Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

PME

Você conhece seu limite de crédito? Te ensinamos a analisar!

O limite de crédito de uma empresa é muito mais importante do que muitos imaginam. Para provar, preparamos este artigo para tratar desse tema. Confira!

Você conhece seu limite de crédito? Te ensinamos a analisar!

Talvez este não seja um ponto amplamente difundido no meio empresarial, mas o limite de crédito de uma empresa é um fator determinante para o seu sucesso. Hoje, é difícil que um negócio (sobretudo os de pequeno porte) disponha de capital suficiente para arcar com as suas demandas básicas — como pagamento de contas, funcionários e fornecedores — e ainda investir no seu crescimento. Nesse contexto de orçamento limitado, muitas vezes a saída encontrada pelo empresário é ir em busca de crédito no mercado. Assim, dispor de um bom limite de crédito, na prática, é o que viabiliza o crescimento da empresa. Por exemplo, o acesso ao crédito pode facilitar novos investimentos, permitir a ampliação das atividades e do capital de giro, ou até mesmo ser útil para tirar o negócio de situações difíceis. E você, conhece o limite de crédito da sua empresa? Preparamos este artigo para tratar desse assunto e ensinar você a analisar esse limite. Acompanhe!

O que interfere no limite de crédito da sua empresa?

O limite de crédito empresarial é um reflexo da situação financeira da empresa aos olhos do mercado. A lógica é: quanto melhor for essa situação, maior será o limite de crédito — embora existam muitos outros fatores capazes de interferir no cálculo. É o mercado que precisa ter conhecimento sobre a saúde financeira do seu negócio. Isso é feito especialmente por meio das instituições financeiras, com base em dados como:

  • históricos de compras e pagamentos;
  • capital social da empresa;
  • fontes de financiamento;
  • contratos financeiros anteriores;
  • pendências e restrições no mercado;
  • índice de endividamento;
  • score de crédito;
  • performance financeira, além de outros pontos que sejam capazes de demonstrar a solidez do negócio e a sua capacidade de honrar dívidas.

Nesse sentido, pode acontecer de uma empresa apresentar finanças equilibradas, estar bem-estruturada, mas não dispor de um histórico de operações financeiras no mercado. Na prática, a ausência desse histórico pode acender um sinal vermelho para os bancos, pois dificulta a avaliação dos riscos — e isso acaba por interferir negativamente no cálculo do limite e na concessão de crédito.

Como entender melhor o limite de crédito do negócio?

O limite de crédito de uma empresa pode variar bastante de uma instituição financeira para outra. Isso acontece porque cada uma faz sua análise de forma particular, considerando critérios próprios e levando em conta o risco que está disposta a assumir em troca da remuneração dos juros. Não é possível fazer um cálculo exato do limite de crédito. Entretanto, a empresa pode realizar uma autoavaliação e entender se a sua situação atual contribui mais ou menos para ter acesso a um bom crédito, antes mesmo de solicitá-lo. Para isso, o ponto de partida é a análise da situação financeira do negócio.

Análise da saúde financeira

Essa análise é primordial e deve anteceder qualquer pedido de concessão de crédito. Quando o negócio dá indicativos de que está com as finanças em desordem ou com dívidas em aberto, o acesso ao crédito se torna mais restrito. Os bancos e financeiras entenderão que há um risco maior na liberação do crédito e, por isso, podem dificultar o acesso ou praticar altas taxas de juros.

Regularidade

A regularidade da empresa também tem muito a dizer sobre a sua performance de crédito no mercado. O negócio que está devidamente constituído, com toda documentação em ordem e cumprindo com rigor suas obrigações, com certeza tem muito mais condições de acesso ao crédito do que as empresas irregulares. Para o acesso ao crédito, são muito importantes o cumprimento de obrigações acessórias, a execução correta de expedientes fiscais e o monitoramento do CNPJ. Documentos como a declaração de IRPJ, DRE e Balanço Patrimonial, por exemplo, oferecem uma visão confiável sobre a saúde do negócio. Isso é um subsídio informativo valioso para que instituições financeiras concedam limites maiores.

Meu limite está baixo. Como melhorar?

O limite de crédito é um atributo dinâmico. Ou seja, ele pode aumentar ou diminuir conforme a empresa passe mais ou menos segurança ao mercado. Assim, se o seu negócio apresenta um limite reduzido, é possível assumir determinadas posturas para melhorar a imagem financeira da empresa — e, consequentemente, aumentar o limite de crédito. A seguir, listamos algumas ações que podem fortalecer o seu crédito. Confira!

Manter uma boa gestão financeira

Dispor de uma gestão financeira, sem dúvida, pode evitar vários problemas para qualquer negócio. Com ativos e passivos em ordem, fica muito mais fácil entender a dinâmica de operações da empresa, evitando que ela atrase pagamentos, assuma riscos desnecessários ou contraia dívidas.

Efetuar o pagamento de contas nas datas de vencimento

O pagamento de contas na data correta também é uma ação capaz de interferir no limite de crédito de uma empresa. A pontualidade nos pagamentos demonstra boa organização financeira, além de compromisso com as obrigações e com a saúde do negócio. Como o mercado tem acesso aos dados de pagamento de faturas, boletos, duplicatas e outros títulos, é fundamental priorizar a quitação deles sempre na data certa. Do contrário, o score de crédito da empresa pode reduzir, assim como o limite.

Desenvolver um bom relacionamento com o mercado

Vivemos na era da informação, um período em que dados trafegam a todo momento e informações são compartilhadas por diferentes empresas e órgãos governamentais. Por isso, o relacionamento com o mercado é um dos atributos mais importantes para a performance de crédito de uma empresa. Nesse cenário, o histórico da empresa conta muito. A sua relação com instituições públicas e privadas está a todo tempo gerando dados, estatísticas e informações capazes de pesar positiva ou negativamente em vários aspectos — em especial no financeiro. Assim, é primordial que o negócio tenha postura altamente profissional, honrando seus compromissos, cumprindo a legislação e as demais obrigações que recaem sobre as suas atividades. Isso fortalece a sua credibilidade e só faz melhorar o limite de crédito. Vimos que o limite de crédito de uma empresa é um quesito essencial no cenário atual. Esse limite pode ser a base para o desenvolvimento do negócio e abrir portas para novas oportunidades e investimentos, aumentando sua competitividade. E o primeiro passo para melhorar o limite de crédito da sua empresa é analisá-lo e conhecer as variáveis que podem interferir nele. Agora que você já entendeu a importância do limite de crédito para a sua empresa, não pare por aqui. Baixe o nosso guia completo para otimizar a saúde do seu negócio e aprenda mais sobre esse tema também!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Entenda o que é monitoramento em tempo real, detecte fraudes e bloqueie ações maliciosas! Confira o conteúdo no blog da maior Datatech do país.

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Confira como o gerenciamento de riscos fortalece a proteção do seu e-commerce com sistemas antifraude! Entenda mais detalhes no nosso blog.

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Descubra como um sistema antifraude pode reduzir perdas, proteger seu faturamento e fortalecer a confiança dos clientes. Acesse e confira!

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

Descubra quais são os 15 maiores influenciadores de RH no LinkedIn e inspire-se com dicas valiosas sobre gestão, diversidade e inovação!

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

A segurança é o segredo para aumentar a conversão do e-commerce: proteja dados, reduza fraudes e aumente a confiança no checkout! Confira no blog.

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Descubra como o Raio-X PME ajuda pequenas e médias empresas a tomar decisões estratégicas, analisando indicadores econômicos e reduzindo a imprevisibilidade.