Mercado de Trabalho

Cultura organizacional: conceito e importância para as empresas

Buscando entender o que é uma cultura organizacional e a sua importância para uma empresa? Saiba mais sobre esse assunto!

Cultura organizacional: conceito e importância para as empresas

A cultura organizacional é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Por meio dela, é possível crescer no mercado, atrair talentos, ter reconhecimento e criar ambientes de trabalho saudáveis. Pensando nisso, a Serasa Experian preparou alguns tópicos para te ajudar a entender melhor o que é a cultura organizacional, suas características, importância e exemplos de aplicações em grandes corporações. Continue sua leitura e venha aprender mais!

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional são os valores e práticas adotados em uma empresa. Essas crenças e normas definem como a empresa trata seus clientes e parceiros, além de influenciar o clima da empresa e alinhar o comportamento dos seus integrantes.

Quais são as características da cultura organizacional?

A cultura organizacional definida por um conjunto de características que direcionam comportamentos e atitudes dentro da organização. Dê uma olhada em quais são:

  • Visão de futuro: são os objetivos traçados para o futuro, ou seja, as metas que inspiram os sonhos dos colaboradores;
  • Ambiente de trabalho: envolve todos os ambientes que são oferecidos para os funcionários se desenvolverem;
  • Valores compartilhados: são as crenças da empresa definidas pelo convívio em grupo. Demonstra a originalidade da organização;
  • Histórias e tradição: são as tradições e costumes da empresa. Nela, a visão e os valores são aplicados;
  • Cerimônias e comemorações: ações formais e informais realizadas pelos colaboradores da empresa;
  • Dress code: essa é uma característica que influencia na essência da empresa.

Como surgiu o conceito de cultura organizacional?

O conceito de cultura organizacional surgiu no século XX com a expansão massiva das empresas e grandes corporações. Nesse período, perceberam a necessidade de criar o conceito da cultura empresarial para atender melhor as necessidades do mercado. No início dos anos 60, os termos de visão e valores começaram a ser implementados pelas empresas. Tudo isso visando o sucesso das empresas por meio da organização.

Qual a importância de uma cultura organizacional?

A cultura organizacional dentro das empresas tem a função de estabelecer objetivos em comum entre os colaboradores. Ela também proporciona um ambiente de competição saudável entre funcionários, respeitando as diferenças, individualidades e qualidades de cada um. Promover a cultura nas organizações melhora a produtividade, traz a sensação de pertencimento, atrai talentos, aumenta o senso de responsabilidade e facilita o desenvolvimento da ética profissional. Além disso, a cultura organizacional pode propiciar muitos outros benefícios que contribuem para o crescimento da empresa.

Qual a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

De forma direta, a cultura organizacional é composta pelos valores e anseios de uma empresa. Enquanto isso, o clima organizacional é a percepção dos funcionários quanto ao seu ambiente de trabalho. Enquanto um deles é fixo, o outro é adaptável e pode ser influenciado por vários fatores. O clima organizacional engloba benefícios, remuneração, relacionamento entre colaborador e líderes, localização da empresa e colegas de trabalho. Quando este clima está frágil, a satisfação dos funcionários com a empresa é afetada e podendo sensibilizar o empenho do colaborador com seu próprio trabalho.

RH e cultura organizacional

O setor de recursos humanos tem papel fundamental na propagação da cultura organizacional dentro da empresa. Antes mesmo de difundir a cultura para os funcionários do local, os profissionais de RH conhecem profundamente a empresa, seus objetivos e valores. Com isso, eles fazem o recrutamento e seleção de novos funcionários que compartilham os mesmos valores da empresa. Após isso, o analista de recursos humanos também conscientiza e orienta os colaboradores para os objetivos da organização e para a conduta esperada da parte dos funcionários.

Quais os tipos de cultura organizacional?

Segundo o filósofo irlandês Charles Handy, existem quatro tipos de comportamentos organizacionais. A maioria das empresas ao implementar uma cultura organizacional costuma seguir um desses caminhos pré-estruturados. Veja quais são:

1. Cultura de poder

Nesse primeiro modelo, o poder é centralizado. Isso significa que aquele que está no topo da empresa tem maior poder de decisão. Aqui são priorizados os resultados, e isso faz com que cresça uma grande competição entre os funcionários da empresa. A cultura de poder foca no individual e não no coletivo, disseminando a falta de ética e tornando o ambiente de trabalho exaustivo.

2. Cultura de papéis

Essa cultura foca no desempenho dos funcionários, com procedimentos bem estruturados e seguidos a risca. As empresas com esse tipo de cultura como modelo geralmente são mais lentas e dificulta o crescimento dos colaboradores. Além disso, existem poucas oportunidades para trocar ideias e opinar nos assuntos.

3. Cultura de pessoas

A cultura de pessoas busca valorizar os indivíduos e proporcionar maior integração entre equipes. Geralmente nesses ambientes de trabalho os planos de carreira são bem traçados e desenvolvidos. Além disso, as empresas com esse modelo cultural focam em desenvolver e treinar novos líderes.

4. Cultura de tarefas

As empresas com o modelo de cultura de tarefas possuem foco em solucionar problemas. Nela, os profissionais têm funções específicas e mais flexibilidade durante o trabalho – gerando mais motivação e engajamento com o cargo. Vale ressaltar que nesse modelo de cultura organizacional a criatividade é priorizada.

Veja o exemplo da cultura organizacional da Serasa Experian!

A cultura organizacional por diversas vezes ultrapassa o quesito interno e faz com que a empresa seja reconhecida por sua conduta. A Serasa Experian possui uma cultura organizacional forte e bem marcada. Valorizamos a sustentabilidade e lutamos por um mundo mais justo, fazemos o que é certo por meio de uma política de ética e compliance. Além disso, recebemos diversos prêmios e reconhecimentos, como a certificação Great Place to Work, LinkedIn Top Companies, Forbes World's Most Innovative Companies, Prêmio Valor Inovação Brasil e muitos outros. Incrível, não é mesmo? O que acha de trabalhar em uma empresa assim? A Serasa Experian está com vagas abertas! Acesse o site e cadastre seu currículo! Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Para mais posts como esse, continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima!

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