Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Cobrança

Como grandes empresas devem escolher soluções digitais para cobrança?

Como grandes empresas devem escolher soluções digitais para cobrança?... Saiba mais!

Imagem de capa

Atualmente, ter uma operação mais eficiente na recuperação de inadimplentes passa, obrigatoriamente, pela adoção de soluções digitais para cobrança. Esta é uma demanda que cresce não apenas do ponto de vista operacional – com empresas buscando melhorar seus processos –, mas também do ponto de vista dos clientes que, cada vez mais, preferem interagir – e renegociar dívidas – por meios digitais. Sob a pressão de se atualizarem para entregar resultados e ter boa performance, as áreas de cobrança se veem diante de diversas opções de ferramentas digitais. Mas como escolher a que melhor atende às suas necessidades? Para ajudar nesse desafio, trazemos aqui informações sobre qual o critério mais importante para tomar essa decisão, além de opções para ter uma cobrança digital de qualidade. Leia a seguir!

Mais do que recuperar a dívida, recuperar o cliente

O trabalho de localizar, abordar e convencer um cliente inadimplente a renegociar sua dívida sempre foi uma operação delicada. Múltiplos fatores influenciam no sucesso desse esforço, como o canal de abordagem, a forma utilizada, o momento certo e a proposta mais aderente para cada caso. Há muito tempo, o foco deixou de ser apenas reaver o valor em atraso para ser também o de recuperar o cliente para que volte a consumir. Atingir esse objetivo significa proporcionar ao inadimplente uma experiência positiva, adequada ao seu perfil e momento em todas as etapas da cobrança. Isso significa relacionamento, e é nisso que as soluções digitais têm se tornado tão eficientes, muitas vezes, inclusive, com custos e processos otimizados. Leia também: Chatbots e outros meios de cobrança digital: veja vantagens! Desafios de cobrança: Marisol reduz custos em cerca de 70% Gestão de cobrança: 5 dicas para ter mais eficiência

O cliente no centro da decisão

Como todo processo decisório em grandes empresas, os fatores que determinam quais soluções adotar são diversos e específicos para cada organização. No entanto, quando se trata de soluções para cobrança, há muitos pontos em comum, como encontrar respostas que agreguem inteligência e automação ao processo, proporcionem experiências positivas aos clientes inadimplentes, facilitem o processo de renegociação e gerem redução de custo com aumento da eficiência operacional.

A escolha mais adequada

A decisão sobre quais soluções digitais adotar passa por um entendimento de quais são os pontos fortes e fracos de sua operação de cobrança. A partir dessa perspectiva, é importante considerar:

  • Quais são minhas dores de cobrança? É preciso fazer uma análise ampla nos indicadores de desempenho dos processos de cobrança como forma de entender quais aspectos precisam ser melhorados;

 

  • Qual o meu poder de investimento? Soluções digitais podem demandar adaptações e integrações, e isso deve ser alinhado com a área de TI em termos de viabilidade e custos. Por isso, vale sempre conhecer soluções de fácil integração tecnológica ou que sejam aplicadas em forma de plataforma de fácil acesso e customização;

 

  • Quais resultados quero alcançar? Ter métrica é importante até mesmo na escolha de uma solução. Saber quais resultados se quer alcançar permite direcionar as escolhas e estabelecer metas desde o início.

 

Opções de soluções para cobrança

Além das respostas para os pontos estruturantes, como dores, poder de investimento e resultados esperados, é muito importante conhecer sua base de inadimplência para identificar qual tipo de solução deve ser contratada. Para isso, uma análise e segmentação de carteira é a melhor forma de conhecer a fundo as diversas variáveis que serão determinantes para o sucesso da cobrança. Com isso em mãos, os gestores precisam responder a mais duas perguntas:

  • Quais soluções o mercado oferece às minhas dores? Para facilitar essa resposta, é importante que gestor se mantenha antenado com as tendências tecnológicas para conhecer quais possibilidades o mercado oferece, de modo a direcionar sua pesquisa de opções de forma mais efetiva;

 

  • Quais são os parceiros mais confiáveis? Conhecer os players mais qualificados do mercado, tanto em capacidade tecnológica quanto em confiabilidade de soluções, ajuda no processo de decisão.

 

Cobrança 360º

A boa notícia é que existem soluções completas no mercado que são capazes de fazer um gerenciamento global de sua carteira, inclusive fazendo a análise de perfil e segmentação de seus clientes. Um exemplo disso é a solução Cobrança360°, da Serasa Experian, que faz uma gestão estratégica e operacional dos clientes em atraso. É uma ferramenta que atua da segmentação da carteira até a definição de qual o melhor acionamento para cada cliente, considerando fatores como propensão ao pagamento e melhor canal para abordagem. Na sua atuação, a ferramenta aplica variáveis como:

  • Informações comportamentais;
  • Dados de mercado;
  • Modelos de collection score.

 

PowerCurve Collections

Já o PowerCurve Collections é uma solução de cobrança que, assim como a Cobrança 360º, otimiza custos e processos ao integrar dados por meio de uma plataforma que utiliza diversos módulos. Permite a análise da carteira utilizando dados da Serasa Experian, oferecendo uma segmentação de alta qualidade. Entre seus diferenciais, se destacam:

  • Gerenciamento e automatização;
  • Acionamento multicanal, digital e customizado;
  • Desenvolvimento e implementação de estratégias de cobrança;
  • Relatórios e dashboard;
  • Recursos para fazer a gestão de terceiros;
  • Simulador de acordos.

  São soluções digitais para cobrança que partem sempre da busca por um relacionamento com o cliente, oferecendo segmentação a partir de dados robustos e permitindo maior eficiência e performance na recuperação de dívidas.

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