Para uma empresa crescer tanto no mercado quanto em seus processos internos, é fundamental que seus colaborares estejam engajados com o local de trabalho e satisfeitos com o ambiente e condições oferecidas.

Mas para isso ocorrer, a empresa deve saber como reter seus funcionários, promovendo e capacitando-os para promover ainda mais o crescimento deles. E isso é justamente que a ferramenta chamada de feedforward pode promover, a fim de orientar e desenvolver esse colaborador.

Para entender melhor, a Serasa Experian separou qual o conceito, o objetivo e como aplicar corretamente o feedforward para os colaboradores. Continue conosco e aproveite a leitura!

O que é feedforward? Qual o objetivo?

Ele serve para guiar os colaboradores, orientando e desenvolvendo suas capacidades e competências, ou seja, é um meio para alcançarem o seu potencial na instituição.

O conceito foi criado por Marshall Goldsmith, uma referência quando o assunto é gestão de pessoas, ele conta com livros sobre liderança e comportamento pessoal. Assim, segundo o autor, o principal objetivo do feedforward é acelerar o processo de aquisição de hard skills e soft skills.

Para isso, a empresa deve analisar o comportamento de cada pessoa, conferindo suas habilidades e desenvolvendo planos para o que necessita de aprimoramento no comportamento.

Como funciona o feedforward?

Ele funciona como um auxiliador estratégico para potencializar o desempenho, desenvolvimento e engajamento do colaborador com o ambiente interno, a empresa. Assim, além de evoluir o funcionário, ele também colabora para o clima organizacional, se sentindo mais ativo e valorizado junto aos demais.

Para funcionar corretamente, é crucial envolver o colaborador desde o início sobre aspectos que ele gostaria de melhorar, tanto nele e em sua vida pessoal, como na sua jornada de trabalho. Além de questionar sobre o que ele espera para o futuro da sua carreira.

Assim, durante o diálogo pode encaminhar pontos como os seguintes:

  • o colaborador deseja aprimorar-se, seja em conhecimento, atitudes ou comportamentos;
  • quais objetivos visa alcançar;
  • o que pensa para o futuro: tanto pessoal quanto na corporação;
  • onde ele pensa que deve começar as mudanças na sua vida;
  • como ele se vê na mesma empresa em alguns anos;
  • se tem interesse em continuar na mesma carreira;
  • se está contente e satisfeito com o trabalho que exerce;
  • o que pensa ser necessário para melhorar.

Com essas informações em mãos, anexe no material que será utilizado para o enriquecimento pessoal dele, para monitorar e ter noções dos passos que ele conseguiu concluir e quais os próximos.

Esse é um processo fundamental, tanto para empresa entender como prosseguir, como para o colaborador entender que a empresa, de fato, se importa com ele, sua situação e ambições. Assim, podemos dizer que esse é um processo humanizado, que ambas as partes colaboram para se desenvolver.

Como aplicar um feedforward?

O passo inicial é a conversa entre as partes, assim como dito acima, para alinhar as expectativas e elaborar como será o funcionamento.

O feedforward pode ser aplicado de várias maneiras. O mais comum de realizar é o treinamento corporativo e com planos de desenvolvimentos, mas não fica restrito apenas a esses aspectos, a empresa pode procurar por outras ferramentas de auxílio.

Nesses treinamentos, é trabalhado o que ele deseja em um futuro próximo, seu estabelecimento de metas, aprimoramento das suas habilidades técnicas e habilidades comportamentais, buscando uma mudança de possíveis pensamentos e dando insights valiosos para o indivíduo.

Além disso, no feedfoward, é considero apenas o presente e futuro, sem considerar ações passadas, como é o caso do feedback.

Qual é a diferença entre feedback e feedforward?

feedback trata aspectos que já foram, como sua tradução sugere: "dar um retorno". Assim, o superior conversa com o colaborador sobre comportamento, desempenho, atitudes e ações que já ocorreram, podendo se encaixar tanto no positivo, no negativo ou no construtivo.

Além disso, o feedback pode ser realizado em determinados períodos, como uma devolutiva, ou após algum acontecimento que envolveu a pessoa.

Já o feedforward, como vimos, é mais focado no "olhar adiante" como a tradução sugere. É pensado no futuro do profissional, em como ele se desenvolverá nos próximos meses.

Nesse sentido, o foco dos dois são opostos, por isso, devem ser trabalhados em momentos separados.

Quando usar o feedforward?

Ele pode ser utilizado quando a empresa sentir necessidade e se fazer relevante de fazer ações para o desenvolvimento do funcionário. Ou seja, pode ser feito em qualquer momento, não tendo um tempo mínimo ou máximo.

Confira mais sobre tipos de feedback!

Portanto, o feedforward traz diversas vantagens, tanto para o funcionário, conseguindo aprimorar sua maneira de agir e até mesmo pensar, desenvolvendo suas habilidades para o futuro. Além de ter um trabalho junto ao feedback, para que ele entenda como está sendo seu processo na organização.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender melhor sobre aprimoramentos no âmbito de trabalho, continue acompanhando o nosso blog!