Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

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Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

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Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

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Como definir preço de custo? Entenda e não erre nunca mais

Saber como definir preço de custo é decisivo para o sucesso e fracasso de qualquer empresa. Acesse este post e aprenda como fazer isso

Como definir preço de custo? Entenda e não erre nunca mais

Para quem está começando no mundo dos empreendimentos, saber como definir o preço de custo de um produto ou serviço é fundamental. Afinal, é a partir desse valor que é possível realizar a precificação dos itens comercializados pela empresa. Desconhecer o preço de custo é sinônimo de prejuízo para a empresa. Sendo assim, muito cuidado deve ser tomado nessa etapa para garantir que sua empresa trabalhe com um preço consistente, sem causar dano financeiro ou afetar seu sucesso. Neste artigo, vamos apresentar o que é o preço de custo e explicar de maneira prática como fazer esse cálculo. Confira.

O que é preço de custo?

Preço de custo é o valor total gasto na produção ou venda de um produto ou serviço. Parece óbvio, né? Mas muita gente erra na definição do preço de custo justamente por ignorar uma série de variáveis que precisam ser consideradas. Imagine um supermercado, que compra produtos para revender. Ele negocia a aquisição de uma determinada quantidade de cebolas. No entanto, para que esse item realmente fique disponível para compra, é preciso que um funcionário retire o produto das caixas e disponha-os em bancas, fazendo uma pequena seleção. Quanto tempo custa a hora desse funcionário? Além disso, o mercado precisa disponibilizar saquinhos para que os consumidores consigam transportar as cebolas. Nesta conta entram ainda itens como o custo do valor pago no aluguel do prédio, valor gasto com energia, com limpeza, etc. O custo das mercadorias não é apenas o valor pago ao fornecedor. Conceitualmente, custo é um valor monetário de tudo que uma empresa gasta para adquirir e entregar um bem, fabricar um produto ou prestar um serviço. Saber como definir preço de custo representa entender o valor mínimo que deve ser cobrado antes que um produto ou serviço possa ser repassado para a próxima etapa da cadeia produtiva ou para o consumidor final.

Qual a importância de conhecer o preço de custo?

Como vimos, o preço de custo é o valor mínimo que deve ser cobrado por um produto, pois se refere apenas ao seu custo. Então, é um fator muito abrangente, e erros na sua construção podem afetar negativamente o preço final do produto a ser vendido. Dessa forma, analisar e saber como definir preços de custo dos produtos é importante para compreender verdadeiramente a rentabilidade e a sustentabilidade de um negócio. Assim, ajuda a determinar os objetivos de negócios com mais clareza e descobrir as margens de preço do negócio. O preço de custo está intimamente relacionado com o preço de venda do produto. Como resultado, pode-se obter uma melhor conscientização da importância dos cálculos corretos para o sucesso de uma empresa.

Como definir o preço de custo?

Agora que você já entendeu a importância da precificação de custo, mostraremos alguns dos principais aspectos que devem ser utilizados em seu cálculo. É importante ressaltar que esses fatores afetam o preço de custo e a posição financeira geral da organização. Portanto, como gestor, é imprescindível que você tenha variáveis ​​ao seu alcance, como as que mostraremos, a seguir.

Fornecedor

Esse é o primeiro valor a ser considerado e abrange o processo de obtenção de materiais e matérias-primas para produzir um produto, ou mesmo, um produto acabado. Por isso, é necessário realizar pesquisas preliminares junto aos fornecedores para identificar aqueles com a melhor relação custo-benefício.

Logística

Antes que você possa comercializar o produto para seu público-alvo, sua empresa tem que passar por muitas etapas, desde a busca por fornecedores, até a fabricação e as vendas finais. Os custos logísticos se referem aos gastos nesses processos. Aqui, haverá peculiaridades entre cada tipo de empresa. Nas fábricas e indústrias, os custos associados a mão de obra, matérias-primas e insumos devem ser considerados. Por outro lado, prestadores de serviços e empresas varejistas têm, basicamente, custos trabalhistas. Outros exemplos de custos incluem: envio, embalagem, seguro do produto, tempo do profissional etc.

Custos fixos

Os custos fixos são todos aqueles gastos que devem ser pagos todos os meses, como luz, água, aluguel, embalagens, valor de funcionário etc. para distribuir (ratear) as despesas fixas no custo do produto, utilizando como base o volume de vendas. Portanto, é preciso descobrir quanto as despesas fixas representam de cada unidade. Isso é feito assim:

total das despesas fixas ÷ total das vendas x 100

Essa conta indica o percentual que as despesas fixas representam das vendas. Quando aplicado sobre o preço de venda, encontra-se o valor em Reais que poderá ser somado aos demais custos e despesas para se chegar ao custo total das mercadorias. O ideal é fazer esse cálculo considerando as despesas fixas e o total de vendas anual, para embutir as sazonalidades do período. Vamos ver um exemplo:

  • valor total das despesas fixas (anual) = R$36.000,00
  • valor total das vendas (anual) = R$240.000,00
  • despesas fixas sobre as vendas = (R$36.000,00 ÷ R$240.000,00) x 100
  • despesas fixas sobre as vendas = 15 %

Tributação

Nesse sentido, cada empresa aplica um regime fiscal diferente, com base nos rendimentos de cada tipo de atividade econômica desenvolvida. Para fazer um cálculo confiável, levando em consideração os impostos corretos, consulte um contador. Alguns do impostos que podem ser cobrados são o ICMS e o ISS.

Quais são as formas de chegar ao valor do preço de custo ?

Suponhamos que você é dono de uma loja de móveis e precisa precificar esse item. Os primeiros valores que deve colocar na soma são o do preço pago pelo sofá na fábrica e da entrega dele na sua loja, caso não esteja incluso no preço. Suponhamos que o valor do sofá e da entrega seja de R$300,00. Adicionamos a esse custo, então, os custos fixos, que são calculados proporcionalmente às vendas totais. Nesse caso, serão adicionados R$50,00. Caso sua entrega não esteja considerada nos custos fixos, é preciso colocar o valor referente também. Por último, com a parcial do preço de custo, devemos embutir também o valor de impostos a serem pagos. Cada estado tem sua legislação de tributação, mas considerando que no caso do nosso exemplo são cobrados 2% em cima dos valores apresentados acima, então, serão R$7,00 e, portanto, o preço de custo final do seu produto é de R$357,00. Para fazer essa conta, usamos a seguinte fórmula:

fornecedor + logística + custos fixos + impostos = preço de custo

Como usar esse preço para outros cálculos importantes do negócio?

Saber como definir o preço de custo de cada produto é muito importante para vários outros cálculos do negócio, já que a partir dele, teremos todos os custos para manter o seu negócio vivo. É a partir dele, também, que você realiza o cálculo para o seu preço de venda. O preço de custo é o seu ponto inicial para pagar as contas e, consequentemente, lucrar. Para calcular seu preço de venda, podemos usar a seguinte conta:

preço de custo + lucro desejado = preço de venda

Neste artigo, mostramos a importância de saber como definir o preço de custo, quais são suas variáveis ​​e como calculá-lo. Esse é um passo essencial para o desenvolvimento da organização. Primeiramente, é preciso entender quais são os tipos de atividades desenvolvidas para determinar qual regime tributário será usado. Além dos impostos, todas as etapas entre fornecedores e vendas devem ser consideradas no cálculo dos custos. Agora que você já sabe como definir preço de custo, que tal aprender mais sobre esse mundo empresarial? Descubra dicas essenciais para organizar suas finanças e fazer um orçamento empresarial.

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