Já ouviu falar do Clubhouse? Trata-se de uma nova rede social, bem diferente das tradicionais Facebook e Instagram, por exemplo. Diferente porque o app é exclusivo para conversas por áudio. E é exatamente por isso que ele vem chamando a atenção de empreendedores, que buscam nesse novo espaço conhecimento, troca de aprendizados e networking.

O Clubhouve foi criado há aproximadamente um ano, tem cerca de 6 milhões de usuários e já é avaliado em US$ 1 bilhão. Interessou? O problema é que só é possível se tornar um usuário se você receber um convite de alguém que já esteja usando o Clubhouse. Mas usando como? O que que essa nova rede social tem de tão especial?

Os usuários acessam salas e podem ou falar ou apenas ouvir conversas de outras pessoas. Não há curtidas, compartilhamentos ou textos. As conversas também não são gravadas ou transcritas. É como se você acessasse debates que antes você poderia ver em eventos de grande porte.

Cadastre-se de graça e conheça as soluções da Serasa Experian para a sua empresa

Resumidamente, o Clubhouse é uma rede social de conversas e debates, que permite a criação de salas de bate-papo com duração pré-determinada e sobre temas específicos, sendo que todas as interações acontecem por áudios e ao vivo, sem fotos ou vídeos. Além disso, não é possível gravar o que acontece lá.

Há três tipos de salas:

  • Salas públicas, em que qualquer membro pode entrar;
  • Salas sociais, que são menores e restritas às pessoas que o criador da sala segue;
  • Salas privadas, em que o usuário pode controlar quem entra ou sai.

Troca de experiências, network e possíveis investidores

Para empreendedores de pequenas e médias empresas, a grande vantagem de usar o Clubhouse é possibilidade de trocar experiências e aprendizados com outros empreendedores, sejam eles do Brasil ou de outros países. É possível ouvir discussões e/ou participar sobre debates relacionados, por exemplo, a técnicas de gestão empresarial, lançamento de novos produtos ou até mesmo dicas de como aumentar o alcance da sua empresa para novos clientes.

Há relatos de usuários que já presenciaram conversas com Mark Zuckerberg (Facebook), Elon Musk (Tesla e SpaceX), Oprah Winfrey (apresentadora), Caetano Veloso (cantor e compositor) e até grandes empresários do Vale do Silício. Inclusive, um dos pontos destacados por usuários é a possibilidade de ter “encontros” casuais, não marcados, com pessoas que podem aumentar o seu network e até mesmo possíveis investidores.

Por enquanto, no em tanto, além da necessidade de receber um convite para participar da rede, o app só está disponível para dispositivos iOS, o sistema operacional dos celulares da Apple.