Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Tendências e previsões das fraudes em 2025: baixe o e-book!

Baixe o e-book e fique por dentro das previsões e tendências mais atuais sobre fraudes para 2025.

Tendências e previsões das fraudes em 2025: baixe o e-book!

A hiperdigitalização das operações empresariais trouxe inúmeros benefícios, mas também abriu portas para um cenário preocupante: a escalada das fraudes digitais. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, mais de 11 milhões de tentativas de golpes foram registradas apenas em 2024 no Brasil. 

Diante desse cenário, entender os métodos mais usados por criminosos e saber como se proteger é fundamental. Por isso, o e-book especial

Fraudes em 2025: tendências e previsões

, produzido pela Consumidor Moderno a partir de entrevistas com os especialistas da Serasa Experian, reúne os principais tipos de golpes que devem crescer nos próximos meses, além de estratégias eficazes para blindar empresas e consumidores. 

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Quais golpes estarão em alta? 

O material destaca quatro grandes tendências de fraude para 2025: 

✔ Deepfakes: tecnologias de inteligência artificial usadas para falsificar rostos e identidades e burlar sistemas biométricos. 

✔ Fraude como Serviço (FaaS): pacotes de fraudes oferecidos por golpistas profissionais na dark web, tornando o crime digital mais acessível e sofisticado. 

✔ Uso de dados sintéticos: perfis falsos altamente realistas criados para burlar verificações de identidade. 

✔ Phishing sofisticado: links e mensagens fraudulentas que imitam comunicações legítimas continuam sendo ameaças críticas. 

E como proteger as empresas de riscos tão diversos? “A estratégia de prevenção deve possibilitar que os gestores adotem diferentes camadas de segurança, combinando verificações de dados estáticos, biometria facial e análise de risco de dispositivos para garantir uma proteção robusta e eficaz”, comenta Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.  

Segurança sem fricção 

Os anos vão passando, mas este ainda é um dos grandes desafios em qualquer estratégia de autenticação e prevenção a fraudes no Brasil. No material, Caio Rocha explica a importância de “aplicar fricções só quando necessário” e “conhecer e reconhecer o consumidor muito além de sua identidade”.  

Então, que tal conferir mais dados e insights relevantes que vão fortalecer a estratégia de segurança digital da sua empresa neste ano? Baixe agora gratuitamente o e-book

Fraudes em 2025: tendências e previsões! 

 

Quero baixar!

Download concluído com sucesso!

Ops! Ocorreu um erro

Por favor, tente enviar novamente.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Garanta a segurança virtual do seu e-commerce e proteja sua loja de fraudes online. Acesse e conheça estratégias eficientes para prevenir golpes!

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Black Friday: como detectar fraudes e blindar sua loja virtual com tecnologia, monitoramento e soluções para vendas seguras! Confira no nosso blog.

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Black Friday: SEO antecipado, campanhas digitais, site veloz e checkout impulsionam vendas com segurança! Confira mais no nosso blog.

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Descubra se 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo, quais são seus direitos trabalhistas e como aproveitar a data da Proclamação da República.

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Entenda o comportamento de compra na Black Friday e descubra como usar dados e tecnologia para vender mais com segurança e confiança no e-commerce.