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SerasaJUD

SerasaJUD
Autonomia e agilidade para executar suas ações direto na nossa base de dados. Agil, prático e intuitivo
Principais benefícios
Principais benefícios

Principais benefícios

O que posso
fazer?
O que posso fazer?

O que posso
fazer?

O SerasaJud facilita a tramitação de ofícios entre o Poder Judiciário e a Serasa Experian. A ferramenta permite o encaminhamento de ordens judiciais por meio eletrônico, para agilizar e otimizar a prestação de informações à Justiça.

Todo e qualquer tipo de ordem judicial passível de atendimento pela Serasa Experian pode ser enviada através do SerasaJud: inclusão/baixa de anotação, revogação de ordens anteriores, solicitação de informações históricas e de eventuais endereços constante em nossa base de dados, entre outros – sem qualquer tipo de restrição.
Canais de
atendimento
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Canais de
atendimento

Tutoriais e Vídeos
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Perguntas frequentes:

Perguntas frequentes:

O SerasaJud é uma ferramenta e um canal de uso exclusivo dos Tribunais e abrange três perfis de usuários: Dirigente, Magistrado e Servidor Designado. A distinção dos perfis é necessária, tendo em vista a atividade que cada um desempenha na Unidade Judiciária, havendo desmembramento para liberação do acesso de cada um. Todos os perfis têm acesso para envio de ordens judiciais, no ambiente de Cadastro de Ofícios, bem como para Inclusão de Dívida Processual e Consulta de Endereço, no ambiente automatizado.
A Serasa Experian é quem realiza o cadastro de todos os servidores, e a solicitação deve ser realizada por e-mail institucional.

Caso não tenha cadastro ou precise atualizar alguma informação, basta encaminhar uma solicitação via e-mail, informando os seguintes dados:

Perfil 1. DIRIGENTE: Servidor responsável pela Vara (Diretor/Escrivão/Chefe de Secretaria etc.) – apenas um por Unidade
Nome:
CPF:

Perfil 2. MAGISTRADO: Juiz
Nome:
CPF:

Perfil 3. SERVIDOR
Nome:
CPF:

Comarca:
Vara:
E-mail institucional da Vara:
IMPORTANTE: nos casos de cadastro de servidor designado, é sempre necessário o envio dos dados do Magistrado.

Para o Magistrado realizar o cadastro, é necessário selecionar a opção “Servidor Designado” no menu inicial. Ao digitar um número de CPF e clicar no ícone “lupa”, o campo “nome” se abrirá para ser preenchido. Uma vez preenchido o nome do servidor e selecionado o campo “Acesso Autorizado”, basta clicar em “Gravar Dados” e imediatamente o usuário cadastrado passará a ter acesso ao SerasaJud vinculado ao Magistrado.

Para acessar o SerasaJud, é necessário atender aos seguintes requisitos: - Estar devidamente cadastrado e vinculado a uma Unidade; - Dispor de Certificado Digital válido e devidamente inserido na máquina; - Utilizar, exclusivamente, o navegador Google Chrome.
O acesso ao SerasaJud deve ser realizado pelo link https://www.serasaexperian.com.br/serasajud. Não serão disponibilizados login e senha para acesso ao SerasaJud. Ao clicar no link indicado, o sistema irá solicitar somente a senha da certificação digital selecionada. Por questões de segurança, o uso de Certificado Digital é obrigatório. Assim, é necessário que ele esteja conectado à máquina e dentro do prazo de validade. Antes de acessar a ferramenta, o usuário deverá selecionar o ambiente apropriado para o cumprimento da determinação judicial. Para facilitar o entendimento, tenha em mente que as ordens de Inclusão de Dívida Processual e Consulta de Endereço deverão ser enviadas em um ambiente específico e as demais determinações judiciais deverão ser encaminhadas no ambiente de Cadastro de Ofícios.
Segue o passo a passo resumido para o cadastro de ofícios:

No menu lateral esquerdo, selecione a opção "Cadastrar Ofício":
  1. Inserir o nº do processo e clicar no ✓ verde ao lado do campo;
  2. Preencher os demais campos referentes às informações do processo;
  3. Clicar em ‘Gravar Processo’;
  4. Clicar em ‘Incluir Ofício’;
  5. Selecionar o prazo de atendimento da solicitação;
  6. Preencher a ‘descrição da ordem’;
  7. Adicionar sobre quem recai a ordem;
  8. Anexar um arquivo/ofício é opcional;
  9. Clicar em ‘Concluir’.
A funcionalidade “Buscar Ofícios” permite que o usuário pesquise todas as solicitações cadastradas em sua Unidade, podendo filtrar a pesquisa por número de solicitação, processo, status e/ou período. A busca também pode ser realizada de forma genérica, sem a necessidade de indicar qualquer filtro. Nessa funcionalidade, também é possível acompanhar o status de atendimento das solicitações cadastradas para controle. A solicitação cadastrada percorre os seguintes status: "Aguardando envio": o usuário acabou de cadastrar o documento, que está na fase de integração entre os sistemas. O ofício mudará automaticamente para o status “Em atendimento”. É normal o documento ficar com esse status por até, no máximo, um dia. Caso esteja há mais tempo, é necessário verificar o motivo com a equipe de apoio ao SerasaJud. "Em atendimento": o ofício foi recebido pela Serasa Experian e já está em atendimento. "Finalizado": o ofício foi atendido e já é possível acessar a resposta.
Para incluir uma ação, será necessário preencher os dados referentes ao processo que determinou a negativação do devedor. Todos os campos apresentados são de preenchimento obrigatório e serão automaticamente enviados ao cadastro de inadimplentes da Serasa Experian.

