Este é o perfil de pessoas que sabe que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contorna as dificuldades com muito otimismo. O levantamento encontrou as características dos quatro perfis de microempreendedores mais dominantes no país. Teste rápido e gratuito disponível no Serasa Empreendedor avalia em qual perfil o microempreendedor se encaixa e sugere conteúdos educativos e personalizados para melhorar a gestão dos negócios

Uma pesquisa inédita realizada em 2017 pela Serasa Experian descobriu as características e aspectos demográficos dos quatro perfis de microempreendedores mais dominantes no Brasil – Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado. Segundo o levantamento, as mulheres estão mais concentradas no “Malabarista” – pessoas que sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender” e contornam as dificuldades com muito otimismo –, chegando a 40% do total. Os homens também predominam no mesmo grupo, porém, com menor intensidade (33%).

Em termos de educação, daqueles que estudaram somente até o Ensino Fundamental, a maior parte (35%) faz parte do grupo “Arrojado” – pessoas que estão sempre atentas às tendências do mercado e, com isso, dispostas a assumir mais riscos na administração de suas empresas –, fazendo desse perfil o menos escolarizado. Já aqueles que concluíram o ensino médio e superior dominam o grupo “Malabarista”.

Já por setores da economia, na indústria, se sobressaem os microempreendedores “Malabaristas”, com 60% do segmento representado por eles. Na outra ponta do setor industrial, estão os microempreendedores “Arrojados”, com apenas 5% dos integrantes comandando indústrias.

No levantamento por regiões, no Norte e Centro-Oeste do país há maior incidência (32%) do perfil “Realizador” – empresários com negócios estruturados e que se dedicam a crescer de maneira sustentável. No Sul (36%) e Sudeste (41%) os “Malabaristas” são mais recorrentes, enquanto no Nordeste há uma predominância de “Autônomos” (34%).

Confira abaixo todos os detalhes dos quatro perfis:

Quais são as principais características de cada perfil?

 

  • Malabarista (37% do total)

Os empreendedores “Malabaristas” sabem que o dia a dia é a verdadeira escola de “como empreender”. Contornam as dificuldades com muito otimismo e a maior motivação está em entregar um trabalho de qualidade. Para atender bem, sacrificam o tempo, deixando para depois as atividades pessoais. O desafio dos “Malabaristas” é começar o próximo mês financeiramente melhor do que o anterior.

 

  • Realizador (25% do total)

Os “Realizadores” sentem muito orgulho por terem se tornado empreendedores. Possuem um negócio estruturado e dotado de visão, fruto de muita pesquisa e dedicação e, para terem segurança no que fazem, investem em cursos e pesquisa. A motivação para esse público é buscar diferenciais para o negócio e, com isso, garantir a realização pessoal. O objetivo dos “Realizadores” é crescer de forma estruturada e sustentável.

 

  • Autônomo (23% do total)

Os “Autônomos” podem ter se tornado empreendedores pela necessidade de atender às exigências das empresas para as quais prestam serviço. Porém, agora eles têm por objetivo estruturar o próprio negócio para atrair mais clientes e garantir a renda mensal.

 

  • Arrojados (15% do total)

Os “Arrojados” estão sempre atentos às tendências do mercado e, com isso, dispostos a assumir alguns riscos. As frustrações, consequência desse comportamento mais impetuoso, ajudaram esses microempreendedores a se preparar e ganharam experiência ao longo do tempo. O sucesso financeiro é a motivação dos “Arrojados” e, para alcançá-lo, sempre têm um plano B. O grande objetivo das pessoas com esse perfil é serem empresários de sucesso.

 

Teste ajuda microempreendedor a conhecer seu perfil empresarial

 

No portal Serasa Empreendedor já está disponível o teste para que o microempreendedor brasileiro identifique seu perfil predominante. O acesso ao questionário é rápido e gratuito e avalia a identificação do empresário com questões relacionadas aos quatro pilares da administração: gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. O resultado o enquadrará em um dos quatro grupos: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

A partir dessa identificação, o microempreendedor é direcionado para uma “trilha” de conhecimento, com conteúdos sob medida e indicados a suas necessidades enquanto gestor.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo IBOPE, conforme metodologia de perfis desenvolvido pela Serasa Experian. Para a realização do Perfil Nacional do Empreendedor, o instituto obteve informações de 448 microempresários e microempreendedores individuais dessas categorias em todo o país. A pesquisa foi realizada pela web, no formato questionário de autopreenchimento e respondida pelos proprietários, sem distinção de ramo de atividade, com base em listagem fornecida pela Serasa Experian e Ibope Inteligência.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.