Conhecer os principais tipos de feedback permite que você, de posse dessas informações, analise quais os melhores encaixes e ajustes para aplicação em seu time. Afinal, como líder ou gestor, é essencial saber utilizar esse instrumento essencial de comunicação e de ajuste de expectativas, fortalecendo as relações e performances dos colaboradores.

E entre as características compartilhadas por todos esses formatos, estão a necessidade de uso de comunicação não violenta, profissional, empática e, acima de tudo, que respeite a privacidade e intimidade do colaborador. Então, pronto para conhecer os tipos de feedback? Continue a leitura e confira com o blog da Serasa Experian!

1. Feedback informal

O feedback informal é um dos mais presentes em diversos negócios, devido à espontaneidade de sua ação e pelo fato de não demandar uma estrutura ou planejamento prévio.

Isso porque ele pode ser aplicado em diversas situações e cenários, diante da necessidade de dar um retorno com relação a um comportamento, projeto ou estratégia.

Mas a praticidade e informalidade desse instrumento não deve ser confundida com descuido ou indiferença, afinal, precisa ser feito da maneira correta, com respeito e atenção, sendo principalmente indicado para feedbacks mais práticos.

2. Feedback formal

O feedback formal assume um aspecto menos flexível e considera um número maior de informações, sendo aplicado geralmente em situações em que você formaliza uma avaliação de desempenho.

Portanto, como principais características temos a necessidade de uma organização e agendamento prévios e sinalização com o colaborador dos pontos que serão discutidos e da abordagem das ações que precisam ser aprimoradas.

3. Autofeedback

O autofeedback permite que os próprios profissionais possam avaliar o próprio desempenho, e segue a tendência de trazer um olhar ainda mais humanizado e particularizado para a gestão de pessoas, enquanto incentiva um processo contínuo de autoconhecimento.

Ele considera, acima de tudo, a nossa habilidade em conseguir considerar criticamente potencialidades, pontos de apoio e caminhos de melhoria.

Aqui, o cuidado principal fica por conta da necessidade de complementação por parte de um responsável ou superior, que identifica se essa avaliação tem sido feita de maneira assertiva e justa.

4. Feedback 360º

O feedback 360º é um dos formatos mais completos e bem estruturados, por resultar, na prática, em uma avaliação feita por todos aqueles conectados com a performance de um profissional, que examinam suas hard e soft skills.

Ou seja, essas informações são qualificadas com base no retorno dado por clientes, colegas de equipe, supervisores, líderes, subordinados, parceiros comerciais e até mesmo a autoavaliação.

E, devido à sua complexidade e tempo necessário para preparação, faz com que seja mais efetivo em uma aplicação semestral ou anual, examinando um intervalo de tempo mais significativo.

5. Feedback ponto a ponto

O feedback ponto a ponto é feito entre os próprios colaboradores e se encaixa em uma perspectiva informal, já que é feito diante de demandas corriqueiras e parte dos profissionais com mais experiência e tempo de casa, que consideram esse histórico para melhor direcionar e acolher novos funcionários.

Imagine, por exemplo, que um trabalhador recém-contratado esteja ingressando em determinado departamento e não está fazendo o registro correto de suas atividades. Um colega com mais experiência entra em cena, sendo solicitado ou não, e compartilha uma forma otimizada e prática de executar aquela função.

6. Feedback construtivo

O feedback construtivo tem como principal intuito trazer uma perspectiva ampla de crescimento, ao evidenciar pontos de destaque e ações que podem ser melhor executadas.

Entre os tipos de feedback, é um dos que mais proporcionam um desenvolvimento e evolução de carreira, ao estimular o fortalecimento e amadurecimento dos resultados positivos e negativos, ao passo que validam para o funcionário uma atenção especial para sua performance.

7. Feedback em tempo real

O feedback em tempo real é construído de maneira dinâmica, considerando a velocidade das ações e possibilitando que, enquanto gestor, contribua de maneira atualizada, pontual e ágil.

Aqui, o principal ponto de destaque vai para a necessidade de um acompanhamento de fato presente, já que serão as análises dessa rotina e dia a dia que irão justificar o imediatismo desse parecer.

