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- Qual a importância das parcerias com empresas de confiança?
- O que é a avaliação de fornecedores?
- Preço
- Prazos de entrega e pagamento
- Qualidade do serviço
- Credibilidade da empresa no mercado
- Quais pontos devem ser avaliados?
- Como o Monitore Clientes pode ajudar?
- Quais os impactos da avaliação para o negócio?
- Redução de custos
- Eficiência melhorada
- Consolidação da cadeia de suprimentos
Qual a importância das parcerias com empresas de confiança?
Gerir a cadeia de suprimentos de uma empresa é um processo complexo. Nessa gestão, estão englobados diferentes itens:- alguns, de pouco volume, mas de alto valor agregado;
- outros, importantes e caros, que impactam a produção;
- aqueles de baixo custo e fáceis de comprar, mas com grande volume sobre o todo;
- alguns de baixo custo e pouco impacto financeiro, mas com risco de não fornecimento.
- redução de tempo com solução de problemas e imprevistos;
- menor necessidade de reuniões e ajustes;
- mais inovações em processos e produtos;
- maior eficiência e qualidade nas entregas etc.
O que é a avaliação de fornecedores?
Cada empresa tem seu processo particular de selecionar fornecedores. Mas é preciso que esses parâmetros sejam definidos e validados, de forma que todos os parceiros passem pelos mesmos critérios. Existem pelo menos quatro pontos que devem ser verificados. Veja-os, a seguir!Preço
O preço é fator básico: ele impacta diretamente seus custos de produção. Assim, quanto menor, melhor. Mas é importante salientar que esse preço não deve comprometer a qualidade do que está sendo entregue. Por isso, ele deve estar interligado a um critério de qualidade, definindo um volume de defeitos máximo aceito por lote de entrega, mesmo que a avaliação seja feita por amostragem. A pesquisa de preço junto à concorrência deve mostrar que o valor definido pelo fornecedor está equiparado ao de mercado, nem muito acima ou muito abaixo. No primeiro caso, comprometeria sua margem de lucro e, no último, colocaria em dúvida a qualidade do produto.Prazos de entrega e pagamento
O prazo de entrega precisa ser suficiente para atender à sua necessidade de produção e aos prazos que você pratica junto aos seus clientes. Além disso, ambos — prazos de entrega e pagamento — influenciam diretamente os resultados de sua empresa, pois fazem parte de seus ciclos econômico, operacional e financeiro. Vão impactar seus prazos de produção, entrega e recebimento, podendo afetar o equilíbrio financeiro da empresa.Qualidade do serviço
Como dito, a qualidade precisa estar amarrada no contrato, definindo qual o percentual de defeitos aceito nas entregas. Caso contrário, você pode sofrer com um volume de desperdício muito grande e ter a imagem da empresa completamente desgastada junto ao cliente final, já que terá suas produções afetadas por produtos de baixa qualidade.Credibilidade da empresa no mercado
Esse quesito é muito importante. Um fornecedor instável no mercado, também põe sua empresa em risco. Imagine que você está recebendo produtos de um fornecedor, e ele é o único a produzir esse item. Caso ele esteja em dívida com os fornecedores dele, pode ter dificuldade em obter as matérias-primas necessárias para a produção. Com isso, não conseguirá manter as entregas em dia. Além disso, ele pode sugerir variações de preço, de prazos de entrega ou formas de pagamento, subitamente, por estar passando por dificuldades financeiras. De toda forma, a instabilidade do fornecedor arrisca a rotina e a imagem da empresa-cliente perante o mercado. Por isso, quanto mais estratégico um fornecedor, maior a necessidade de consultar seu CNPJ.Quais pontos devem ser avaliados?
Você, possivelmente, já passou por uma situação de escolher um fornecedor que parecia perfeito durante a negociação: era comprometido, organizado, explicava tudo em detalhes e dominava o assunto. Mas, na hora da prática, o sonho virou pesadelo. Por isso, é imprescindível fazer uma avaliação prévia do fornecedor, antes de tornar essa parceria oficial. Existe uma metodologia muito útil para isso, chamada 10 C’s de Ray Carter para avaliação de fornecedores. Esses C’s são uma lista de verificação sob diferentes perspectivas. Veja:- competency (competência) — pergunte a outros clientes sobre a competência do fornecedor;
- capacity (capacidade) — avalie a capacidade de atender às demandas da sua empresa e de se adaptar a mudanças de volume de entregas rapidamente, caso necessário;
- commitment (compromisso) — veja se ele é confiável para relações de longo prazo;
- controle (controle) — confira o quanto ele conhece sobre suas políticas, processos e cadeia de suprimentos;
- cash (dinheiro) — veja se ele está em boas condições financeiras. Observar os relatórios de crédito é útil nessa avaliação;
- cost (custo) — faça essa análise em conjunto com outros fatores;
- consistency (consistência) — avalie se o fornecedor utiliza processos e procedimentos padronizados para garantir consistência em suas entregas;
- culture (cultura) — confira a missão, visão e valores de sua empresa;
- clean (limpeza) — saiba mais sobre a reputação com pessoas e nos negócios, além de adesão às leis e preservação do meio ambiente;
- communication (comunicação) — veja a acessibilidade do fornecedor: meios de contato, no dia a dia e em momentos de crise e emergência.
Como o Monitore Clientes pode ajudar?
O Monitore Clientes é uma solução da Serasa Experian que ajuda a monitorar a sua carteira de clientes e fornecedores. Ele é essencial para dar suporte à tomada de decisão preventiva, evitando dores de cabeça comerciais. Você receberá um alerta sempre que um fornecedor sofrer alguma alteração no cadastro, como anotações de inadimplência. Alguns dos benefícios são:- monitorar até 100 documentos, abrangendo uma ampla carteira de fornecedores;
- receber alertas por e-mail, sem que você tenha que se preocupar em fazer consultas;
- visualização e detalhamento de dívidas vencidas e negativadas;
- visualização e detalhamento de protestos, ações judiciais, cheques sem fundos, falências e recuperações judiciais;
- detalhamento de alterações cadastrais, etc.