Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Como preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal

Sua empresa pronta para a Black Friday: veja como impulsionar resultados com ações certeiras. Confira!

Como preparar seu caixa para a Black Friday e para o Natal

A Black Friday e o Natal estão se aproximando e com isto aumentam as perspectivas de vendas de diversos segmentos. Mesmo com a pandemia, só na Black Friday em 2020, a data registrou crescimento de faturamento em torno de 25% sobre o ano de 2019. A média de descontos esperada pelos consumidores ao redor do mundo fica em 45%. Aqui no Brasil, a média fica em torno de 56%. Mesmo com as boas projeções de faturamento, isso não quer dizer que essas datas especiais trarão mais saúde financeira para as empresas. Por isso, visando ajudar você, empreendedor, a se preparar para essas datas, criamos algumas dicas que você confere a seguir! Dicas para preparar seu caixa para a Black Friday e para o NatalAntes de conhecer as dicas, vale lembrar que a black friday e o natal é um momento desafiador para o caixa, já que não só apenas os descontos que devem ser bem calculados, mas o gestor também precisa equilibrar os pagamentos para fornecedores, visando maior disponibilidade de estoques e muitas vezes disponibilizar maiores prazos de pagamento. Com tanta expectativa e possibilidades de ganhos é preciso estar financeiramente organizado, mas como você vai se preparar? As dicas que separamos para te ajudar a preparar o seu negócio, são:

  • Tenha claro o que você vai fazer;
  • Projete suas vendas e disponibilidade de estoque;
  • Calcule seus descontos e condições de pagamento;
  • Acompanhe seus resultados;
  • Não deixar de olhar o futuro;

Abaixo, vamos entender melhor essas dicas! Tenha claro o que você irá fazer Planeje as ações que você realizará. Defina o período de ofertas, se será somente o dia ou se você pretende utilizar o mês, ou uma semana. Use todos os canais de vendas que você possui, inclusive as redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras). Gerencie o custo fixo da empresa e planeje os gastos com divulgação da data, lembrando que estes gastos incrementais também afetarão seu fluxo de caixa. Projete suas vendas e disponibilidade de estoqueFaça projeções das suas vendas para estas datas, saiba qual é a necessidade de capital de giro e o valor de caixa mínimo da empresa para manter seus compromissos em dia. Verifique como está o nível do estoque e mantenha ajustado de acordo com as vendas projetadas. Cuidado para não inflar os estoques na expectativa de venda unicamente pela data. A Black Friday é uma data de comparação de preços pelos clientes. Negocie com os fornecedores descontos adicionais na compra de mercadorias que serão promovidas no período e pesquise o valor das mercadorias que serão repostas. Aproveite a data para incrementar seu volume de vendas com produtos que estão parados no estoque. Calcule seus descontos e condições de pagamentoCalcule os descontos de modo que o preço cobrado seja suficiente para cobrir o custo da mercadoria, gastos variáveis, impostos, comissões e uma margem de lucro. Conheça seu ponto de equilíbrio. Calcule a margem de contribuição ponderada das suas vendas. Analise antecipadamente os prazos de pagamentos que você poderá conceder e não deixe de analisar o risco de crédito dos seus clientes, evitando calotes e atrasos. Ao começar realizar as ações para o consumidor, você pode incentivar a antecipação dos recebimentos. Uma boa forma é conceder um desconto adicional que incentive o pagamento por PIX. Acompanhe seus resultadosUtilize uma planilha de fluxo de caixa para anotar todos os recebimentos e pagamentos, com isto você poderá identificar eventuais períodos em que a empresa pode ficar sem dinheiro e corrigir rumos, se for necessário. Monte uma demonstração de resultados e acompanhe o desempenho do seu negócio. Não deixar de olhar o futuroFidelize o cliente com um ótimo atendimento, assim ele poderá recomprar no período da ação e ainda se tornar um cliente frequente. Esta é a época em que os clientes estão propensos a comprar, então ofereça além dos descontos, disponibilidade de produtos e atenda ao consumidor com as melhores ofertas, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio. Prepare-se e boas vendas, com saúde financeira! Esse conteúdo foi criado pelo Sebrae para o Projeto Aprenda Serasa Sebrae!

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