Targeting (MS)

16 de jul. 2025

Experiências e bem-estar ganham espaço nas intenções de consumo dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa Experian

• 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos;

• 62% das classes A e B se identificam com o perfil de consumidor experiencial, e mais de um terço usa crédito para financiar lazer;

• Apenas 1 a cada 10 brasileiros se mostram resistentes às influências das novas gerações no consumo.

Segundo levantamento da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, 40,7% dos brasileiros têm a intenção de investir mais em experiências, como viagens, eventos e atividades de lazer, nos próximos anos. Com o consumidor brasileiro cada vez mais voltado à busca por qualidade de vida, 20% da população se identifica exclusivamente com o perfil de consumidor experiencial.

Confira abaixo gráfico das categorias que devem ser priorizadas pelos brasileiros no consumo nos próximos anos:

A priorização do bem-estar aparece refletida em práticas recentes adotadas no dia a dia: 33% dos brasileiros relatam ter dado mais atenção à saúde; 39% dizem estar economizando e evitando desperdícios; e 25% mencionam consumir mais experiências. Produtos voltados ao autocuidado também ganham espaço, com 35% da população planejando ampliar o consumo desses itens no futuro próximo — o que pode sugerir um movimento, ainda que pontual, em direção a novos padrões de comportamento.

“O que se observa é uma tendência de o consumo se alinhar cada vez mais a escolhas percebidas como mais voltadas ao bem-estar pessoal. Muitas pessoas têm buscado direcionar seus recursos para experiências que façam sentido e promovam qualidade de vida. Esse movimento convida as marcas a manterem um olhar sensível às expectativas em transformação e a atuarem de forma mais empática e conectada com esses valores”, analisa a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.

Recortes por classe social revelam comportamentos distintos

O consumo experiencial está fortemente relacionado ao poder aquisitivo – entre as classes A e B, 62% dos consumidores se identificam com esse perfil, e mais de um terço (35% e 36%, respectivamente) utiliza crédito para financiar lazer e entretenimento. Essas duas classes também lideram a percepção de que mudanças recentes na rotina estimularam a priorização da economia e a redução de desperdícios (42%). A mesma percepção é mantida de forma estável na classe C, mas cai 12 pontos percentuais na classe D — o que pode indicar o fato de que essa classe já adota práticas de economia e redução de desperdício em sua rotina, não percebendo tais ações como uma mudança recente.

Nesse público predominam comportamentos mais tradicionais: 20% preferem marcas conhecidas e mantêm hábitos antigos, enquanto 22% valorizam marcas sustentáveis. Produtos tecnológicos e inovadores têm forte apelo nesse grupo, com 29% planejando gastar mais com esse tipo de item nos próximos meses e anos — o maior índice entre as categorias de desejo. Em seguida, aparecem produtos que promovem bem-estar e autocuidado (28%) e experiências (20%).

Gerações acompanham tendências, derrubando estereótipos

Apesar da percepção comum de que apenas os jovens estão atentos às novidades de consumo, a pesquisa mostra que diferentes gerações estão igualmente engajadas com as novas tendências. Os consumidores das gerações Y, X e Baby Boomers apresentam, em sua maioria (34% a 42%), interesse por mudanças nos padrões de consumo. No geral, apenas 10% dos brasileiros se mostram resistentes às transformações do mercado.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato