ESG

19 de dez. 2025

Experian mobiliza fornecedores globais para acelerar descarbonização e impulsionar economia de baixo carbono

·        Companhia já reduziu, globalmente, 82% das próprias emissões e trabalha para que 78% de seus fornecedores adotem metas científicas de carbono até 2029

·        Operação brasileira se destaca em sustentabilidade com redução de 70% em cO2, investimento em energia limpa e eliminação de 99% de plástico descartáveis

A Experian, empresa multinacional de gestão de informações e dados, tem ampliado o impacto de suas ações climáticas com uma iniciativa que fomenta a rede global de fornecedores em um compromisso conjunto sobre a redução de emissões de carbono. Hoje, 38% dos principais parceiros da companhia já assumiram metas de descarbonização se comprometendo a metrificar e diminuir a emissão de gases que colaboram com o efeito estufa de acordo com os padrões internacionais.

A meta é ambiciosa, pois até 2029, 78% dos gastos da Experian com fornecedores devem ir para empresas que[MG1] [ET2] [MG3]  tenham assumido a responsabilidade de estabelecer metas e reportar seus avanços anualmente. Somente no último ano, quase 20% dos fornecedores firmaram esse compromisso. A iniciativa faz parte do Programa Global de Sustentabilidade de Fornecedores, que busca expandir a cultura Sustentabilidade para toda a cadeia de valor da empresa.

“O maior impacto ambiental da Experian vem de atividades indiretas, ligadas à cadeia de suprimentos e à logística. Ao incentivar nossos fornecedores em todo o mundo a adotar metas e reportar suas emissões, estamos ampliando o alcance das nossas ações e fomentando uma rede global de negócios sustentáveis”, afirma Melissa Goncalves Ferreira, Head Global de Sustentabilidade da Experian.

A iniciativa da Experian se soma ao esforço global de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono — tema que ganhou ainda mais destaque com a realização da COP30, no Brasil, em 2025. “O reconhecimento que conquistamos com o Carbon Disclosure Project (CDP) reforça que estamos no caminho certo que o setor privado tem um papel decisivo nessa transformação””, finaliza a executiva.

Um plano de descarbonização

A Experian lançou recentemente seu Plano Global de Transição para Emissões Líquidas Zero — conhecido internacionalmente como “Net Zero Transition Plan”. O documento reúne metas e ações concretas para eliminar ou compensar 100% das emissões de carbono, integrando todas as operações e fornecedores da companhia.

Desde 2019, a companhia já reduziu em 82% suas emissões diretas (Escopos 1 e 2) — que incluem consumo de energia e combustíveis em operações próprias — superando a meta de reduzir 50% até 2030. Além disso, 87% da energia consumida globalmente vem de fontes renováveis, como painéis solares e certificados de energia verde.

A metodologia usada para definir e validar essas metas é a da SBTi (Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência), entidade internacional que orienta empresas a alinhar seus planos de descarbonização ao Acordo de Paris, limitando o aquecimento global a 1,5°C.

Cenário Brasil: Serasa Experian avança com operação de sustentabilidade no país

No Brasil, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, tem se destacado como uma das operações mais sustentáveis da companhia global. Um dado que mostra isso é que, do total de fornecedores compromissados ao redor do mundo com a metodologia SBTi, 4% são somente da operação brasileira.

Desde 2019, a Serasa Experian reduziu em 70% suas emissões diretas (escopos 1 e 2) e alcançou 100% de uso de energia renovável em 2025, por meio de certificados e geração própria, como o sistema solar da unidade de São Carlos (SP).

Além disso, a companhia reduziu em 99% o uso de plásticos descartáveis desde 2023 e fortaleceu seu plano de descarbonização local, que tem metas anuais para engajar parceiros regionais nas iniciativas climáticas globais.

Essas são algumas das conquistas que consolidam o protagonismo brasileiro dentro da estratégia internacional da Experian e reforçam o papel do país na transição para uma economia de baixo carbono — tema central da COP30 que foi sediada no Brasil este ano.

“A transição para uma economia de baixo carbono exige a colaboração entre empresas, governos e sociedade. Queremos ser parte ativa dessa transformação e mostrar, com o exemplo do Brasil, que resultados concretos são possíveis quando sustentabilidade é tratada como prioridade estratégica. A COP30 foi um marco importante para reforçar esse compromisso coletivo”, conclui Melissa Ferreira, da Experian.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados. 

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato