Levantamento inédito da Serasa Experian mostra que, em maio, 1,46 millhão de pessoas buscaram financiamentos diariamente no país. O número é 8,2% maior do que o registrado em maio do ano passado. Saber a pontuação antes de sair de casa pode evitar frustrações ou até oferecer mais condições para negociar

São Paulo, 19 de julho de 2017 – Levantamento inédito da Serasa Experian mostrou que, em maio de 2017, diariamente, 1,46 milhão de brasileiros foram em busca de crédito. O número é 8,2% superior ao registrado em maio/2016, quando, diariamente, 1,35 milhão de consumidores procuraram financiamentos. Do total de 1,46 milhão, 377 mil pessoas recorreram aos bancos, enquanto o restante procurou por crédito em outros setores (telefonia, varejo, serviços etc.). A queda da inflação, o recuo das taxas de juros e o início de uma recuperação do emprego formal estão, aos poucos, devolvendo o estímulo ao consumidor a retornar ao mercado de crédito, de acordo com os economistas da Serasa.

Além de planejar a tomada de crédito, analisando se a dívida gerada caberá no orçamento da família, hoje o consumidor também pode contar com uma nova ferramenta: a consulta ao Serasa Score (www.serasascore.com.br), a pontuação resultante de seu relacionamento com o mercado. O score vai de zero a 1.000 pontos. Caso tenha um Serasa Score baixo (até 300 pontos, avaliado como alta propensão para o não pagamentos de dívidas), o candidato saberá de antemão que corre o risco de ter seu crédito negado. Já aquele com pontuação acima de 700 (considerado com baixa probabilidade para inadimplência) sairá de casa mais otimista, com boas chances de ter sua solicitação aprovada.

“Não se trata de uma regra geral”, alerta Carolina Aragão, gerente do Serasa Consumidor. “Esse conhecimento é importante, mas o Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros, desenvolvidos de acordo com suas necessidades, além das próprias informações, para compor sua política”, esclarece. “Mas saber a pontuação antes de buscar crédito pode evitar frustrações ou até oferecer mais condições para negociar”.

No Serasa Score cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao crédito.

Média diária de busca por crédito no Brasil (em milhões):

Serasa Score

O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades. O score para o consumidor é uma ferramenta já disseminada nas maiores economias do mundo. O conhecimento da pontuação, bem como sua evolução ou involução, e o conteúdo educacional oferecido pelo Serasa Score beneficiam significativamente quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo, estimulando o cidadão a melhorar seu currículo financeiro e organizar suas contas.

O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian.

Metodologia Serasa Score

O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.