IMPORTANTE: informamos que não há necessidade de cadastrar mais de uma solicitação para o mesmo processo; durante a elaboração do pedido, será possível adicionar todas as pessoas sobre as quais recai a ordem.
Para cadastrar uma ordem de Consulta de Endereço, é necessário preencher os dados referentes ao processo que determinou a busca. Todos os campos são de preenchimento obrigatório e serão utilizados como formalização da ordem judicial. Após preencher o nome e o CPF/CNPJ de quem será consultado, clique em “Adicionar”. Caso conste na ordem mais de um documento a ser consultado, preencher os campos e clicar em “Adicionar” o quanto
necessário.

IMPORTANTE: só poderá ser gerada Consulta de Endereço para os documentos determinados na ordem
judicial relacionada ao processo preenchido no início do cadastramento.
A consulta e o download da carta ficarão disponíveis na opção “Ordens Cadastradas”. Todas as ordens de Inclusão de Dívida Processual e Consulta de Endereço enviadas à Serasa Experian pelo SerasaJud constarão na opção “Ordens Cadastradas”. Por meio dessa opção, é possível consultar todas as ordens cadastradas pela vara, bem como seu status de atendimento e carta-resposta.
O Erro 403 está relacionado à permissão para acesso ao link da aplicação SerasaJud. Por gentileza, solicite verificação à equipe de TI do Tribunal, a fim de constatar se há algum impedimento para acesso ao link: https://www.serasaexperian.com.br/serasajud ou se há falha no reconhecimento da certificação digital.

Ademais, por gentileza, efetuar o seguinte procedimento de limpeza de cache:
  1.  Abra o Chrome;
  2. No canto superior direito, clique em “Personalizar e controlar o Google Chrome”;
  3.  Selecionar “Mais ferramentas / Limpar dados de navegação”;
  4. Na parte superior da tela, selecionar “Todo o período”;
  5. Marcar as caixas ao lado de "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
  6. Clicar em “Limpar dados”;
  7. Reiniciar a máquina e tentar acesso pelo link www.serasaexperian.com.br/serasajud
Nos casos de indisponibilidade de carta-resposta, pedimos a gentileza de encaminhar um e-mail especificando o problema e informando o número completo do processo (Numeração CNJ com 20 dígitos). A resposta será encaminhada por e-mail de forma excepcional.
Informamos que o sistema está apresentando essa inconsistência, que faz constar o nome do Dirigente no campo “Nome do Juiz”, na tela de “Cadastrar Ofício”. O mesmo não ocorre com o perfil dos “Servidores Designados”. Esclarecemos ainda que essa inconsistência não interfere nos processos de envio, recebimento, cumprimento e respostas das ordens judicias cadastradas via SerasaJud, ou seja, não prejudica o uso da ferramenta, e nossa equipe de TI já está ciente e atuando para retificação.
Nos casos de erro ao carregar "Vara e Foro" e "Lista de Magistrados Indisponível", é necessário atualizar algumas informações. Para isso, basta encaminhar uma solicitação via e-mail, informando os seguintes dados:

Perfil 1. DIRIGENTE:
Servidor responsável pela Vara (Diretor/Escrivão/Chefe de Secretaria etc.) – apenas um por Unidade
Nome:
CPF:

Perfil 2. MAGISTRADO: Juiz
Nome:
CPF:

Perfil 3. SERVIDOR
Nome:
CPF:

Comarca:
Vara:
E-mail institucional da Vara:
Nos casos em que o status da solicitação fica "EM ATENDIMENTO", solicitamos que seja aguardado o prazo de cinco dias úteis (a partir do cadastro) para confirmação da inclusão e envio da resposta via SerasaJud. Informamos ainda que nosso time de TI está atuando na correção.
A atualização automatizada tem apresentado erro. Esclarecemos ainda que todos os executados devem ser incluídos na mesma ordem. De forma excepcional, pedimos que realize o cadastro dos demais executados por meio do SerasaJud. Segue o passo a passo resumido para o cadastro de ofícios:

No menu lateral esquerdo, selecione a opção "Cadastrar Ofício":
  1. Inserir o nº do processo e clicar no ✓ verde ao lado do campo;
  2. Preencher os demais campos referentes às informações do processo;
  3. Clicar em ‘Gravar Processo’;
  4. Clicar em ‘Incluir Ofício’;
  5. Selecionar o prazo de atendimento da solicitação;
  6. Preencher a ‘descrição da ordem’;
  7. Adicionar sobre quem recai a ordem;
  8. Anexar um arquivo/ofício é opcional;
  9. Clicar em ‘Concluir’.
Manuais do SerasaJud
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