Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Finanças

Como funciona o estorno de pagamento, como e quando fazer?

O estorno é a devolução do valor sobre algum serviço ou produto, algo que ocorre frequentemente nos estabelecimentos. Acesse e saiba mais!

Como funciona o estorno de pagamento, como e quando fazer?

Estorno de pagamento: entenda como ele funciona

Quando o cliente tem algum problema com a compra por alguma avaria ou por questão de preferência e não quer trocar por outro item, ele pode pedir o estorno da compra. É a forma dele garantir o dinheiro dele de volta. Nesses casos, você sabe como proceder? Pensando nisso, separamos alguns tópicos para te ajudar nesse processo e falar como realizar nos diversos meios de pagamento que temos atualmente. Para entender melhor, continue com a Serasa Experian e aproveite a leitura.

O que é estorno de pagamento?

O estorno é a devolução do valor sobre algum serviço ou produto, ou seja, uma transação feita entre um estabelecimento e um cliente. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o estorno pode ser feito nos seguintes casos:

  • cobrança indevida;
  • cobrança duplicada;
  • produto danificado;
  • produto diferente do solicitado;
  • extravio do pedido;
  • entrega após o prazo estipulado pela própria loja.

Além dessas possibilidades, o consumidor que adquirir algo de forma online tem a opção de cancelar em até 7 dias, sem nenhum motivo específico.

Isso ocorre por ser uma compra online e ele não ter visto o produto pessoalmente, podendo se arrepender da sua aquisição, uma vez que, por fotos, o tamanho e a aparência podem mudar muito do objeto real.

Qual é a diferença entre estorno e chargeback?

A diferença entre os termos é que: enquanto o estorno é algo amigável entre o cliente e a empresa, ou seja, há um contato mais direto entre as partes, o chargeback é realizado pelo cliente por meio do banco emissor. Dessa forma, o estabelecimento, boa parte das vezes, nem sabe desse pedido. Ele ocorre principalmente por fraudes em cartões, quando a pessoa não reconhece a transação e entra em contato direto com o banco, pedindo o cancelamento da compra suspeita. Como consequência, a firma acaba saindo no prejuízo, visto que fica sem o dinheiro e corre o risco de ter enviado o produto. Fraude em e-commerce: conheça os 6 principais tipos!

Por que é importante estornar pagamentos?

Fazer o estorno, além de ser um direito do consumidor, ele ficará mais satisfeito com esse serviço. Em uma pesquisa feita pela Ebit, pelo menos 92% dos consumidores que já realizaram estorno, voltariam a fazer negócio com a loja por conta da experiência agradável e tranquila, sem nenhum impedimento ou desculpas para não terem seu dinheiro de volta. Dessa forma, não é porque você vai fazer o estorno que esse cliente não vai comprar com você novamente, pelo contrário! Ele pode não ter gostado apenas daquele item, mas vir a adquirir mais posteriormente.

Como fazer estornos de pagamento?

Agora que você já sabe como é o estorno e quem pode solicitá-lo, é crucial entender como ele funciona nos diferentes meios de pagamento do mercado. Confira:

- No cartão de crédito

No cartão de crédito para compras on-line, o estabelecimento deve fazer uma solicitação com o meio de pagamento que fez a transação, ou seja, no gateway de pagamento ou no Provedor de Serviços de Pagamento (PSP). Entretanto, o estorno pode demorar entre 2 ou 3 faturas, ou seja, o cliente precisará pagar o valor e esperar ser descontado novamente em uma próxima fatura.

- Em compras parceladas

Para as compras parceladas, é possível realizar o estorno de diferentes formas, isso vai depender da adquirente e do banco utilizados para a transação. Dessa forma, deve-se seguir algum dos seguintes passos:

  • o banco faz a cobrança e o estorno na mesma fatura;
  • o banco cobra todas as parcelas e faz o estorno apenas na última fatura;
  • o banco devolve o valor total da compra na fatura seguinte, liberando o limite das parcelas.

- No cartão de débito

O funcionamento com o cartão de débito é bem parecido com o de crédito. Também deve-se entrar em contato com a adquirente que vai fazer contato com a emissora do cartão. Dessa maneira, o dinheiro será depositado na conta do cliente. Geralmente, o empreendedor precisa pedir os dados do cliente para que o estorno seja feito. Esse procedimento demora até 30 dias.

- No boleto bancário

O lojista deve entrar em contato com o banco emissor do boleto para o estorno. Desse modo, deve ter as seguintes informações:

  • CPF;
  • conta;
  • agência.

Com isso, é realizada uma transferência bancária para o usuário.

- No PIX

Quando o pagamento é feito por PIX, o estabelecimento deve entrar em contato com o player utilizado para o pix e pedir o estorno do valor, sendo depositado na conta do cliente. Fraude empresarial: um guia para te ajudar a proteger o seu negócio. Por mais que seja um processo um pouco demorado, demandando muitas informações sobre a transação, fazer o estorno fará com que o seu cliente fique satisfeito e que possa voltar a comprar outros produtos na sua loja, além de ser um direito dele, claro. Dessa maneira, tenha boas políticas de trocas e entenda os motivos dele para pedir o estorno e, busque verificar se você não pode mudar essa situação para diminuir o número de estornos. Gostou do conteúdo? Aqui na Serasa Experian você encontra mais informações sobre pagamentos e como lidar com clientes. Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Como fazer um resumo profissional atrativo para seu currículo

Aprenda como fazer um resumo profissional atrativo, com resultados, palavras-chave e foco na vaga. Destaque seu perfil logo no início do currículo.

Thubmnail Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Saiba tudo

Aposentado pode trabalhar de carteira assinada? Entenda seus direitos, regras do INSS e como voltar ao mercado com segurança e confiança.

Thubmnail Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Trabalho em equipe: o segredo para crescer na carreira

Descubra como o trabalho em equipe impulsiona sua carreira, fortalece relações e desenvolve habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Thubmnail Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Avaliação de desempenho: como melhorar a performance

Descubra como a avaliação de desempenho melhora a performance, orienta decisões e impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores.

Thubmnail Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Calculadora de rescisão trabalhista (CLT) grátis

Quer saber quanto pagar ou receber na rescisão CLT? Use nossa ferramenta gratuita para cálculo de rescisão trabalhista e tenha o valor em instantes. Confira!

Thubmnail O que é andragogia e como ela impulsiona sua carreira

O que é andragogia e como ela impulsiona sua carreira

Descubra o que é andragogia, seus princípios e como essa abordagem pode impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional de adultos.