A avaliação de desempenho individual faz parte do escopo de atuação de líderes e do setor de Recursos Humanos. A prática visa analisar o desempenho do colaborador em relação a habilidades, competências técnicas e desempenho geral das suas funções.
Por isso, representa uma ferramenta valiosa, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, ao permitir o alinhamento de expectativas e a identificação de necessidades e oportunidades. Além disso, auxilia na tomada de decisões estratégicas relacionadas à carreira.
Como o tema é superimportante, ao longo do conteúdo, abordaremos os principais cuidados que você deve ter ao realizar uma avaliação e a importância dessa prática para a empresa e os colaboradores. Por fim, apresentaremos quatro técnicas de avaliação e discutiremos como escolher a melhor aplicação, considerando as particularidades de cada empresa.
Vamos lá?
O que colocar na avaliação de desempenho individual?
Primeiramente, a empresa avalia individualmente o desempenho dos colaboradores em relação ao cumprimento de metas, para desenvolver competências e demonstrar comportamentos valorizados.
Esta é, portanto, uma oportunidade de ouro para dar feedbacks estruturados, identificar pontos fortes e áreas de desenvolvimento, além de fornecer subsídios para decisões importantes, como promoções e programas de desenvolvimento.
Mas, para colher os benefícios das avaliações de desempenho individual, RHs e lideranças precisam estar atentos aos seguintes cuidados:
- Evitar vieses e julgamentos pessoais: avaliadores devem se ater aos comportamentos e resultados observados no trabalho do colaborador, bem como evitar julgamentos pessoais que distorçam o objetivo da avaliação.
- Ter clareza sobre os critérios de avaliação: a definição clara dos critérios de avaliação é essencial. Todos os colaboradores devem compreender as expectativas e saber exatamente o que se espera deles.
- Fornecer feedbacks construtivos: a avaliação deve ser uma oportunidade de oferecer feedbacks construtivos, com orientações claras para o desenvolvimento do colaborador, já que o objetivo é promover seu crescimento profissional e melhorias nos resultados da empresa.
- Garantir a privacidade e confidencialidade: é importante tratar as avaliações de forma confidencial para assegurar a privacidade do colaborador e evitar possíveis prejuízos decorrentes das informações discutidas.
Quais são os 4 tipos de avaliação de desempenho?
A seguir, veja como o RH ou os líderes imediatos podem aplicar quatro técnicas de avaliação de desempenho individual:
1. Autoavaliação
O que é: a autoavaliação é uma técnica em que, como o nome indica, o próprio colaborador avalia seu desempenho e comportamento no trabalho.
Como fazer: o colaborador recebe um formulário ou questionário com perguntas sobre suas realizações, desafios enfrentados, pontos fortes e áreas de melhoria. Então, a empresa incentiva-o a refletir sobre seu desempenho e a fornecer um feedback honesto sobre o trabalho realizado.
2. Avaliação 360 graus
O que é: a avaliação 360 graus envolve a coleta de feedback de diversas fontes, o que inclui superiores, colegas de trabalho, subordinados e até mesmo clientes e fornecedores.
Como fazer: cada avaliador executa uma avaliação de desempenho individual, considerando, além do desempenho, as habilidades, o comportamento, os pontos de desenvolvimento etc.
Essa é a técnica que proporciona uma visão mais completa e abrangente do desempenho do colaborador.
3. Avaliação por objetivo
O que é: esse tipo de avaliação é feito com base no cumprimento prévio de metas e objetivos. Só para ilustrar, um exemplo bem conhecido são os OKRs.
Como fazer: a cada colaborador, é atribuída uma lista de objetivos e metas a serem alcançados durante um período específico. Dessa forma, é importante ressaltar que sua elaboração deve ser feita em conjunto com o colaborador para mantê-lo engajado desde o início.
A análise do desempenho individual é realizada ao final desse período, considerando o alcance dos objetivos como critério principal. Mas vale destacar que, para essa metodologia dar certo, é necessário que as metas individuais definidas sejam realmente mensuráveis.
4. Avaliação por competência
O que é: a avaliação por competência tem foco na análise das habilidades e competências comportamentais do colaborador, como liderança, trabalho em equipe, comunicação, entre outras.
Como fazer: cada colaborador é avaliado em relação ao quanto demonstrou essas competências no período analisado. Para isso, é elaborada uma lista de competências essenciais para a empresa e são considerados os exemplos concretos de seu comportamento no trabalho.
Como escolher a melhor técnica para análise de desempenho individual?
Não existe “a melhor técnica de avaliação de desempenho individual”. A escolha ideal varia conforme o contexto, orçamento disponível, quem executará a análise, entre outros critérios.
Contudo, é importante considerar a cultura da empresa e como os colaboradores respondem a diferentes tipos de avaliação. Algumas empresas possuem uma cultura aberta ao feedback e à autoavaliação, enquanto outras podem preferir uma abordagem mais direta, como a proporcionada pela avaliação por objetivos.
Então, a escolha da técnica deve levar em conta os recursos disponíveis na empresa e como cada ferramenta impacta objetivos e necessidades de cada área.
A implementação da avaliação 360 graus, por exemplo, podem requerer mais tempo e esforço, por envolver a coleta e análise de feedbacks de diversas fontes. Sem contar que o envolvimento e engajamento dos colaboradores também são cruciais para o sucesso da avaliação de desempenho.
Por isso, abordagens que permitam a participação ativa dos colaboradores podem aumentar o comprometimento com o processo de avaliação. Além disso, em muitos casos, uma única técnica pode não ser suficiente para atender a todas as necessidades da empresa e dos profissionais.
Para que isso não aconteça, a combinação de diferentes técnicas é uma alternativa interessante, ou é possível, até mesmo, desenvolver uma metodologia própria de avaliação do desempenho individual.
Afinal, as quatro técnicas de avaliação de desempenho apresentadas — autoavaliação, avaliação 360 graus, avaliação por objetivo e avaliação por competência — são apenas ferramentas de referência.
Em síntese, trata-se de um recurso essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e para o sucesso das empresas, pois proporciona uma visão mais clara do desempenho de cada colaborador e a identificação de critérios práticos para oportunidades de melhoria.
Também ajuda a direcionar treinamentos, a tomar decisões estratégicas sobre o desenvolvimento profissional e a criar o plano de carreira de cada profissional.
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Perguntas frequentes
Veja, a seguir, as respostas para as principais dúvidas sobre a avaliação de desempenho.
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O que colocar na avaliação de desempenho individual?
Primeiramente, a empresa avalia individualmente o desempenho dos colaboradores em relação a habilidades e competências, bem como o cumprimento de metas e comportamentos valorizados.
A partir disso, fornece feedbacks mais estruturados, identifica pontos fortes e áreas para reforço de desenvolvimento.
Quais são os 4 tipos de avaliação de desempenho?
Os principais tipos são: avaliação de desempenho da equipe, autoavaliação, avaliação de desempenho individual e avaliação 360 graus.
Como fazer uma avaliação de desempenho pessoal?
Para fazer uma avaliação, considere:
- Avaliar os resultados do colaborador no cumprimento das metas;
- Identificar as melhorias desde a última avaliação realizada;
- Apontar o que o colaborador precisa melhorar;
- Criar metas realizáveis e tangíveis;
- Destinar um espaço para feedback;
- Usar métricas na sua avaliação de desempenho;
- Arquivar todas as avaliações para usar no futuro.