Maioria irá gastar até R$ 100 na compra (66%) e fazer o pagamento à vista (70%). Do total de entrevistados (empregados e desempregados), mais da metade não vai comprar presente

São Paulo, 09 de agosto de 2017 – Uma sondagem feita em julho deste ano nas agências do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, com cerca de 10 mil consumidores, apontou que 34% dos entrevistados estão desempregados no momento. Mesmo sem renda fixa, mais de um terço dos que não possuem emprego (35%) pretende comprar presente para o Dia dos Pais. A maioria irá gastar até R$ 100 na compra (66%), enquanto 21% irá desembolsar entre R$ 100 e R$ 200 e R$ 10% vai investir acima de R$ 200. Confira a tabela abaixo as respostas dos consumidores desempregados:

O pagamento à vista é o preferido de 70% dos consumidores desempregados que irão comprar presente para os pais. O local onde a grande maioria dos que estão sem emprego irá adquirir o produto ainda é a loja física, de acordo com 85% dos entrevistados, enquanto apenas 13% vai optar pelas lojas online e 1% não informou a preferência.

Segundo Carolina Aragão, gerente do SerasaConsumidor, é importante que no atual cenário econômico do país os consumidores, especialmente os que estão sem emprego, sejam cauteloso e façam suas compras com consciência para não se endividarem além da sua capacidade de pagamento. “A inflação corrói a renda e o desemprego destrói, o que é pior”, alerta. “Aos que, mesmo desempregados, optarem por comprar o presente, é essencial que o façam pesquisa de valores para encontrar a melhor oferta”, diz.

Se a grana está curta, uma opção para que a data não passe em branco é investir em presentes criativos e artesanais, caprichados com poemas e mensagens de amor. Abusar dos dotes culinários e preparar um almoço para o pai também pode ajudar a não gastar ainda mais com restaurantes.

Resultados Gerais

Quando consideradas as respostas de todos os consumidores (empregados e desempregados), mais da metade respondeu que não pretende comprar presente para o Dia dos Pais (54%). Dos que têm a intenção de comprar presente, um terço (33%) pretende efetuar o pagamento à prazo. Na última data comemorativa, Dia dos Namorados, o percentual registrado era inferior: 23,5%. O levantamento também apurou que mais da metade dos consumidores pretende gastar até R$ 100 com o presente.

Confira alguns destaques da pesquisa em cada região do país:

Centro-Oeste

A pesquisa mostrou percentual de intenção de compras à prazo menor que a média na região Centro-Oeste. Enquanto no país todo 33% pretende efetuar o pagamento a prazo, na região o percentual é menor: 25% (gráfico 1). O percentual de consumidores que pretende fazer a compra em loja física é o segundo maior do país (92%) atrás, apenas, do percentual apresentado na região Norte (94%) (gráfico 2).

Nordeste:

A pesquisa também apontou que, ao analisar os resultados regionais, o público da Região Nordeste é que pretende gastar mais no presente do Dia dos Pais, com o valor de até R$ 200,00, para 92% dos respondentes (gráfico 1). A compra a prazo fica mais evidente para o público da região Nordeste do que nas demais, sendo escolhida por 44% dos entrevistados (gráfico 2).

Norte:

O percentual de consumidores que pretende fazer a compra em loja física é o maior do país na região Norte (94%), enquanto o percentual nacional é de 85% (gráfico 1). Outro destaque apontado pela pesquisa fica por conta do percentual de consumidores que optam por pagamento à vista (75%), maior número entre as regiões, seguida pela região Centro-Oeste (74%) (gráfico 2).

Sudeste:

A pesquisa mostra que a região Sudeste é a que apresenta o menor percentual de pessoas que pretendem comprar presente no Dia dos Pais, com 44% (gráfico 1). A preferência pela loja online é a maior do país, apontada por 17% dos consumidores consultados (gráfico 2).

Sul:

Conforme mostra o gráfico 1, a pesquisa aponta que a região Sul tem o segundo maior percentual de intenção de compras à prazo do país (37%), atrás apenas da região Nordeste (44%). Nacionalmente, o percentual é de (33%). Ao lado do Centro-Oeste do país, o Sul tem o menor percentual de consumidores que responderam estar desempregados (gráfico 2).

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SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

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