12 de mai. 2023
Fintechs e bancos digitais: o tripé estratégico para garantir segurança e rentabilidade no cenário desafiador
Por Alex Franco*
O ano de 2023 começa bastante desafiador do ponto de vista socioeconômico. A inadimplência de empresas e consumidores batem recordes históricos (6,5 e 70,5 milhões, respectivamente em fevereiro, segundo o Indicador de Inadimplência da Serasa Experian), sem contar as diversas notícias sobre layoffs ou demissões em massa. Empresas de diversos segmentos foram afetadas por esse cenário, inclusive o ecossistema das fintechs e bancos digitais. Apesar disso, relatórios do Banco Central mostraram que a participação dessas instituições no mercado de crédito sem garantias, como cartão de crédito, empréstimos pessoais etc., vem aumentando. Apenas em 2022, atingiu 14% e, considerando quão jovens as fintechs e os bancos digitais são no mercado brasileiro, é um número bastante expressivo. Entretanto, a rentabilidade (lucro operacional) não cresce no mesmo patamar. O patrimônio líquido das instituições financeiras tradicionais, por exemplo, foi de 12,2% (mediana das rentabilidades) em 2022, já a das fintechs/bancos digitais foi de apenas 1,3% (mediana das rentabilidades). Com esses números, fica evidente que as fintechs e os bancos digitais precisam desenvolver estratégias de negócio baseadas em informação e tecnologia para tomadas de decisão mais seguras e rentáveis, a fim de superar o grande desafio atual: trabalhar mais a questão de eficiência do que a de expansão. Concessão de Crédito Historicamente, fintechs e bancos digitais possuem mais apetite ao risco do que os bancos tradicionais, o que faz parte de sua estratégia de aumentar a fatia de participação no mercado. No início, as startups encontraram oportunidade de crescimento nos desbancarizados e pessoas menos atrativas para o mercado de crédito. À época, isso foi considerado novo e revolucionário. Entretanto, o que o cenário atual nos mostra é que o aumento da participação de fintechs e bancos digitais no mercado de crédito não foi acompanhado por uma concessão desenfreada de empréstimos. Pelo contrário, as fintechs e bancos digitais adotaram uma postura mais cautelosa, com maior controle de riscos e análise mais rigorosa dos perfis dos clientes. E isso tem uma explicação: o consenso do ecossistema é que os próximos meses sejam dedicados a manter a sustentabilidade e a eficiência dessas empresas, pensando em tração e sobrevivência, principalmente em um momento incerto da economia brasileira. Nesse cenário, como manter a saúde financeira das empresas sem deixar de ajudar os brasileiros que mais precisam? Na busca por essa solução, a Serasa Experian se reinventou bastante. A empresa, que já é líder em serviços de dados para as companhias tomarem as melhores decisões, desenvolveu produtos, aprimorou tecnologias e se tornou mais ágil para acompanhar as mudanças de mercado como essas. Desta forma, poderia apoiar as fintechs e os bancos digitais na missão de incluir os consumidores no mercado de crédito sem deixar de lado o equilíbrio entre risco e segurança nos negócios. O que não queremos, e não podemos fazer, é deixar as fintechs – que nascem como inovadoras – morrerem na praia depois de tanto nadarem em um mar vermelho para revolucionar o setor financeiro. O segredo é criar as oportunidades para que as instituições financeiras caminhem numa mesma jornada para proporcionar a saúde financeira aos brasileiros. Oportunidades de crescimento em toda a jornada de negócio Do ponto de vista de especialista em serviços de crédito, posso dizer que existe uma saída. Na verdade, três iniciais, que formam um tripé financeiro: novas modalidades de crédito, gestão de carteira e sustentabilidade baseada em dados.- Novas modalidades de crédito
- Gestão de Carteira
Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br Experian A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

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