Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

PME

Como elaborar uma política de crédito para pequenas empresas

A política de crédito pode ser um ótimo passo para dar mais segurança nas decisões das pequenas empresas. Acompanhe como elaborar uma de forma saudável!

Como elaborar uma política de crédito para pequenas empresas

Uma política de crédito eficiente é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Quando o assunto envolve pequenas e médias empresas, o tema é ainda mais importante — afinal, mesmo um bom nível de produtividade pode não trazer os resultados esperados quando a inadimplência se torna muito grande. Mas como criar uma política de crédito e cobrança para uma pequena empresa? Qual é o seu impacto nos resultados do negócio? Que tipo de soluções tecnológicas podem facilitar a vida do empreendedor na execução dessa estratégia? Neste conteúdo completo sobre o tema, você encontra as respostas para essas e outras perguntas. Então, aproveite a leitura!

Por que toda pequena empresa deve ter uma política de crédito?

O orçamento de uma pequena empresa tem um impacto enorme no seu desempenho. Quando a inadimplência cresce, a capacidade de investimento dessas organizações é comprometida de forma profunda. Afinal, estamos falando de quem costuma ter um capital de giro menor e despesas proporcionalmente altas para manter o negócio rodando. Somado a isso, as alternativas para captar recursos são mais escassas. Pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), por exemplo, mostram que cerca de 90% das pequenas empresas desse setor não têm acesso a uma boa linha de crédito nos bancos. Consequentemente, os recebíveis devem ser gerenciados com muita atenção. Outro ponto importante é a própria capacidade de pagamento dos clientes. Como mostraremos mais à frente, uma boa política de crédito ajuda a garantir relações comerciais mais saudáveis. Isso envolve, por exemplo, ter uma boa previsão de quanto um determinado cliente é capaz de faturar no ano e, a partir disso, avaliar se ele é um inadimplente em potencial. Em um mercado tão competitivo, não há espaço para fazer negócios tão arriscados. Para começar, então, é preciso entender mais a fundo como funciona a política de crédito.

O que é uma política de crédito?

Uma política de crédito é formada por um conjunto de regras usadas para fechar vendas por meio de faturamento a prazo. De forma mais detalhada, trata-se de uma estratégia para lidar com as encomendas já fechadas. Para ir além, ela oferece critérios para fechar novas vendas e recuperar crédito. Estamos falando de um verdadeiro livro de regras para o gestor da pequena empresa. Com esses critérios em mãos, fica mais fácil entender quando é o momento certo para conceder uma venda faturada a um cliente. Seguindo a linha do que destacamos acima, é crucial ter em mente o tamanho do risco que estamos correndo ao fechar negócio sem o pagamento antecipado. Do contrário, a empresa pode lidar com uma instabilidade financeira muito problemática. Além de comprometer a própria operação, o lucro e o custeio das despesas (folha salarial, água, energia elétrica, internet etc.), a falta de recebimento pode gerar a própria inadimplência da empresa em relação a seus fornecedores e serviços contratados. O resultado é uma bola de neve que, não raro, leva muitos pequenos negócios à falência.

Como criar uma política de crédito eficiente?

Podemos destacar dois aspectos principais que devem ser levados em consideração: as melhores práticas adotadas e as soluções tecnológicas de apoio. Pensando nisso, detalhamos aqui tudo o que você precisa saber sobre esses dois lados da política de crédito.

Adote as melhores práticas para planejar e executar sua política de crédito

O primeiro passo é entender exatamente qual é o perfil do seu cliente. Uma boa dica é adotar uma ferramenta para consulta de CNPJ. Isso ajuda a entender não só o perfil, mas a situação atual de cada empresa que consome seus produtos e serviços. Um passo além pode ser a criação de categorias de clientes, nas quais você estabelece as condições de venda para quem se enquadra em cada grupo. O segundo passo é definir critérios para a análise de crédito. Na prática, isso depende do setor de atuação de cada empresa e do perfil dos seus clientes. Ainda assim, se você quer uma boa referência, utilize os cinco "Cs" do crédito: caráter, capital, capacidade, condições do mercado e colateral. Avaliar as condições internas da sua própria empresa também ajuda a mensurar o quanto você pode trabalhar com faturamento. Afinal, é totalmente impensável que você mesmo se torne inadimplente para conceder benefícios aos seus clientes. Treinar os colaboradores e equilibrar o aumento das vendas com o rigor no crédito também são fatores que ajudam a conquistar bons resultados. Todos devem estar alinhados às regras adotadas pela sua empresa. Porém, regras mais rigorosas dificultam a aquisição de novos clientes. Por isso, busque um equilíbrio entre a segurança e o risco para que a empresa possa crescer com saúde.

