27 de jan. 2026
Influenciado por ciclo de corte de juros, Crédito Mercantil representa 38% do total de linhas de crédito concedidas em 2024, mostra Serasa Experian
· Guiado pela Selic crédito bancário expande e financiamentos mercantis desaceleram
· Comércio e Indústria foram os segmentos que mais demandaram pelo recurso
· Perspectiva para 2025 aponta para retomada da modalidade comercial já que a taxa de juros atingiu seu maior patamar em duas décadas
O estudo anual exclusivo feito pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, revelou a movimentação brasileira do Crédito Mercantil – obtido junto aos fornecedores via recebíveis ou demais instituições não bancárias. Os dados mostram a modalidade representa 38,1% do total de linhas de crédito concedidas no Brasil em 2024, uma queda de 0,6 ponto percentual no comparativo com 2023, que marcou 38,7%.
De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, “essa foi uma movimentação natural, pois entre agosto de 2023 e maio de 2024 houve um ciclo de corte dos juros, a Selic atingiu 10,50%, que contribuiu para a expansão da concessão do crédito bancário, que cresceu 18% na comparação anual. Com a expansão da concessão pelas instituições financeiras, a necessidade pela modalidade mercantil diminuiu”. Veja os dados na íntegra no gráfico abaixo:

Para esse levantamento a análise foi feita com base na avaliação de mais de 66 mil demonstrativos financeiros, das empresas de capital aberto e privado pertencentes aos setores primário, industrial, comercial e de serviços da economia brasileira.
Setores de Comércio e Indústria foram os que mais buscaram financiamento mercantil
Os dados da datatech mostram que essa modalidade tem forte concentração no setor de Comércio, que respondeu por 54% do total em 2024, patamar estável em relação a 2023, e levemente abaixo de 2014. A Indústria aparece em seguida, com 40% em 2024, após alcançar 41% no ano anterior, indicando relativa estabilidade. Já o setor Primário teve retração no período mais recente, passando de 26% para 24% ano contra ano, enquanto o segmento de Serviços ficou estável em 22%. Confira os dados na íntegra na tabela a seguir:

“A leitura setorial mostra que o crédito mercantil segue como um instrumento estrutural para o funcionamento das cadeias produtivas, especialmente no Comércio e na Indústria, que possuem relações mais intensas entre empresas. Em momentos mais restritivos do crédito bancário, essa modalidade tende a reassumir um papel estratégico, oferecendo flexibilidade e sustentação ao capital de giro das empresas”, afirma Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.
Perspectivas para 2025 apontam para retomada do Crédito Mercantil
Frente ao cenário de juros elevados, com a Selic em 15% desde junho, e uma concessão de crédito bancário mais criteriosa, conforme observamos a desaceleração ao longo do último ano, o crédito mercantil tende a ganhar ainda mais relevância.
“Com o ciclo de aperto monetário iniciado no fim de 2024, que levou a taxa básica de juros ao maior patamar das últimas duas décadas em junho, as empresas devem buscar alternativas para sustentar o fluxo de caixa e manter suas operações. Nesse contexto, as relações comerciais e os prazos negociados entre empresas se fortalecem como instrumento de financiamento, especialmente em um ambiente de moderação do crédito livre para empresas”, finaliza a economista da datatech.
Metodologia
O estudo contemplou as informações constantes das demonstrações financeiras presentes em cerca de 1 milhão balanços patrimoniais coletados ao longo do período de dezembro de 2008 a dezembro de 2021 (66 mil somente neste último ano) e que integram a base de dados da Serasa Experian. Através destas informações calculou-se, para cada empresa, em cada ano, a estatística de participação do crédito mercantil sobre os créditos totais. O valor do percentual de crédito mercantil para cada segmento/setor corresponde à mediana da distribuição dessas estatísticas das empresas que integram cada segmento/setor.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Crédito
Tempo de leitura 5m
27, jan. 2026
Crédito
Tempo de leitura 5m
26, jan. 2026
Institucional
Tempo de leitura 4m
22, jan. 2026
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.