Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

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Veículos | Cadastro Positivo

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Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

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No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

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No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Selo SSL: o que é, para que serve e qual é a importância

Descubra para que serve o selo SSL e qual é a importância dele para trazer mais segurança para o seu site! Leia gratuitamente!

Selo SSL: o que é, para que serve e qual é a importância

Sabe o que é o selo SSL? Trata-se de um recurso de segurança capaz de criptografar as informações enviadas do navegador para o servidor e vice-versa. Apesar de ser uma tecnologia bastante antiga, o SSL ainda é muito importante para a segurança da internet. Muitos negócios, porém, ainda não contam com o recurso, e isso representa uma grande vulnerabilidade tanto para os usuários quanto para os próprios sites. Neste artigo, vamos explicar o que é o selo SSL, para que serve e qual a sua importância. Além disso, daremos algumas dicas sobre como identificar se um site possui um certificado SSL válido e como você pode proteger melhor suas informações on-line.

O que é o selo SSL?

Um certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança que permite uma via segura de comunicação entre o usuário e o servidor, protegendo as informações de quem utiliza o site. Para isso, é utilizada a criptografia da camada de conexão, o que faz com que informações confidenciais, como nomes de usuário, senhas e números de cartão de crédito, sejam enviadas por meio de um canal seguro. Esse certificado é muitas vezes conhecido como selo SSL, pois os sites que o possuem podem mostrar um selo de segurança. O alerta gráfico na barra do navegador é adicionado para informar aos usuários que todos os registros enviados são criptografados e seguros.

Para que serve o selo SSL e como ele funciona?

O certificado SSL é um poderoso aliado do empreendedor na construção de um site seguro, criando uma conexão protegida para que servidor e browser possam trocar informações. Mas como ele funciona na prática? Quando um usuário visita o site, o servidor envia o certificado para o navegador. O navegador, por sua vez, verifica se o certificado é válido e, se for, estabelece uma conexão segura.

Como o certificado SSL se comporta?

Usando a tecnologia de criptografia, o algoritmo do certificado SSL conta com duas chaves assimétricas: a pública e a privada:

  • a chave pública é aquela que o servidor envia para o navegador. Ela é usada para criptografar todas as informações, como imagens e arquivos, enviadas do navegador para o servidor;
  • a chave privada, por outro lado, é usada para descriptografar as informações que o servidor recebe do navegador.

Para garantir a segurança dos usuários, o certificado SSL lança mão de um algoritmo que verifica se a conexão é realmente com o servidor certo. Se o servidor não for reconhecido por ele, a conexão não será estabelecida. Isso ajuda a prevenir possíveis ataques de phishing, nos quais criminosos tentam obter informações confidenciais dos usuários.

Quais os tipos de certificado SSL?

Existem três principais tipos de certificado SSL: o certificado de domínio, o certificado de organização e o certificado estendido.

Certificado de domínio

É o mais básico e mais utilizado. Ele verifica se o domínio existe, se está registrado e se foi emitido por uma autoridade de certificação confiável, garantindo segurança contra fraudes e acessos não autorizados. Além disso, também pode ser usado para confirmar a veracidade do nome do domínio. Por ter uma emissão rápida e um custo acessível, é recomendado para blogs pessoais ou sites de menor porte.

Certificado da organização

O certificado de organização, por outro lado, fornece informações sobre a organização por trás do domínio. Por esse motivo, ele é muito importante para aumentar a confiabilidade do site, sendo útil especialmente para e-commerces e organizações de médio porte que precisam trocar informações com o público.

Certificado estendido

Por fim, o certificado estendido fornece informações adicionais sobre a organização, como endereço, nome do proprietário etc. Das três, esta é a opção mais completa, pois, além dos recursos dos outros tipos de certificado, ele também faz uma avaliação mais profunda do site e da empresa. Um dos recursos do certificado ou da validação estendida é a exibição do nome da empresa antes da URL na barra de navegação do browser. Essa função tem um grande potencial de gerar ainda mais credibilidade e aumentar a força da marca na web.

Qual é a importância de ter um certificado SSL?

Mais do que um recurso técnico, o certificado SSL é uma ferramenta muito importante que gera vantagens competitivas para o negócio. Veja só!

Traz confiança

Além de garantir que os dados são seguros, um site com certificado SSL também se torna mais confiável para os usuários. Isso porque o usuário que sabe o que é o selo de segurança entende que não há nenhuma possibilidade de invasão ou vazamento de dados, reduzindo casos de fraudes. Assim, o certificado SSL ajuda a criar uma relação de confiança entre o site e os clientes, o que pode ser crucial para o sucesso de uma empresa.

Possibilita os pagamentos eletrônicos

O certificado SSL também é necessário para realizar pagamentos eletrônicos de forma segura. Isso porque, como vimos, o recurso garante que os dados de transação compartilhados entre servidor e navegador sejam criptografados, tornando muito mais difícil para terceiros interceptar ou acessar essas informações. Isso inclui:

  • senhas;
  • números de cartão de crédito;
  • endereços de e-mail;
  • números de telefone;
  • endereços de entrega.

Vale ressaltar que as operadoras de cartão de crédito só permitem que sejam realizadas compras em sites que contêm com o certificado SSL ativo. Então, se você tem ou deseja ter uma loja on-line, instalar o recurso é fundamental.

Vende mais

Os usuários sentem mais segurança e confiança ao fazer compras em uma loja virtual que possui o selo de segurança do site. Ele traz mais credibilidade para o negócio, pois esse certificado é um pré-requisito para qualquer compra na internet. Como consequência, é natural que você consiga vender mais.

Contribui para o SEO

O certificado SSL é importante para garantir a segurança de um site, mas também para melhorar o SEO. Desde 2018, o Google classifica sites sem SSL como não seguros, enquanto aqueles que usam o recurso são ranqueados mais altos nos resultados de pesquisa.

Como obter um certificado SSL?

A aquisição de um certificado SSL é relativamente fácil. É obtido por meio de organizações que o emitem e fornecem orientações para a instalação. Se você escolher uma empresa de certificação de confiança, como a Serasa Experian Certificado Digital, terá a opção de escolher o tipo certo de certificado para o seu site, além de obter instruções detalhadas sobre como instalar o recurso. Além disso, a Serasa Experian também oferece suporte técnico para ajudar a instalar o certificado e verificar se tudo está funcionando corretamente. Dessa forma, você pode ter certeza de que o seu site está completamente seguro e pronto para receber visitantes. O Certificado SSL é uma ferramenta essencial para qualquer site na web, pois garante que as informações trocadas entre servidor e navegador são seguras. Agora que você entendeu o que é o selo SSL, não deixe de implementar o recurso para estar apto a oferecer pagamentos eletrônicos, melhorar o SEO e tornar seu site mais seguro e confiável. Acesse nosso portal e adquira já o seu Certificado SSL!

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