Crédito

29 de set. 2025

Segundo olhar para prospects recusados pode destravar, em média, R$26 milhões em financiamentos sem elevar o risco, aponta estudo inédito da Serasa Experian

·      Aprovação de crédito pode aumentar em até 16% com a reanálise

·      Expansão da carteira não impacta a taxa de inadimplência atual

·      Avaliação complementa a política de crédito, com informações adicionais aos modelos vigentes, como grau de severidade dos clientes 

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um estudo inédito que mostra que bancos podem aumentar, em média, em até R$ 26 milhões a receita com financiamentos para pessoa física ao adotarem um modelo de reanálise de crédito para clientes inicialmente recusados. A solução, conhecida como repescagem de negados, consiste em uma segunda avaliação de propostas negadas, com base em critérios complementares e informações adicionais à política de crédito vigente. O estudo foi realizado com base na carteira de seis instituições financeiras que oferecem financiamento simulando um segundo nível de análise na política de crédito.

“O estudo mostra o potencial presente em uma base que foi negada em um primeiro momento e o quanto isso representa financeiramente para o segmento. Em um momento econômico desafiador, com o alto patamar dos juros, já é possível observar uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito. Somado a isso, 47% da população adulta no país está negativada. Por isso, entender o perfil de endividamento do consumidor é fundamental para seguir tracionando o mercado sem aumentar exposição ao risco”, explica Gustavo Monteiro, diretor de Produtos e Tecnologia de Plataformas da Serasa Experian da Serasa Experian.  

Em termos percentuais, o aumento médio de receita identificado no estudo corresponde a uma elevação de quase 16% nas aprovações de crédito sem comprometer os índices de inadimplência que o credor considera aceitáveis. Isso é possível graças a uma reavaliação mais detalhada dos perfis inicialmente recusados, com base em informações complementares como o comportamento recente de pagamento, evolução do score e o grau de severidade das dívidas.

“Ao lançar um novo olhar para o pool de clientes negados, via repescagem, é possível ampliar significativamente a carteira de crédito sem comprometer a segurança da operação. Ao entender o comportamento e o perfil de cada consumidor, reconhece-se o motivo da primeira negativa e conseguimos entender quais estão aptos a serem aprovados. Somado a isso, por ser uma análise complementar, não demanda uma alteração na política de crédito da empresa – o que permite uma atuação pontual e de acordo com a estratégia de negócios de cada player. Com isso, permite a ampliação dos ganhos, sem comprometer a taxa de inadimplência praticada”, explica Flavia Oliveira, diretora de Go-to-Market de Soluções de Crédito e Plataformas da Serasa Experian.

Além de ser benéfico para as empresas, a adoção de uma segunda análise traz benefícios diretos para os consumidores, pois, ao serem avaliados com mais profundidade, eles passam a ter novas chances de acesso ao crédito com condições mais vantajosas, evitando buscar instituições com taxas mais elevadas.

“Ao complementar a política de concessão de crédito com a reanálise do repescagem de negados, é possível, a partir da inteligência oriunda das informações complementares encontrar clientes com potencial para consumo de crédito, dentro da faixa de inadimplência estabelecida. Isso faz ainda mais sentido quando olhamos para o cenário atual em que 29% dos consumidores possuem dívidas de até R$500,00. Somado a isso, esse público geralmente tem o Score abaixo de 500 pontos, o que impacta as chances de aprovação. Nosso objetivo é apoiar as duas pontas: nossos clientes B2B, com inteligência analítica ponta a ponta durante toda a jornada de crédito para reduzir seus riscos, trazendo agilidade e eficiência para as decisões de negócio, e os consumidores, que passam a ter mais possibilidades de acesso ao crédito”, finaliza Gustavo Monteiro, diretor de Produtos e Tecnologia de Plataformas da Serasa Experian.

Metodologia

Os números são resultado de um estudo feito com a solução integrada Repesagem de Negados usando como ponto de partida cases de bancos que disponibilizam em seu portifólio financiamento para seus clientes pessoa física.

A análise é feita por meio de uma avaliação estratégica e individualizada da base fornecida, unindo dados exclusivos e de mercado com a capacidade de inteligência analítica, possibilitando imprimir uma visão ampla do potencial de seus clientes por CPF e/ou CNPJ. Na solução é possível identificar o público com maior potencial para repescagem sem aumentar a exposição de risco de cada banco. O estudo também foi realizado em outros segmentos, como bancos e financeiras, onde foi observado um importante aumento na taxa de aprovação final.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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