Profissões

Gerente de marketing: como é, área de atuação e contribuições

Você sabe o que faz um gerente de marketing? Conheça as responsabilidades, salário, o que estudar e sua importância para as empresas.

Gerente de marketing: como é, área de atuação e contribuições

A divulgação de produtos ou serviços de uma empresa deve ser realizada com estratégias que incluem diversos fatores como público alvo, análise de canais orgânicos e pagos e tendências do mercado. O gerente de marketing é o responsável por gerenciar essas campanhas e liderar o time de marketing de uma empresa. É uma profissão essencial em qualquer porte e segmento empresarial e vem se tornando cada vez mais importante. Se você quer saber com mais detalhes o que um gerente de marketing faz, quanto ganha e onde pode atuar, confira nosso post de hoje!

Gerente de marketing: como é essa profissão?

O papel central do gerente de marketing é garantir a eficiência do seu setor em uma empresa ou agência de comunicação visando implantar uma campanha de marketing bem-sucedida. Este profissional é responsável por liderar o time de marketing e direcionar o trabalho com diretrizes sólidas para o resultado esperado. Para isso desenvolve estratégias, implanta, acompanha campanhas e analisa diversos canais de divulgação orgânica ou paga.

Onde o gerente de marketing pode atuar?

O gerente de marketing pode atuar em agências de marketing e comunicação ou em empresas de qualquer porte. Todos os segmentos de negócio precisam ter um setor que administra e cuida da divulgação de seus serviços ou produtos. Esse profissional pode ocupar cargos em indústrias, no comércio varejista, em empresas de tecnologia, supermercados, dentre outros. Veja também: O que faz um analista de mídias sociais?

Quais as funções do gerente de marketing?

Durante a rotina de trabalho, o gerente de marketing pode exercer diversas atividades ligadas a tomada de decisões, planejamento estratégico e liderança da equipe. Veja com detalhes algumas de suas funções:

Tomada de decisões

A tomada de decisões acontece diariamente em uma empresa em todos os setores e são importantes para estimar o futuro de um negócio. No setor de marketing é o gerente que decidirá quais serão as estratégias utilizadas em cada campanha. É ele que faz as escolhas importantes que podem definir o sucesso de cada projeto.

Gestão de campanhas

O gerente de marketing é quem deve implantar uma campanha, da concepção à execução. Ele tem autonomia para decidir como ela será conduzida e fazer ajustes quando necessário. Tudo deve estar conectado ao público alvo de cada marca. Ele supervisiona e aprova todo o material de marketing produzido pelo seu time, desde banners, anúncios e folhetos impressos. Faz parte também da gestão de campanhas, planejar o orçamento de gastos trimestral e anual e alocar fundos conforme o resultado que for sendo obtido. Quer conhecer o melhor perfil de seus consumidores e definir as melhores estratégias para alavancar o seu portfólio? Conheça a solução da Serasa Experian: gestão de clientes e de portfólio.

Definição de planejamento

Todo planejamento do setor de marketing deve ser aprovado pelo gerente. Ele deve participar ativamente da elaboração de cada projeto, pesquisando, buscando informações e conversando com seu time. A estratégia deve incluir a análise dos canais de aquisição pagos e orgânicos, como campanhas de pagamento por clique, conteúdo otimizado, campanhas de geração de oferta, publicidade, dentre outras. É seu dever definir uma estratégia sólida, com um cronograma real que permita atingir o objetivo de cada campanha dentro da realidade da rotina de trabalho da sua equipe.

Por que o gerente de marketing é importante para a empresa?

O gerente de marketing tem um papel bastante relevante nas empresas. Não adianta produzir produtos de qualidade ou oferecer bons serviços se a sua divulgação não consegue atingir o cliente potencial. Esse profissional atua em busca de conquistar o público da sua marca a partir de campanhas estratégicas, buscando sempre oportunidades relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. Confira: Marketing pessoal: o que é, quais os seus objetivos e mais!

Como ser um bom gerente de marketing?

O bom gerente de marketing precisa estar sempre atento às tendências do mercado e adaptar as estratégias da campanha. O marketing digital vem criando diversas oportunidades de divulgação no meio online e tudo deve ser usado a favor para estabelecer a presença de uma marca, sempre pensando no público alvo de cada empresa. Além dessa parte estratégica, esse profissional precisa ter um espírito de liderança para envolver toda a sua equipe para trabalhar pelo mesmo objetivo.

Quais são as habilidades que um gerente de marketing deve ter?

O requisito para atuar como gerente de marketing é ter uma graduação em marketing, administração ou comunicação. Ter conhecimento nas ferramentas de análise de sites, como Google Analytics, Omniture, WebTrends e NetInsight. Por ser um cargo de gerência, é solicitado experiência comprovada na área na identificação de público-alvo, na elaboração de campanhas de marketing e na configuração e otimização de campanhas do Google Adwords. Uma pós-graduação e certificações em Marketing Digital também são importantes para atuar em um cargo como esse. Quanto às habilidades comportamentais, é preciso ter senso de ética, gostar de comunicação inteligente, ter perfil analítico e de liderança, boa comunicação verbal e escrita, ser organizado e estar sempre informado sobre as novidades do mercado de Marketing.

Qual a média salarial de um gerente de marketing?

O salário de um gerente de marketing no Brasil varia conforme a região de atuação, porte e atuação da empresa contratante. Segundo a Catho, a média salarial para este profissional é de R$ 8.197,00. Dentre os ramos que mais pagam para este cargo está o comércio varejista, informática, comércio atacadista e administração. E aí, você já conhecia as funções do gerente de marketing? Os cargos ligados à tecnologia estão entre as profissões do futuro e quem quer acompanhar o mercado deve ficar ligado nas tendências! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Licença Gala: o que é, quem tem direito e como solicitar pela CLT

Licença Gala: o que é, quem tem direito e como solicitar pela CLT

Licença gala é o direito garantido pela CLT para quem vai se casar. Saiba como solicitar e aproveitar esse benefício sem prejuízo salarial.

Thubmnail 8 Profissões na área de tecnologia

8 Profissões na área de tecnologia

Explore profissões em tecnologia e veja como transformar inovação, dados e criatividade em oportunidades reais de crescimento.

Thubmnail Férias CLT: entenda regras atualizadas, pagamentos e direitos

Férias CLT: entenda regras atualizadas, pagamentos e direitos

Entenda seus direitos sobre férias CLT: regras, pagamento, abono, fracionamento e como isso impacta sua carreira e bem-estar profissional.

Thubmnail Estabilidade gestante: o que é, prazo e seus direitos

Estabilidade gestante: o que é, prazo e seus direitos

Descubra como funciona a estabilidade da gestante no trabalho e após a licença maternidade, incluindo contratos temporários e aviso prévio.

Thubmnail Pedido de demissão: quais são os seus direitos?

Pedido de demissão: quais são os seus direitos?

Saiba seus direitos ao pedir demissão: verbas rescisórias, aviso prévio, documentos obrigatórios e dicas para planejar a transição de carreira.

Thubmnail O que é o imposto de renda e por que você precisa declarar

O que é o imposto de renda e por que você precisa declarar

Aprenda a calcular o IRRF, entender o imposto de renda e usar planilhas para organizar seu salário e crescer financeiramente na carreira.