Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

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Pontualidade do pagamento 83.6%

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Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

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Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Marketing

Arquétipos de marca: como usar no marketing digital?

Estratégias de Marketing Digital com Arquétipos de Marca

Arquétipos de marca: como usar no marketing digital?

Deseja posicionar a sua marca no mercado para se tornar reconhecido e obter o sucesso das suas vendas? Então, precisa conhecer a estratégia dos arquétipos de marca. Esse conceito é utilizado há muito tempo por empresas de diversos setores e tamanhos. Mas, afinal, o que são os arquétipos de marca e como aplicá-los nas estratégias de mídia no marketing digital? Continue a leitura e venha com a Serasa Experian descobrir as respostas para essa dúvida. Confira!

O que são os arquétipos de marca?

Os arquétipos de marca são um conceito do marketing que se refere aos padrões de personalidade e características humanas universais que podem ser atribuídas às marcas. Esse conceito foi popularizado pelo livro "The Hero and the Outlaw" (O Herói e o Fora da Lei, em tradução livre) de Margaret Mark e Carol S. Pearson. De modo geral, cada marca pode ser associada a um arquétipo específico, o qual é uma representação simbólica de um tipo de personalidade ou identidade. Essa humanização permite a criação de uma conexão emocional entre as empresas e seus clientes, afinal, as organizações estabelecem uma identidade mais forte e criam uma experiência mais coerente.

Quais são os 12 arquétipos de marca?

Escolher o arquétipo certo para a organização é essencial para se comunicar com o público-alvo da forma correta. No total, existem 12 arquétipos clássicos. Confira quais são eles e suas principais características:

  • Herói: forte, corajoso e destemido;
  • Fora da Lei/Rebelde: desafiador, ousado e transgressor;
  • Sábio: inteligente, perspicaz e orientado pelo conhecimento;
  • Inocente: puro, otimista e confiável;
  • Amante: sensual, apaixonado e emocional;
  • Explorador: aventureiro, independente e curioso;
  • Criador: criativo, inovador e visionário;
  • Cuidador: altruísta, atencioso e compassivo;
  • Governante: poderoso, confiável e líder;
  • Bobo da Corte: divertido, excêntrico e alegre.

Por que usar os arquétipos no marketing?

Conforme comentado anteriormente, os arquétipos de marca permitem uma conexão emocional maior entre consumidores e empresas. Além disso, aplicar esse conceito faz com que as organizações compreendam melhor seu público-alvo, atraindo leads mais valiosos e criando comunicações com a linguagem correta. Os arquétipos também ajudam a criar uma personalidade única à marca. Isso é fundamental, pois os consumidores tendem a se relacionar melhor com empresas que possuem uma identidade clara e consistente. Afinal, eles estão ligados com emoções e valores universais que auxiliam na criação de conexões emocionais. Com isso, os clientes tendem a construir relacionamentos mais sólidos e leais com a empresa. O resultado disso é a fidelização de consumidores que podem passar a indicar a organização para outras pessoas.

Como aplicar o arquétipo na minha marca?

A aplicação do arquétipo de marca deve seguir um processo estratégico que envolve o conhecimento da marca, identificação dos objetivos da empresa, conexão com o público-alvo e criação de uma narrativa única. Em primeiro lugar, entenda os valores e a visão da sua empresa. Isso te permitirá identificar os pontos de destaque da organização e o que deseja comunicar aos consumidores. Esse estudo te ajudará a alinhar o arquétipo à essência da marca. Feito isso, identifique com clareza seu público-alvo e busque formas de se conectar com essas pessoas para desenvolver campanhas e estratégias assertivas. Selecione os arquétipos que são mais atraentes para eles e analise como esse modelo transmitirá seus desejos, valores e aspirações. Após definir o arquétipo de marca ideal para a sua empresa, desenvolva uma narrativa e campanhas de mídia que reflitam sua escolha. Seus materiais devem transmitir a personalidade da sua marca de forma consistente.

Como usar os arquétipos para as estratégias de mídia?

Como visto anteriormente, utilizar os arquétipos pode ser muito vantajoso para as estratégias de marketing. Afinal, eles criam conexões emocionais com os consumidores e tornam as campanhas mais relevantes e memoráveis. Mas, para isso é necessário ter alguns cuidados e seguir algumas etapas. Continue lendo e confira o passo a passo para aplicar os arquétipos de marca nas suas estratégias de mídia:

1. Utilize o storytelling e crie boas narrativas

O storytelling é um conjunto de técnicas para contar histórias de forma cativante e interessante. Utilizar essa estratégia é fundamental para criar uma boa experiência para o público-alvo e os arquétipos auxiliam muito na construção de boas narrativas. Aproveite o poder das histórias para transmitir sua mensagem de forma emocional e impactante. Lembre-se de ter em mente o seu arquétipo de marca e os valores a serem transmitidos. Isso fará com que o público se identifique e se conecte com a marca.

2. Adapte sua linguagem e tom de voz

Todas as comunicações feitas devem refletir o arquétipo escolhido, isso é essencial para garantir o sucesso das estratégias de mídia. Por exemplo, o "Sábio" pode se comunicar de forma mais intelectual e ponderada, enquanto o "Fora da Lei" pode ser mais rebelde e provocativo. Usar a linguagem adequada contribuirá para reforçar a personalidade e os valores associados ao arquétipo de marca, criando uma experiência mais completa e coerente.

3. Escolha os canais de mídia apropriados

Escolher os melhores canais é importante para qualquer estratégia de mídia, afinal, as comunicações precisam chegar até as pessoas certas. Seu arquétipo pode influenciar na escolha das mídias a serem utilizadas, visto que eles possuem públicos diferentes com características e preferências variadas. Por exemplo, se sua marca utiliza o arquétipo de marca do "Explorador", pode fazer uso de plataformas de mídia social e conteúdo interativo para envolver os consumidores curiosos. Por outro lado, se utilizar o "Governante", os canais tradicionais podem ser uma ótima opção.

4. Tenha uma identidade visual bem definida

A identidade visual é fundamental na percepção da marca pelo público. De modo geral, ela é o conjunto de elementos visuais que representam a marca, como logotipo, cores, tipografia, imagens e outros elementos gráficos. Tudo isso deve estar em sintonia com a personalidade arquetípica, criando uma experiência visual coerente e reconhecível.

5. Segmente o seu público-alvo

Cada um dos arquétipos possui públicos com características diferentes. Por isso, é importante entender como cada um deles reflete em diferentes grupos. Adaptar suas estratégias para as pessoas certas fará com que o público seja atraído e engaje com a organização. A segmentação de público é a melhor forma de realizar isso e, atualmente, existem diversas ferramentas úteis que auxiliam nessa tarefa. Uma delas é o Mosaic, da Serasa Experian, a solução mais completa do Brasil para segmentar consumidores. Com nossa solução você pode identificar seu público-alvo com base em variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais e mais. Com isso, suas estratégias de mídia serão ainda mais relevantes e assertivas. Os arquétipos de marca são envolventes e capazes de impulsionar os resultados de uma empresa. Para isso, basta realizar a aplicação da estratégia com cautela. Ao compreender a personalidade e os valores da marca, é possível escolher o arquétipo mais adequado e autêntico para se conectar emocionalmente com o público-alvo. Esperamos que esse post tenha te ajudado a entender os arquétipos e como aplicá-los no marketing de uma organização. Por aqui, você encontra muitos outros conteúdos sobre marketing digital, estratégias de mídia e muito mais. Continue nos acompanhando!

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