Um evento nacional de recuperação de crédito acontece no site da Serasa entre os dias 20 e 24 de março com a participação de 200 credores, que vão conceder condições especiais. Na terça e quarta, a Serasa terá pela primeira vez uma versão presencial na região central. Brasil tem hoje 4,9 milhões de empresas inadimplentes, o maior já registrado

São Paulo, 17 de março de 2017 – A partir da próxima segunda-feira (20), as empresas inadimplentes terão a oportunidade de renegociar dívidas atrasadas pela internet no “Encontro Online Serasa Recupera PJ”. São cerca de 200 credores, que oferecerão descontos ou condições especiais para quitação de débitos em atraso. Para consultar todos os credores e participar basta acessar o site www.serasarecupera.com.br e preencher um cadastro. Em seguida, o empresário vai acessar a página onde estarão relacionadas as companhias com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. Ao clicar no nome do credor serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar.

Já na terça e quarta-feira (21 e 22) acontece a primeira versão presencial do “Encontro Serasa Recupera PJ”. O evento reunirá empresas inadimplentes e credores em um dos prédios da Serasa, na região central de São Paulo. Participam credores dos segmentos das indústrias, financeiro e atacadistas, como: Banco Itaú Unibanco, Banco Santander, Recovery, Omni Soluções Financeiras, entre outros. Para participar, as empresas devedoras devem agendar atendimento pela internet https://www.serasaexperian.com.br/encontro-serasa-recupera.

Os documentos necessários para a renegociação presencial, caso seja o sócio, diretor, acionista ou proprietário da empresa, são: identificação oficial com foto de pessoa física (original ou cópia autenticada), CPF, e documento que comprove seu vínculo com a empresa (cópia simples: Contrato Social; Alteração Social; Estatuto; Ata de Eleição de Diretoria; Requerimento de Empresário Individual; Inscrição do CNPJ). No caso de terceiros utilizando procuração, os requisitos podem ser checados neste link: https://www.serasaexperian.com.br/wp-content/plugins/serasa-agendamento-feirao/documentos/documentos-encontro-serasa-recupera.pdf

O atual cenário econômico motivou a Serasa Experian a promover a renegociação de dívidas entre as empresas e seus credores. Estudo inédito aponta que, em janeiro de 2017, o número de CNPJs negativados registrou recorde histórico e chegou a 4,9 milhões, o maior registrado desde março de 2015, quando o levantamento passou a ser feito. O valor dessas contas não pagas totalizam R$ 112,7 bilhões, média de R$ 23.167,00 por empresa devedora. Em março de 2015, o país contabilizava 3,8 milhões de CNPJs com contas atrasadas.

Reorganizar as finanças da empresa, reconhecer os erros cometidos e priorizar o pagamento das contas mais urgentes. Essas e outras dicas valem para os 4,9 milhões de empresários que estão em situação de inadimplência atualmente no país e que têm no “Encontro Serasa Recupera PJ”, da Serasa Experian, uma oportunidade para reorganizar a vida financeira.

Encontro Serasa Recupera PJ Presencial

Data: de 21 de março a 22 de março
Horário: das 8h às 18h
Local: Rua Antonio Carlos, 434 – Cerqueira César
Agendamento: https://www.serasaexperian.com.br/encontro-serasa-recupera

Encontro Serasa Recupera PJ Online
www.serasarecupera.com.br

Os especialistas da Serasa criaram dicas para ajudar os gestores a efetivar uma boa negociação. Confira:

1. Reconheça todas as dívidas
Anote quanto você deve a cada fornecedor, instituição financeira e ao Governo (taxas e impostos).

2. Liste as prioridades
Coloque em ordem de prioridade a dívida atrasada que deve ser sanada em primeiro lugar. Os critérios para estabelecer essas prioridades são objetivos: o custo da dívida, a interrupção do serviço por parte de fornecedores estratégicos, as penalidades associadas às dívidas em atraso – como execução de garantias, risco de execução judicial ou extrajudicial –, a perda de crédito junto aos bancos e/ou agentes financeiros não bancários, como as factorings etc.

3. Tenha ciência do caixa disponível para saldar a renegociação
O responsável pela empresa deve saber o valor disponível para pagar a nova dívida gerada pela renegociação, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia. Para isso, devem anotar as despesas fixas e as previstas.

4. Conquiste descontos
As empresas participantes dos feirões presencial e online estão pré-dispostas a oferecer descontos especiais e o contato com o credor facilita a renegociação das dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas. Em alguns casos é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível.

5. Estabeleça condições reais de pagamento
Ao renegociar, saiba qual sua verdadeira capacidade de pagamento, tendo em vista a crise que a empresa atravessa e o momento econômico do país. Renegociar apenas para postergar o problema só piora a situação e deixa a empresa sem credibilidade frente aos credores.

6. Honre os compromissos assumidos na negociação
Cumpra os compromissos assumidos. Caso tenha algum problema e não consiga fazer um pagamento no prazo estabelecido, entre em contato com o credor antes da data de vencimento e explique a situação.

7. Peça ajuda
Quando o apoio técnico de uma consultoria especializada couber no orçamento, vale a pena buscar esta orientação. Caso contrário, converse com amigos empresários em quem você confie e troque experiências de gestão financeira.

8. Identifique os erros
Procure entender os fatores/situações que levaram sua empresa a estar no vermelho. Falhas na gestão? Compras mal feitas? Custos elevados? Precificação incorreta de produtos e serviços oferecidos?

9. Não adie decisões drásticas
Caso a análise da situação aponte na direção de cortes mais radicais com pessoal e custos, não espere para agir. Ao adiar essas ações o empresário coloca em risco a própria existência da empresa.

10. Não repita erros do passado
Uma empresa em crise é a prova de que algo foi mal executado. Ao tentar sair do colapso financeiro o pré-requisito é evitar cometer os mesmos erros.

11. Comece sua história positiva
Em tempos de crédito escasso, o Cadastro Positivo pode ajudar as Micro e Pequenas Empresas em financiamentos. Com a crise e a expectativa de recuperação mais lenta da economia, as instituições tendem a frear financiamentos por medo da inadimplência. Para aproveitar as vantagens do Cadastro Positivo, o micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades da Serasa, pelo site www.cadastropositivoempresas.com.br e nas agências bancárias.

12. Conheça seus clientes
Utilize ferramentas de análise de crédito eficazes, evitando fazer negócios com clientes maus pagadores, o que agravará a situação do caixa da empresa.

13. Faça planos
Estabeleça metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. À medida que conseguir atingir os objetivos, o empreendedor se sentirá mais forte para seguir adiante.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.