Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

Como criar combos de produtos para vendas de fim de ano e aumentar o ticket

Neste post, descubra como criar combos de produtos para as vendas de fim de ano e aumentar o ticket médio da sua empresa. Confira!

Como criar combos de produtos para vendas de fim de ano e aumentar o ticket

Os combos promocionais têm como objetivo atrair mais clientes para fazer a compra definitiva de quaisquer produtos de um comércio. O valor desses produtos, geralmente, ficam abaixo da média para atrair a clientela e, consequentemente, fazer a força de venda de mais itens.

As promoções sempre agradam os clientes: é uma estratégia de marketing focada na persuasão dos clientes para criar o aumento nas vendas. Se você deseja vender mais durante as festividades de fim de ano, aposte nos combos promocionais e alavanque seu negócio. Este conteúdo da Serasa Experian apresenta dicas de como aumentar o ticket médio no fim de ano para fortalecer a reserva financeira da empresa. Usar combos de produtos poder ser uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas e atrair clientes, a fim de aproveitar a alta demanda do período. Confira!

O que é o combo promocional?

Um combo promocional consiste em ligar dois ou mais produtos de uma loja como se fossem apenas uma única oferta, com valor reduzido pelo desconto. A intenção é oferecer um preço final inferior ao valor total dos itens se comprados separadamente para proporcionar vantagem econômica ao consumidor. Ao usar essa estratégia, o consumidor final percebe que comprar o combo do produto é mais vantajoso em vez de adquirir os dois individualmente. Em contrapartida, o comerciante consegue ter um volume maior de vendas e aumentar seu ticket médio: os dois lados saem vantajosos! É importante ter em mente que os combos promocionais não são exclusivamente feitos por grandes empresas. Essa estratégia de marketing pode ser aplicada por qualquer loja e com qualquer tipo de produto. A seguir, confira as vantagens de usar essa estratégia para os lojistas e clientes, além de sugestões de promoções.

Quais benefícios os combos promocionais oferecem aos clientes?

Para atrair consumidores, os combos de produtos devem ser elaborados de forma a chamar a atenção e incentivar visitas à sua loja para aproveitarem as ofertas. Mesmo que o preço reduzido seja para atrair o público-alvo, os benefícios não se limitam a isso. Eles também auxiliam na simplificação do processo e incentivam o cliente a experimentar novos itens. Confira:

1. Economia de dinheiro

O principal fator a ser levado em conta em uma promoção de combo é que o valor do dois dois itens devem ser menores do que o preço individual de ambos. Sempre deve haver um desconto vantajoso! Caso contrário, o cliente não se sentirá satisfeito com a campanha.

2. Descobrir novos produtos

O combo promocional funciona como uma excelente oportunidade para que o cliente tenha contato com outros produtos da loja. No início, o consumidor pode não ter interesse em certos itens, mas ao encontrá-los incluídos em um combo com valor especial, pode decidir adquiri-los. Se a experiência for positiva, é provável que ele retorne à loja para novas compras, o que aumentar as chances de explorar outras opções do seu portfólio de produtos.

3. Simplificar a escolha

Essa estratégia também facilita a escolha para o consumidor e elimina a necessidade de decidir quais produtos combinam entre si. Dessa forma, ele pode adquirir um item específico sem se preocupar em escolher entre várias opções ou em como complementá-lo.

4. Perceber uma oferta generosa

Ao adquirir um produto e receber um segundo item como parte da oferta, o cliente experimenta uma satisfação profunda, resultado da percepção de ter obtido mais valor pelo seu investimento, como se tivesse pago por um e recebido dois. Essa é uma estratégia psicológica muito utilizada.

Quais são os benefícios dos combos promocionais aos lojistas?

Os benefícios dessa estratégia de combos promocionais também se estendem aos lojistas. Confira quais são elas:

1. Elevar o ticket médio

Vários clientes podem ser atraídos para sua loja pela promoção de "pague um e leve dois". Ao perceber que o preço está competitivo, muitos acabam adquirindo produtos adicionais para aproveitar o valor, economizado no item da promoção. Assim, essa estratégia colabora para aumentar o ticket médio de compra e alavancar a receita do seu estabelecimento.

2. Esquentar as vendas

Criar combos promocionais serve como um impulso eficaz para impulsionar as vendas de fim de ano, especialmente durante o Natal. Essa medida atrai um número considerável de clientes à loja e os estimulam a comprar mais.

