e ferramentas utilizados para transmitir informações relevantes da empresa, promover a interação e campanhas entre os colaboradores e fortalecer a cultura organizacional.
Qual é a importância da comunicação interna nas organizações?
Uma comunicação eficaz pode aumentar o engajamento dos colaboradores, mantê-los informados sobre os assuntos mais importantes e alinhados aos objetivos da empresa.
Além disso, essa estratégia ajuda a garantir que todos na empresa estejam na mesma página, trabalhando em direção aos mesmos objetivos e valores. Como resultado, cria um ambiente de confiança e respeito mútuo entre os colaboradores e a liderança.
E, quando existe uma facilidade na transmissão das informações, os processos se tornam mais ágeis e contribuem para o aumento da produtividade.
Portanto, o planejamento da comunicação interna da sua empresa cria um ambiente harmonioso, capaz de reduzir atritos e evitar mal-entendidos e conflitos interpessoais.
Qual é a relação entre comunicação interna, endomarketing e engajamento dos colaboradores?
A comunicação interna é o processo de troca de informações da empresa com os stakeholders e visa garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos, os valores e as atividades da organização.
Já o endomarketing é uma estratégia que utiliza técnicas de marketing voltadas para o público interno da empresa — os colaboradores — com o objetivo de promover a marca empregadora, fortalecer a cultura organizacional e incentivar o engajamento dos times.
Por falar em engajamento, o seu conceito é simples: refere-se ao grau de comprometimento, entusiasmo e dedicação que os funcionários têm em relação ao trabalho e à organização.
Por isso, as três ideias estão relacionadas e tendem a ter propósitos similares: construir uma cultura organizacional forte e alcançar os objetivos da empresa por meio da valorização e motivação dos seus funcionários.
Como a comunicação é feita dentro de uma empresa?
A comunicação interna da empresa pode ser fortalecida com o uso integrado de canais e métodos de abordagem, sempre de acordo com as suas necessidades, a cultura organizacional e as tecnologias disponíveis. Alguns exemplos são:
- e-mails para documentar, de maneira rápida e eficiente, as informações para os colaboradores, como atualizações da empresa, políticas internas, comunicados importantes, pautas e atas de reuniões;
- Intranet, uma rede interna de comunicação online que permite o compartilhamento de documentos, notícias, recursos e informações entre os colaboradores;
- reuniões (presenciais ou virtuais) para discutir projetos, alinhar objetivos, tomar decisões importantes e promover a interação entre todos;
- plataformas de mensagens instantâneas (como Slack, Google Chat, Microsoft Teams ou WhatsApp) para manter uma comunicação rápida e informal entre os colaboradores;
- quadros de avisos (físicos ou digitais) para exibir anúncios, comunicados, eventos e oportunidades internas;
- boletins periódicos ou newsletters internas são ferramentas eficientes para compartilhar notícias, atualizações e eventos relevantes da empresa com os colaboradores;
- redes sociais corporativas internas, semelhantes às plataformas públicas, para promover interação, colaboração e compartilhamento de conhecimento entre os funcionários.
Quais são os 4 tipos de comunicação?
Você e a sua equipe devem conhecer os quatro tipos de comunicação para implementar em suas estratégias. Afinal, como mostramos acima, existem múltiplas plataformas para garantir que os colaboradores estejam sempre bem informados. Veja quais são eles:
- comunicação verbal, que envolve a transmissão de mensagens por meio de palavras faladas. Ela pode ocorrer pessoalmente, em reuniões, apresentações ou conversas informais;
- comunicação escrita, que consiste na transmissão de mensagens por meio de texto escrito, como e-mails, cartas, relatórios, mensagens instantâneas e outros documentos formais;
- comunicação não verbal, que se refere ao contato por meio de gestos, expressões faciais, linguagem corporal e outras formas não baseadas em palavras;
- comunicação visual, que aplica o uso de elementos visuais, como gráficos, diagramas, imagens, vídeos e apresentações visuais para transmitir informações e conceitos.
Quais são as ferramentas de comunicação interna?
Algumas ferramentas para aplicar a comunicação interna são as newsletters corporativas, as reuniões regulares das equipes, os aplicativos de feedback e reconhecimento, as placas de sinalização interna nos espaços de trabalho etc.
A newsletter corporativa pode apresentar atualizações importantes, como conquistas da equipe, novos projetos, mudanças na liderança ou políticas organizacionais.
As reuniões de equipe consistem em encontros nos quais os líderes podem compartilhar metas, discutir estratégias e resolver desafios. Para serem consideradas ferramentas de comunicação interna eficientes, devem contar com a preparação de uma pauta, discussões focadas e objetivas, e o alinhamento entre todos os envolvidos.
Já plataformas como aplicativos ou intranet podem ser usadas para facilitar a colaboração entre os funcionários, compartilhar recursos e promover a cultura da empresa.
O que é o plano de comunicação interna?
O plano de comunicação interna é um documento estratégico que define como a sua empresa vai compartilhar informações com os funcionários.
Ele ajuda a estabelecer objetivos, identificar públicos-alvo, definir mensagens e escolher os canais mais adequados para ter sucesso nessa jornada.
Geralmente, um plano de comunicação interna inclui os seguintes elementos:
- definição dos desafios a serem superados, como aumentar o engajamento, melhorar a compreensão das metas organizacionais ou promover uma cultura de transparência;
- identificação dos diferentes grupos de funcionários que precisam receber informações específicas, levando em consideração suas necessidades, seus interesses e seus níveis de compreensão;
- determinação dos principais tópicos que a organização deseja comunicar aos funcionários. Isso inclui mensagens em datas comemorativas, reconhecimento público das promoções, avisos sobre feriados, mudanças nas políticas organizacionais etc.;
- escolha dos meios pelos quais a organização transmitirá suas mensagens às equipes, como e-mails, reuniões, newsletters, intranet, murais e aplicativos de mensagens, entre outros. Além disso, devem ser definidos os tipos de mensagens mais adequados para cada canal;
- estabelecimento de um calendário de comunicação, que indique quando cada mensagem será enviada e por meio de quais canais;
- definição de quem será responsável por executar cada aspecto do plano, incluindo a criação de conteúdo, o envio de mensagens e o monitoramento dos resultados;
- escolha de métricas e indicadores-chave de desempenho para avaliar a eficácia da comunicação interna e fazer os ajustes necessários.
Compreendeu a importância da comunicação interna? Com um planejamento adequado, você pode aumentar o engajamento dos colaboradores e mantê-los alinhados aos objetivos da empresa. Além disso, com essa abordagem, é possível construir uma cultura organizacional forte e promover um ambiente de confiança e respeito mútuo.
Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite também para saber como aplicar a Comunicação Não Violenta no contexto corporativo.