Coloque a tecnologia para trabalhar a seu favor

Além da consulta de CPF e CNPJ, existem outras soluções digitais valiosas para quem quer executar uma boa política de crédito e cobrança. Um bom exemplo é o Cadastro Positivo. Grosso modo, estamos falando de um banco de dados rico em informações sobre o comportamento de Pessoas Físicas e Jurídicas. Isso inclui:

  • parcelas pagas ou em andamento;
  • montante dos empréstimos tomados;
  • pagamentos parciais;
  • pagamentos em atraso.

Os dados são provenientes de empresas que concedem crédito. Logo, você tem acesso a um banco de informações muito mais confiável, transparente e detalhado para embasar suas decisões. Na prática, basta criar um protocolo de análise de crédito no qual seus funcionários devem consultar o Cadastro Positivo antes de conceder a venda. Já o Faturamento Estimado com Positivo é uma solução que substitui o antigo Faturamento Presumido PJ. Uma de suas vantagens é que ele pode ser consumido via string de dados, sem alteração no valor do serviço. Com base nesses dados, é possível conhecer a estimativa anual de faturamento de um potencial cliente. Além disso, a solução oferece 22 classes de risco, sendo que 20 delas trazem indicações probabilísticas. Em outras palavras, você entende com mais profundidade o nível de risco da concessão de crédito para cada cliente. Por meio dessas categorias, você pode cadastrar rapidamente empresas da maioria dos setores do mercado e decidir qual a melhor oferta de venda para aquele perfil. São diferenciais que tornam essas soluções fundamentais para qualquer negócio. Então, coloque essas dicas em prática e elabore sua própria política de crédito. Em pouco tempo, você terá em mãos uma estratégia muito mais avançada para tomar decisões mais seguras! Gostou do post e quer aprimorar a gestão da sua empresa? Então, aproveite para conhecer a ferramenta Saúde do Seu Negócio!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Leia também

Thubmnail Guia do estorno: como gerenciar e reduzir prejuízos no seu e-commerce

Guia do estorno: como gerenciar e reduzir prejuízos no seu e-commerce

Entenda o que é estorno no e-commerce, seus impactos financeiros e como prevenir prejuízos com soluções antifraude eficazes.

Thubmnail Estratégias de venda para e-commerce: dicas valiosas para seu negócio

Estratégias de venda para e-commerce: dicas valiosas para seu negócio

Descubra estratégias eficazes para vender mais no e-commerce com segurança, tecnologia e foco na experiência do cliente.

Thubmnail Como aumentar o tráfego do seu e-commerce antes da Black Friday

Como aumentar o tráfego do seu e-commerce antes da Black Friday

Prepare seu e-commerce para a Black Friday com estratégias de tráfego qualificado e proteção antifraude para vender mais com segurança.

Thubmnail Lojas virtuais: dicas para aumentar suas vendas no último trimestre

Lojas virtuais: dicas para aumentar suas vendas no último trimestre

Prepare sua loja virtual para vender mais no último trimestre com estratégias seguras, antifraude e foco em crescimento sustentável.

Thubmnail Renegociação de dívidas: aumente sua recuperação financeira

Renegociação de dívidas: aumente sua recuperação financeira

Recupere receita com renegociação de dívidas. Use dados, automação e comunicação estratégica para transformar inadimplência em oportunidade.

Thubmnail O que é Probability of Default e como usar

O que é Probability of Default e como usar

Descubra como a Probability of Default ajuda a prever inadimplência, proteger o caixa e conceder crédito com mais segurança e inteligência.