Ele nasce a partir da consideração de que muitos gestores e líderes esperavam um intervalo maior de demandas, e, quando de fato iam fornecer o feedback, acabavam levantando pontos que já haviam sido até mesmo concluídos ou corrigidos, tornando esse momento pouco efetivo.

8. Feedback positivo

O reconhecimento e valorização de ações que foram positivas e impactaram o trabalho se encaixam enquanto feedback positivo. Nessa perspectiva, o colaborador recebe um parecer para que esse tipo de comportamento ou execução continue sendo realizado.

Esse formato permite o estreitamento de vínculos e também se mostra como uma via vantajosa para construção de motivação no trabalho.

Então, lembre-se sempre de prestigiar e validar o que considera positivo para o seu negócio, resultando até mesmo em um fortalecimento organizacional.

9. Feedback de incentivo

O feedback de incentivo pode adotar um caráter mais formal ou informal, a depender de sua necessidade e disponibilidade. E, dentre os tipos de feedback, é um dos que considera e avalia como os processos foram executados, qual metodologia permitiu aquela ação.

Ou seja, sua atenção principal não reside necessariamente nos resultados, mas sim na trajetória desse desempenho, e, ao ser compartilhado com o profissional, permite a manutenção de um ambiente acolhedor e altamente estimulante.

10. Feedback de entrevista

Quando você apresenta um retorno relacionado ao processo de recrutamento e seleção de candidatos, está aplicando o feedback de entrevista.

Esse procedimento demonstra um olhar humano, qualificado e atencioso por parte do departamento responsável, e deve ser aplicado não somente em casos de ingresso do trabalhador, mas também com os que não foram selecionados.

Afinal, ao compartilhar uma análise profissional você cria uma perspectiva de crescimento e aprimoramento, possibilitando um processo de fortalecimento de carreira.

11. Feedback de avaliação

O feedback de avaliação é extremamente adequado e objetivo para cenários de encerramento de ciclos, vivências ou eventos de impacto para o seu negócio.

Isso porque ele permite um parecer atualizado e até mesmo informal sobre os acontecimentos recentes, evidenciando os destaques e trazendo confiança para o dia a dia do colaborador que, munido dessas informações, pode demonstrar um desempenho ainda melhor em outros episódios.

12. Feedback ascendente

O feedback ascendente altera a tendência dos principais tipos de feedback, que costumam ser aplicados com base na visão de superiores sobre o funcionário.

Aqui, a chance é aberta para que o trabalhador analise aqueles que estão à frente da organização, trazendo contribuições essenciais para a manutenção de uma liderança democrática, atenta e imparcial.

Para isso, na posição de gestor ou líder, você deve criar um ambiente de trabalho onde o seu colaborador se sinta confortável para dividir, de maneira honesta e respeitosa, suas reais impressões sobre o trabalho.

13. Feedback sanduíche

O feedback sanduíche é uma das práticas que têm caído em desuso no espaço corporativo, por não permitir um foco tão significativo quantos os demais, já que sua realização é feita a partir de um ponto positivo, seguido por uma área que precisa de melhoria e terminando com um último fator de destaque.

O objetivo pode ser perdido no meio do caminho e o profissional tende a ficar um pouco confuso com relação ao que deve ou não considerar.

14. Feedforward

Outro caminho possível de adoção de tipos de feedback é por meio da aplicação de um feedforward. Esse conceito propõe que sejam reconhecidas as áreas a serem aprimoradas para o futuro, traçando uma visão altamente estratégica e voltada para cenários e perspectivas que venham a acontecer.

Na prática, direciona todos os seus participantes a uma postura mais proativa e propositiva.

E então, o que achou de conhecer mais sobre o tema? Seja qual for a escolha da sua organização sobre o tipo de feedback, lembre-se de estabelecer uma comunicação transparente, objetiva e, acima de tudo, humana, transformando essa ação em uma política interna permanente na cultura do negócio.

Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre perfil profissional e confira tudo o que você precisa saber. Não deixe de acompanhar o nosso blog para essas e outras informações essenciais para carreiras e mercado de trabalho.

Até o próximo post!