Pesquisa aponta que o score médio da população da Paraíba é o mais alto da região, com 535 pontos, e o quinto maior entre os estados brasileiros. O Serasa Score é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito

São Paulo, 23 de maio de 2017 – A Paraíba concentra o score mais alto da região Nordeste e, portanto, apresenta o maior percentual (32%) de consumidores com baixo risco de se tornarem inadimplentes. A conclusão é de um estudo da Serasa Experian que apontou Serasa Score médio de 535 para os paraibanos.

O score resulta dos hábitos de pagamento e do relacionamento do cidadão com o mercado de crédito e prevê uma pontuação de 0 a 1.000 pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.

Na Paraíba, 43% dos consumidores estão na faixa de médio risco para o não pagamento de contas e 25% oferecem alta propensão. Confira a posição dos estados da região:

Entre as cidades da Paraíba com mais de 100 mil habitantes, Cajazeiras é a que reúne o maior percentual de consumidores com baixo risco para a inadimplência: 49%, seguida por Monteiro (48%) e Solanea (47%). A capital, João Pessoa, aparece na 15ª posição, com 23% dos consumidores oferecendo baixo risco para o não pagamento de contas. Veja as sete melhores colocadas:

Já no ranking Brasil, a Paraíba está na quinta posição, atrás do Rio Grande do Sul (com Serasa Score médio de 590); Santa Catarina e São Paulo (ambos estados com Serasa Score médio de 584); Paraná (564) e Minas Gerais (540).

O Serasa Score já está disponível para consulta online no site www.serasaconsumidor.com.br/score, permitindo que somente o próprio consumidor veja a sua pontuação. A informação contribui para o controle da vida financeira do cidadão.

Para a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat, o acesso ao score é uma grande vitória para o consumidor. “A informação dá a ele poder, pois permite o controle do seu currículo financeiro", afirma a diretora. "O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas", aponta Fernanda.

Serasa Score

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo. O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas.

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian.

Cadastro Positivo

A abertura do Cadastro Positivo pode ajudar o consumidor a aumentar seu score. Isso porque ele permite que as empresas concedentes de crédito vejam as contas pagas em dia, o que contribui para aumentar a pontuação. A abertura do Cadastro Positivo na Serasa pode ser feita pela internet, no site do SerasaConsumidor (www.serasaconsumidor.com.br). Confira o passo a passo:

1) Entre no site www.serasaconsumidor.com.br e preencha o termo de abertura com dados pessoais (nome completo, e-mail, endereço, CPF etc.);
2) Para garantir a identidade do cidadão, é necessário inserir os dados bancários. Em até três dias um valor simbólico será depositado na conta do consumidor;
3) Ao identificar na conta, é preciso acessar novamente o site e inserir o valor do depósito. Automaticamente o sistema vai reconhecer individualmente aquele consumidor e o processo será concluído.

Metodologia Serasa Score

O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Empregamos cerca de 17.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.