Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

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Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

O que é gestão de crise? Saiba quais são os pilares e como fazer

A falta de um plano de contingência para lidar com ameaças pode resultar em sua ruína. Saiba a importância de uma gestão de crises!

O que é gestão de crise? Saiba quais são os pilares e como fazer

A gestão de crises é uma parte fundamental da estratégia de qualquer empresa. Ela não apenas controla os impactos de uma crise, mas ajuda a preservar os valores fundamentais do negócio, proporcionando ações mais rápidas e eficientes. Neste post, vamos falar sobre o que é gestão de crises e como funciona, além de mostrar o que faz parte dela e qual a sua importância. Vem com a gente pra saber mais!

O que é gestão de crises?

Gestão de crises é o processo de identificar, avaliar, preparar e gerenciar crises que podem afetar a reputação e/ou os resultados de uma organização. O objetivo é minimizar os efeitos de adversidades e ajudar a empresa a se recuperar. O processo envolve preparação, monitoramento, implementação e avaliação de planos de preparação para mitigar o impacto da crise.

Qual é a importância da gestão de crises?

A gestão de crises é uma forma importante de garantir que os impactos de eventos sejam minimizados e que as empresas se recuperem rapidamente. Entenda melhor esses ganhos.

Redução de impactos

É verdade que uma boa gestão de crises não impede necessariamente que um problema se instaure, mas pode fornecer à empresa recursos para atenuar quaisquer consequências caso a crise se concretize.

Rapidez na tomada de decisão

A gestão de crise é um processo que consiste em identificar e avaliar os riscos, estabelecer um plano de contingência e definir ações para minimizar os impactos de uma crise. Por exemplo, se o risco for corte no fornecimento de energia, é importante que a empresa tenha um plano de contingência para garantir o fornecimento de energia durante a crise, como geradores e backups. A contabilidade digital, por exemplo, adota ferramentas que resguardam dados de usuários e processos.

Preservação da reputação da empresa

Ao adotar medidas preventivas e preparar planos de contingência, a empresa mostra aos seus stakeholders que ela está preparada para enfrentar crises e empenhada em preservar os valores e os princípios fundamentais do negócio. Um escritório de contabilidade pode arruinar sua reputação se perder dados ou deixar informações dos clientes vazarem na internet. Por isso, precisa implementar ações para evitar esse problema.

Como fazer uma boa gestão de crises?

Agora que você entendeu tudo o que está envolvido na gestão de crises e seu impacto no negócio, separamos algumas dicas que vão ser úteis no seu planejamento. Confira!

Analise a raiz do problema

A gestão de crise é um processo que envolve identificar e avaliar os riscos que a empresa enfrenta, considerando a probabilidade de ocorrência e o impacto. É necessário levantar informações sobre os riscos e realizar uma análise aprofundada para entender melhor a raiz do problema, priorizar os riscos e calcular o custo de preparação para cada um para saber se é melhor investir em prevenção ou se preparar para lidar com a crise quando ela ocorrer.

Alinhe os objetivos

A gestão de crise é importante para que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos estabelecidos. É necessário realizar reuniões com o intuito de discutir a importância da gestão de crises e estabelecer mecanismos de comunicação para que todos os envolvidos estejam informados sobre os riscos e possíveis ações a serem tomadas.

Elabore planos de contingência

Por fim, é importante desenvolver planos de contingência para lidar com cada um dos riscos identificados. Esses planos devem incluir ações preventivas, de resposta e de recuperação para cada tipo de risco. Além disso, é importante que eles sejam testados periodicamente a fim de garantir que estejam atualizados e prontos para uso.

Quais erros evitar?

Embora a gestão de crises seja uma etapa importante para qualquer empresa, há alguns erros comuns que devem ser evitados. Os principais incluem:

  • negação de problemas;
  • falta de preparação para eventos inesperados;
  • falta de comunicação interna e externa;
  • falta de capacitação dos funcionários para lidar com crises;
  • decisões precipitadas e baseadas apenas nos interesses imediatos da empresa.

A gestão de crises é parte importante da estratégia de qualquer empresa. É importante entender como realizá-la para obter os melhores resultados. Ficar a par das principais etapas e dos erros que devem ser evitados e acompanhar as tendências aumenta as chances de sucesso. Sabia que uma crise pode se transformar também em uma oportunidade? Leia o artigo que produzimos sobre o assunto e descubra como!

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