Um profissional cada vez mais procurado no mercado de trabalho é, certamente, o coordenador de projetos! Possui diversas responsabilidades organizacionais e de execução que vão desde as mais simples até as complexas, assim como um perfil profissional que mistura soft skills e hard skills para o melhor desenvolvimento de todas as etapas do projeto.

Neste post, separamos as principais informações para você conhecer essa profissão tão incrível, o que faz, salário e competências, confira abaixo!

O que faz um coordenador de projetos?

O coordenador de projetos é o profissional especializado em planejamento, responsável pelas ações operacionais dos projetos como planejar, iniciar, executar e concluir. Ele, também, participa de reuniões com os clientes para definir objetivos e o escopo do projeto.

Os projetos de uma empresa são desenvolvidos pelos gestores, que repassam para o coordenador de projetos com os objetivos e metodologias já traçados. Dessa forma, o coordenador de projetos consegue definir, dividir tarefas e estabelecer prazos.

Este profissional deve ter altas habilidades em gestão de tempo e comunicação, pois estará em constante contato com os clientes, gerentes de projetos e demais equipes de trabalho.

Quais são as funções de um coordenador de projetos?

Esse profissional é perito em organização e planejamento, entre as diversas funções que possui, trouxemos as principais abaixo:

  • dividir o projeto em metas alcançáveis;
  • estabelecer prazos;
  • liberar as equipes envolvidas;
  • atribuir tarefas às equipes internas;
  • analisar riscos;
  • acompanhar relatórios de compras;
  • impedir atrasos e empecilhos;
  • emitir os contratos do projeto;
  • elaborar relatórios técnicos.

De todas as funções desse profissional, a principal delas é assegurar o andamento dos projetos conforme o cronograma e orçamento já estabelecidos!

Qual é a média salarial dessa profissão?

Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um coordenador de projetos é R$ 16.000. Podendo variar conforme a empresa, a região e a qualificação do profissional.

A média do salário inicial é de R$ 4.163,00 e as formações acadêmicas mais comuns são: Arquitetura e Urbanismo, Administração e Engenharia.

Quais competências desenvolver para ser um coordenador de projetos?

Ser coordenador de projetos exige soft skills bem desenvolvidas para lidar com todas as etapas do projeto, se relacionar com clientes, gestores, equipe e saber resolver imprevistos e conflitos.

Veja abaixo as principais competências de um coordenador:

Comunicação

Saber se comunicar bem é uma habilidade importante para este profissional, afinal ele vai se comunicar com todas as pessoas envolvidas no projeto, transmitindo as informações necessárias para que tudo seja desenvolvido como o esperado.

Além disso, terá que deixar o cliente informado sobre o andamento das etapas do projeto, que, em algumas situações, não será favorável. O grande desafio é manter a comunicação interna e externa de forma clara e objetiva, mesmo sob pressão.

Organização

A organização é primordial para este profissional, pois todo o projeto depende de suas decisões. Desde a divisão de metas, cronogramas e ações de cada membro para que o projeto seja finalizado dentro do prazo e do orçamento estipulado.

Liderança

Saber liderar é uma das habilidades exigidas de um coordenador de projetos. Facilitando o andamento das etapas e motivando os funcionários envolvidos. Responsável por criar um bom ambiente de trabalho, o líder incentiva o bom trabalho e está sempre aberto e disposto ao diálogo.

Agilidade e flexibilidade

Um bom coordenador de projetos deve ser ágil e flexível, pois, durante todo o projeto, muitos imprevistos podem acontecer e é necessário encontrar outras soluções para resolver os problemas.

A dinamicidade para mudar de direção e testar outras possibilidades é uma habilidade que faz a diferença no perfil desse profissional.

Negociação

O profissional deve saber negociar, pois lidará com os objetivos do cliente, o planejamento com a equipe e o orçamento da empresa, logo precisa persuadir e convencer para conseguir finalizar o projeto dentro do prazo.

Como dissemos anteriormente, um bom profissional precisa de soft skills bem desenvolvidas, como trabalho em equipe, empatia e inteligência emocional, para que a pressão não afete seu trabalho.

Formação / faculdade

Para se tornar um gerente de projetos, não há uma graduação específica. Profissionais de diversas áreas podem atuar nesta profissão, como gestão de pessoas, engenharia, arquitetura e urbanismo, finanças, administração, entre outros. Afinal, sua atuação depende do tipo de projeto que está em desenvolvimento na empresa.

Apesar de não haver uma graduação específica para coordenar projetos, existem especializações e cursos certificados voltados para quem deseja se especializar na área, como:

  • PMP — Profissional de Gerenciamento de Projetos;
  • CSM — Certificação de Scrum Master;
  • PMI-ACP — Gerenciamento Ágil de Projetos;
  • CAPM – Técnico Certificado em Gestão de Projetos.

As metodologias ágeis são muito utilizadas por gerentes de projetos, como a Scrum e a Kanban, por isso, se deseja começar nesta carreira, invista em cursos sobre essas ferramentas.

Se está em transição de carreira e pesquisando novas profissões para saber qual se encaixa no seu perfil, saiba mais sobre orientação profissional para te ajudar nesse processo. Até o próximo post!