A busca pela qualificação da decisão sobre a escolha de uma carreira pode se tornar uma jornada mais fácil quando você conta com o apoio de métodos como a orientação profissional.

Nela, um profissional designado te auxilia em uma jornada de entendimento e alinhamento entre suas capacidades técnicas, necessidades e expectativas com a real situação e panorama do mercado e alternativas dentro das organizações, diminuindo as chances de uma definição incorreta.

Então, se você está vivenciando esse momento de dúvida e deseja conhecer mais a fundo sobre essa opção, continue sua leitura e confira com o blog da Serasa Experian o que é a orientação profissional, qual sua importância, quem pode buscá-la e mais!

O que é orientação profissional?

A orientação profissional é uma metodologia cujo objetivo é o de auxiliar as pessoas na compreensão das escolhas e decisões técnicas relacionadas à carreira.

Ao longo desse processo, em sua maioria liderado por um psicólogo, são aplicadas atividades e questionamentos voltados para uma percepção mais clara do sujeito e da forma com que suas principais expectativas, qualificações, características, necessidades e conduta se alinham com as opções nas instituições e organizações.

Esse levantamento é o que permite apontar, com base em um alinhamento e entendimento das possibilidades e perspectivas do próprio mercado de trabalho, quais funções mais se encaixam no seu perfil e habilidades.

Qual a diferença entre orientação vocacional e profissional?

Ainda que sejam frequentemente confundidos, esses dois conceitos possuem focos e ações muito distintas.

Enquanto a orientação profissional direciona para uma visão técnica, real e prática do mercado de trabalho, a orientação vocacional tem um caráter mais preventivo e amplo.

Nela, dúvidas e temas relacionados ao autoconhecimento são trazidos à tona, direcionando para uma estratégia preventiva, que, por meio de informações e esclarecimentos, fortalece e ampara a tomada de decisão sobre áreas que mais se alinham com essa identificação.

Mas mesmo tendo propostas diferentes, tanto a orientação vocacional quanto a profissional podem, juntas, qualificar ainda mais o momento de escolha profissional, aumentando as chances de um reconhecimento positivo e de uma autorrealização.

Qual a importância da orientação profissional?

Hoje, o trabalho deixa de ser uma mera fonte de manutenção de existência e se torna também um campo onde você busca prazer e realização. Isso faz com que a gente passe a valorizar e considerar ainda mais essa escolha, que agora vem carregada também de um sentido muito pessoal.

E com um mercado de trabalho tão diverso e plural, a inserção de metodologias como a de orientação profissional surge como um apoio para pessoas que estão buscando encontrar o seu encaixe em meio à variedade de opções de carreiras.

Assim, ela te ajuda a considerar os seus desejos e necessidades, separando as expectativas externas e alheias à sua vontade e assegurando maiores chances de conquista e êxito no campo organizacional, por reconhecer e visibilizar afinidades!

Para quem a orientação profissional é indicada?

Não existe uma categoria única de pessoas para quem a orientação profissional seja indicada, logo, qualquer indivíduo pode colher benefícios ao realizá-la.

Em geral, vemos um número significativo de jovens adultos buscando essa ferramenta, por coincidir com o período final da formação básica e com o início da pressão e expectativa para o ensino superior.

Outra parcela que costuma recorrer a essa orientação é a de profissionais que se veem infelizes com a ocupação e demonstram um desejo de iniciar uma transição de carreira.

Mas, é possível também percebermos uma boa parte daqueles que, apesar de estarem satisfeitos com a escolha de área, desejam ser mais assertivos com o seu planejamento de carreira a longo prazo, e buscam nessa metodologia um auxílio que os ajude a qualificar essa trajetória.

Por fim, é possível identificarmos um nicho ainda reduzido, mas igualmente importante, de trabalhadores que recorrem à orientação profissional para se organizarem com relação ao fim do seu período de atividade, de modo que essa passagem seja feita de forma mais tranquila e bem estruturada.

Quem pode fazer a orientação profissional?

A principal categoria responsável por aplicar a orientação profissional é a de psicólogos. Entretanto, é possível encontrarmos também pessoas do campo da administração e pedagogia, sendo que não há uma formação específica exigida.

Em geral, todos esses profissionais compartilham de um direcionamento básico, que busca garantir uma compreensão aprofundada sobre questões da área de ensino brasileiro, legislação, mercado de trabalho, liderança, direitos constitucionais e ética.

Como ocorre a orientação profissional?

Não existe um modelo único a ser seguido. As sessões, que podem ser individuais ou coletivas, acontecem conforme sua demanda e sem um limite máximo de encontros.

Dentre os pontos abordados, estão as questões relacionadas ao autoconhecimento, metas e qualificações técnicas. A fase seguinte costuma envolver um aprofundamento sobre o mercado e de suas principais tendências, contando até mesmo com informações extraídas de colaboradores que já atuam no campo desejado, por exemplo.

Por fim, é aplicado um planejamento detalhado e completo sobre as principais discussões trazidas, fortalecendo o seu momento de decisão.

E então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre a orientação profissional? Pronto para dar esse passo em sua carreira? Acompanhe o blog da Serasa Experian para essas e outras informações e aproveite para descobrir ainda como montar o seu perfil profissional.

Até mais!