16 de jul. 2025
Experiências e bem-estar ganham espaço nas intenções de consumo dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa Experian
• 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos;
• 62% das classes A e B se identificam com o perfil de consumidor experiencial, e mais de um terço usa crédito para financiar lazer;
• Apenas 1 a cada 10 brasileiros se mostram resistentes às influências das novas gerações no consumo.
Segundo levantamento da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, 40,7% dos brasileiros têm a intenção de investir mais em experiências, como viagens, eventos e atividades de lazer, nos próximos anos. Com o consumidor brasileiro cada vez mais voltado à busca por qualidade de vida, 20% da população se identifica exclusivamente com o perfil de consumidor experiencial.
Confira abaixo gráfico das categorias que devem ser priorizadas pelos brasileiros no consumo nos próximos anos:
A priorização do bem-estar aparece refletida em práticas recentes adotadas no dia a dia: 33% dos brasileiros relatam ter dado mais atenção à saúde; 39% dizem estar economizando e evitando desperdícios; e 25% mencionam consumir mais experiências. Produtos voltados ao autocuidado também ganham espaço, com 35% da população planejando ampliar o consumo desses itens no futuro próximo — o que pode sugerir um movimento, ainda que pontual, em direção a novos padrões de comportamento.
“O que se observa é uma tendência de o consumo se alinhar cada vez mais a escolhas percebidas como mais voltadas ao bem-estar pessoal. Muitas pessoas têm buscado direcionar seus recursos para experiências que façam sentido e promovam qualidade de vida. Esse movimento convida as marcas a manterem um olhar sensível às expectativas em transformação e a atuarem de forma mais empática e conectada com esses valores”, analisa a CMO da Serasa Experian, Giovana Giroto.
Recortes por classe social revelam comportamentos distintos
O consumo experiencial está fortemente relacionado ao poder aquisitivo – entre as classes A e B, 62% dos consumidores se identificam com esse perfil, e mais de um terço (35% e 36%, respectivamente) utiliza crédito para financiar lazer e entretenimento. Essas duas classes também lideram a percepção de que mudanças recentes na rotina estimularam a priorização da economia e a redução de desperdícios (42%). A mesma percepção é mantida de forma estável na classe C, mas cai 12 pontos percentuais na classe D — o que pode indicar o fato de que essa classe já adota práticas de economia e redução de desperdício em sua rotina, não percebendo tais ações como uma mudança recente.
Nesse público predominam comportamentos mais tradicionais: 20% preferem marcas conhecidas e mantêm hábitos antigos, enquanto 22% valorizam marcas sustentáveis. Produtos tecnológicos e inovadores têm forte apelo nesse grupo, com 29% planejando gastar mais com esse tipo de item nos próximos meses e anos — o maior índice entre as categorias de desejo. Em seguida, aparecem produtos que promovem bem-estar e autocuidado (28%) e experiências (20%).
Gerações acompanham tendências, derrubando estereótipos
Apesar da percepção comum de que apenas os jovens estão atentos às novidades de consumo, a pesquisa mostra que diferentes gerações estão igualmente engajadas com as novas tendências. Os consumidores das gerações Y, X e Baby Boomers apresentam, em sua maioria (34% a 42%), interesse por mudanças nos padrões de consumo. No geral, apenas 10% dos brasileiros se mostram resistentes às transformações do mercado.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.