A maior parte pretende gastar acima de R$ 1000,00 na data. Especialistas dão dicas para aproveitar a data com segurança e sem estourar o orçamento

São Paulo, 31 de outubro de 2017 – Levantamento do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, mostra que três em cada dez brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday. Desse total, 90% acreditam que deve conseguir bons descontos na data. A pesquisa realizada no serviço de atendimento da Serasa ouviu 4301 pessoas em todo o país, entre 17 de outubro e 24 de outubro.

O estudo revela ainda revela que 79% costuma pesquisar o histórico de preço antes de fechar a compra. Eletroeletrônicos são os itens mais desejados pelos consumidores, com 37% da preferência, seguido por roupas, calçados e acessórios (21%), telefonia (18%), informática (14%), viagens (6%). Outros itens, como material de construção, brinquedos, entre outros, totalizam 5%.

A maior parte (41%) pretende gastar acima R$ 1000,00 nas compras durante a Black Friday, enquanto 28% aponta gasto entre R$ 201,00 e R$ 999,00. Os consumidores que pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00 totalizam 11%, e 12% opta por valores entre R$ 51,00 R$ 100,00. Apenas 5% afirma ter intenção de gastar até R$ 50,00.

Dos entrevistados, 72% disseram que pretendem comprar em loja física, 27% pela internet e 1% não soube responder. Sobre os cuidados com segurança online na hora de fazer compras na Black Friday, a grande maioria afirma ter cuidado: 87% responderam que verificam se o site é seguro antes de efetuar a compra.

“O consumidor está cada vez mais atento aos sites nos quais efetua suas compras durante a Black Friday. Por isso, é essencial que os ecommerces sérios tenham um certificado de segurança, que é aquele que garante que o endereço começará com https, e não apenas http”, afirma Mauricio Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian. "Neste caso, o S significa que o site está seguro", orienta.

Confira abaixo as dicas que os especialistas da Serasa Experian fizeram para aproveitar a data com segurança e sem sair do orçamento:

1) Diferencie desejo/impulso de compras verdadeiramente necessárias.

2) Lembre-se de que compra deve caber no seu orçamento e não deixe de colocar as contas na ponta do lápis antes de realizar a compra: faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses.

3) Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais. Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc.;

4) Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que você não está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida. Além disso, o pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar esse meio de consumo. Evite utilizar o pagamento rotativo.

5) Antes de aproveitar as ofertas online, veja se o site é seguro: antes de inserir seus dados ou efetuar uma compra, verifique se o site possui um certificado de segurança, que criptografa os dados enviados. É só observar o endereço na barra de endereço: os sites protegidos iniciam com https. Em alguns casos, a barra de navegação fica verde.

6) Verifique se seu computador está protegido: faça uma avaliação online para constatar se o seu PC é uma porta de entrada para possíveis roubos de dados. Os especialistas da Serasa desenvolveram um teste fácil e rápido, basta clicar neste link e responder as questões: https://serasa.certificadodigital.com.br/teste-de-fraude/

7) Atenção com e-mails e ofertas anunciadas nas redes sociais: nessa época do ano é comum receber mensagens que pedem para clicar em uma oferta de produto com valor abaixo do mercado. No entanto, pode ser uma tentativa de roubo de dados para serem utilizados em fraudes de identidade. Na dúvida, entre direto na loja virtual e verifique se o site é seguro, conforme a dica 9.

8) Cuidado ao se conectar antes de efetuar a compra: seja via smartphone, tablet ou notebook, evite uma rede wi-fi aberta ao realizar transações financeiras.

9) Após as compras, sempre faça log off, principalmente ao usar computadores compartilhados, para evitar que seus dados sejam acessados por terceiros.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.