Quão ágil e simples é a sua gestão de carteira de crédito hoje? Esta é apenas uma das muitas perguntas que um profissional da área de crédito deve se fazer permanentemente. Isso porque é essencial se manter atento a novidades e tecnologias capazes de tornar esse trabalho mais eficiente.

Há muitas formas de pôr em prática a gestão de carteira. Isso vai desde a utilização de soluções pouco automatizadas, até sistemas sofisticados que fazem o cruzamento e a análise de grandes quantidades de dados. Entretanto, mesmo sistemas avançados podem demandar custos, infraestrutura, manutenção e integração.

Por isso, quando se fala em simplificar a gestão de carteira, nada é mais eficiente do que uma solução na nuvem, como o Ascend Insights, da Serasa Experian. Veja a seguir as muitas formas como ele pode tornar sua gestão muito mais descomplicada e, ao mesmo tempo, mais completa!

O que é o Ascend Insights?

Trata-se de uma solução totalmente na nuvem, por meio da qual você pode combinar as informações que possui sobre seus clientes com os dados de mercado da Serasa Experian. Com isso, passa a ter uma visão muito mais completa e atualizada da composição da sua carteira por meio de um dashboard intuitivo, através do qual pode testar diversos recortes e variáveis de risco.

Ao ter acesso a informações muito mais ricas e atualizadas, pode extrair insights extremamente importantes para avaliar a eficácia de suas políticas de crédito.

Leia mais:
Como ter segurança de dados na gestão de carteira?
Gestão de carteira: como escolher o parceiro ideal?
Gestão de crédito inteligente: qual o impacto na área de TI?

Por que o Ascend Insights simplifica a gestão de carteira de crédito?

Uma série de fatores fazem dessa solução uma poderosa ferramenta para gestão simplificada. Podemos destacar alguns!

Tecnologia na nuvem

O primeiro fator é poder contar com uma solução na nuvem. Isso significa que não é preciso se preocupar com custos de recursos técnicos e tecnológicos, como infraestrutura de sistemas, custos de manutenção, implementação de softwares e aquisição de dados para enriquecimento da base, por exemplo.

Tudo que é necessário fazer é reunir algumas informações cadastrais básicas de sua carteira e enviar ao Ascend Insights.

Dados enriquecidos

A Serasa Experian possui um dos bancos de dados mais completos da América Latina. São informações sobre centenas de milhares de empresas e milhões de consumidores. Todo esse poder de informação tem um peso relevante no modo como os dados de seus clientes serão cruzados com essa base robusta.

Na prática, ter essa combinação de informações permite que você entenda sua carteira não apenas do ponto de vista do relacionamento que tem com os clientes, mas do relacionamento desses clientes com o mercado.

Interface descomplicada

Se por trás da solução há uma complexa tecnologia de armazenamento e contextualização de dados, na sua interface isso se traduz em simplicidade e objetividade. Isso quer dizer que as diversas combinações e recortes possíveis são disponibilizados de forma fácil de entender e aplicar.

Isso acontece porque o desenvolvimento da solução se preocupou em oferecer uma experiência ágil e descomplicada ao usuário, de modo que pudesse ter à sua disposição ferramentas potentes, mas com usabilidade de fácil entendimento.

Custo otimizado

Em sua versão light, a solução permite que seus recursos sejam utilizados para entendimento do perfil da carteira sem qualquer custo para o usuário. Assim, é possível, por exemplo, saber a composição da carteira por faixa de score e conhecer seu grau de risco.

Digamos que descubra em um recorte que 30% da carteira apresenta risco elevado de inadimplência. Com essa informação, escolhe adquirir os dados completos apenas dessa parte da carteira, de modo que possa não apenas saber quem são esses clientes, mas também outras informações relevantes para atuar sobre eles e ajustar suas condições de crédito.

Ao ter a opção de pagar apenas pelos dados que precisa, o Ascend Insights otimiza o custo de gestão de carteira.

 

Por que o Ascend Insights melhora a qualidade da gestão de carteira?

Mais do que simplificar, o Ascend Insights melhora a qualidade da gestão. E isso acontece porque a solução entrega também inteligência de dados, como é explicado a seguir.

Analytics: ciência de dados embutida

Cruzar dados não é apenas juntar duas ou três informações. Ao utilizar a solução, ganha-se acesso a avançadas técnicas de analytics desenvolvidas pelos estatísticos e cientistas de dados da Serasa Experian.

Isso influencia na qualidade da estruturação, análise, cruzamento, contextualização e apresentação dos dados. Assim, por trás de cada funcionalidade da solução há uma robusta tecnologia de inteligência de dados.

Dados do Cadastro Positivo

Outro elemento que potencializa os dados utilizados pelo Ascend Insights são os dados do Cadastro Positivo. Além de trazer informações completas sobre o comportamento de pagamento de pessoas e empresas, os dados positivos também são atualizados a cada 10 dias.

Isso garante que as informações que alimentam toda tecnologia e inteligência embarcada na solução sejam mais eficazes em representar o cenário de risco e também suas tendências, o que significa análises mais precisas.

Com tantas vantagens, a gestão de carteira de crédito feita com o Ascend Insights se torna muito mais completa e ágil. Essa agilidade vem da simplicidade de utilização, que, mesmo sendo descomplicada, não deixa de ser eficiente e robusta no seu poder de gerar insights para a decisão de crédito.