3. Diminua seu estoque

Combos promocionais também auxiliam na redução de estoques excessivos. Uma estratégia eficaz é incluir, entre os itens da promoção, um produto com alta demanda ao lado de outro que esteja parado há mais tempo no estoque. Assim, você consegue diminuir o volume de itens com menor rotatividade.

Quais estratégias são mais eficazes para criar combos promocionais?

Antes de tudo, é fundamental evitar a simples combinação de produtos aleatórios: a criação dos combos deve seguir uma estratégia bem delineada. A seguir, confira algumas dicas para desenvolver combos eficazes:

1. Reconheça o seu público-alvo

Antes de tudo, entenda quem é o consumidor final para não causar a segmentação de público do seu estabelecimento e quais são as suas expectativas em relação às preferências por produtos específicos, assim, você conseguirá criar combos realmente atraentes e interessantes, gerando as vendas.

2. Estude o seu estoque de produtos

Um empreendedor competente conhece bem quais produtos têm maior e menor saída. Com essa habilidade em identificar o que gera mais lucro e o que possui baixa rentabilidade em sua loja, é possível elaborar combos que sejam atraentes para os clientes e rentáveis para o seu comércio.

3. Defina o preço adequado

É recomendado, na maioria das vezes, que os preços dos combos promocionais sejam de 8% a 15% mais baratos do que a soma dos itens individualmente. Defina um preço que seja satisfatório para os seus clientes, mas, por outro lado, que não afete a renda financeira do estabelecimento!

4. Aproveite datas sazonais

As comemorações de fim de ano, representam uma excelente oportunidade para incrementar as vendas com promoções para o Natal ou para o Ano Novo. Nesses períodos, os consumidores se mostram mais dispostos a realizar compras, o que faz dessas datas um momento estratégico para aumentar os investimentos em ações comerciais.

A relevância de disponibilizar combos de produtos

Disponibilizar combos promocionais em um comércio proporciona diversas vantagens e beneficia consumidores e lojistas. A seguir, estão alguns destaques dessa estratégia de marketing:

  • Aumento do ticket médio;
  • Faturamento da loja;
  • Número absoluto de vendas;
  • Taxa de conversão do e-commerce.

Além disso, o sucesso de um combo promocional pode ser percebido pelo aumento de clientes e compras na loja. Entretanto, é essencial monitorar as métricas para confirmar o impacto real das vendas. Os combos promocionais têm a capacidade de impulsionar o setor financeiro do estabelecimento. Os clientes sentem a necessidade de comprar quando se deparam com essas ofertas, por isso, aproveite essa tática para aumentar o ticket médio com as vendas de fim de ano e atraia mais clientes. Se você gostou desse conteúdo da Serasa Experian, consulte nossos outros posts para alavancar a estratégia financeira da sua empresa. Confira também nosso conteúdo sobre análise de crédito automatizada e como ela pode acelerar a concessão de crédito. Aproveite!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail 16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

16 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

Confira se 16 de agosto é feriado na sua cidade, entenda os impactos na rotina de trabalho e saiba seus direitos em caso de expediente.

Thubmnail Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Personal branding: o que é e qual o seu impacto na vida profissional

Construa uma marca pessoal autêntica e conquiste espaço no mercado. Destaque-se com propósito, reputação e networking estratégico.

Thubmnail Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Inteligência emocional no trabalho: guia completo para o RH

Saiba o que é inteligência emocional no trabalho, como ela afeta o RH e as lideranças, e descubra como desenvolvê-la nas equipes. Confira o conteúdo completo.

Thubmnail O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

O que são "green bounds" Títulos Verdes e a sua importância para o agronegócio

Títulos Verdes facilitam financiamento sustentável no agro, promovendo projetos ambientalmente responsáveis e atraindo investidores.

Thubmnail 15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto é feriado ou ponto facultativo?

15 de agosto não é feriado nacional, mas pode ser feriado estadual ou municipal. Veja onde há folga e entenda a diferença entre feriado e ponto facultativo.

Thubmnail Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança: o que é, importância e formas de fazer!

Gestão de cobrança eficiente protege o fluxo de caixa, reduz inadimplência e fortalece o relacionamento com clientes de forma estratégica.