Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

Automatização de processos: por que é importante e como fazer

Você sabe o que é a automatização de processos e a importância de fazer isso na sua empresa? Acesse nosso artigo e descubra como!

Automatização de processos: por que é importante e como fazer

Ultimamente, muito tem se falando em automatizar tarefas e ganhar tempo com isso. Acontece que, apesar de ser um assunto popular entre as pessoas, nem todo mundo sabe exatamente o significa a automatização de processos ou o que precisa ser feito para levá-la para o dia a dia da empresa. Esse é o seu caso? Então, está na hora de descobrir que existem muitas formas de automatizar tarefas e processos rotineiros na empresa, ganhar tempo com isso e aumentar a eficiência e a segurança operacional no trabalho. Vamos entender melhor esse assunto? Confira!

O que é automatização de processos?

Automatizar um processo nada mais é do que torná-lo automático, independente de uma ação humana. No entanto, para que ele não dependa de um “start” manual e humano, é importante contar com o auxílio da tecnologia. A automatização é frequentemente utilizada para aquelas ações mais mecânicas e repetitivas, que seguem um dado padrão, como fechamento contábil. Quer um exemplo prático? Imagine que você precise enviar um e-mail para todos os clientes informando que o escritório estará fechado durante todos os feriados de um ano. Nesse caso, em vez de mandar os e-mails um a um, você pode programar todos eles no início do ano para que sejam disparados, de forma automática, um ou dois dias antes de cada feriado.

Qual é a importância de automatizar processos?

Existem várias razões pelas quais a automatização de processos é importante. Uma delas é o ganho de agilidade ao executar tarefas, por exemplo. A outra é a percepção de um atendimento e serviço de qualidade que o cliente tem quando não precisa esperar demais por uma solução. Em geral, a automatização torna a empresa mais fluída, aumenta a satisfação dos próprios colaboradores e ainda ajuda a dinamizar os processos. Ela também é crucial para que o potencial dos profissionais seja mais bem aproveitado. Em vez de usar um funcionário para uma atividade repetitiva, você pode favorecer o potencial criativo e analítico dele. Além disso, a empresa consegue gerar respostas mais rápidas, resolver problemas com mais agilidade, diminuir a incidência de erros e assim por diante. Desse modo, todo mundo que interage com a marca acaba tendo uma experiência mais satisfatória. Justamente por isso, a automatização tem estado entre as tendências da contabilidade, por exemplo.

Quais são as principais vantagens da automatização de processos?

Você já deve ter entendido o quanto a automatização de processos pode contribuir com os resultados de uma empresa, certo? Então, agora, que tal conferir as vantagens dessa solução de maneira mais detalhada? Aproveite!

Otimização do tempo

Uma das principais vantagens da automatização de processos é o melhor aproveitamento do tempo. Enquanto as tarefas são automaticamente executadas por um comando ou programação, elas se tornam mais rápidas e ágeis, sendo concluídas em um período muito menor do que aquelas feitas de forma manual.

Aumento da produtividade

Em vez de se dedicar a tarefas repetitivas, o colaborador pode redirecionar a sua atenção para atividades mais criativas ou estratégicas, enquanto a automação cuida do resto. Assim, você tem as máquinas resolvendo os aspectos mecânicos do negócio, e as pessoas cuidando dos aspectos humanos, como o atendimento.

Padronização dos processos

Se você pegar uma mesma tarefa e pedir que uma pessoa a repita centenas de vezes, existirá uma variação no padrão de execução. Isso porque o ser humano se cansa, distrai-se, envolve-se com outros detalhes e assim por diante. Mas se um software tiver que repetir milhares de vezes, todas elas seguirão um mesmo padrão.

Diminuição das chances de erros

Softwares realizam aquilo que são programados para fazer. Não existe qualquer margem de erro envolvida nisso. É por essa razão que as falhas são praticamente nulas em processos automatizados, diferentemente do que pode acontecer na atuação humana.

Redução de custos

Se uma máquina consegue reproduzir as ações de um ser humano, com um padrão de eficiência superior e em uma velocidade muito maior, ela é mais vantajosa do ponto de vista econômico do que a contratação de um colaborador. Esse orçamento que você vai reduzir em termos de custos pode ser reinvestido em qualificação para os cargos estratégicos ou na contratação de mais pessoal criativo.

Quais são os reflexos da automatização de processos no cliente final?

Para o cliente, a automatização de processos se manifesta como uma maior agilidade da empresa em resolver as suas solicitações. É claro que existem variações, de acordo com o foco de cada negócio, mas em geral, isso resulta em:

  • menos filas e esperas nos atendimentos;
  • maior agilidade nas respostas a pedidos;
  • fluidez no processo de negociação e fechamento de vendas;
  • facilidade na hora de resolver problemas e inconformidades;
  • suporte integral em todas as etapas, entre outros.

Desse modo, toda a experiência com a empresa se torna mais positiva, e as trocas e interações são mais satisfatórias. Aumenta a capacidade de fidelização do cliente, e com muito mais chances de recomendar a empresa para os seus conhecidos, por exemplo.

Por onde começar a a automatização?

A aplicação da automatização de processos vai depender de inúmeros fatores. Entre eles, o apoio de uma empresa que entenda do assunto e preste suporte é fundamental. Mas além disso, é interessante começar a pensar em alguns aspectos, como:

  • qual é a necessidade prioritária do seu negócio nesse momento;
  • quais são as etapas envolvidas no processo que vai ser automatizado;
  • que pontos precisam ser melhorados nesse processo;
  • como a satisfação do cliente vai ser afetada pela mudança;
  • qual será o cronograma para a implementação da melhoria;
  • que treinamentos serão necessários;
  • quais são os resultados almejados.

A partir disso, será preciso elaborar um plano de acompanhamento e de ajustes para tudo o que precisar ser modificado ao longo do processo de transição. É praticamente impossível considerar a hipótese da automatização de processos sem o uso de ferramentas tecnológicas, afinal, são elas que fazem todo o trabalho. Portanto, se você quer ganhar agilidade sem abrir mão da qualidade, é interessante começar a procurar sistemas que podem auxiliar nesse sentido. Se você quer continuar indo adiante nesse assunto, que tal conhecer algumas das inovações especialmente voltadas à Contabilidade? Confira, agora, 10 ferramentas para contadores otimizarem o negócio!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.