Iniciativa “Minha Caneca Faz a Diferença” conscientizou funcionários e evitou o uso de cerca de meio milhão de copos descartáveis, economizando mais de R$ 157 mil

Serasa Experian reforça seu compromisso com o meio ambiente e, em um ano, reduz 2,38 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que seriam lançadas à atmosfera do planeta com campanha para conscientização e redução dos plásticos de uso único (SUP). Esse resultado só foi possível porque a empresa deixou de utilizar itens feitos com o material, substituindo, inclusive, os 500 mil copos utilizados anualmente nas operações do Brasil.

De acordo com cálculos feitos pela companhia, meio milhão de copos plásticos empilhados, alcançariam uma altura quatro vezes maior do que o Monte Everest. Analogia que ajudou a ilustrar um problema que precisava ser resolvido. Pensando nisso, a companhia desenvolveu internamente a iniciativa “Minha Caneca Faz a Diferença” que, em busca de conscientizar os colaboradores, encorajou o uso de canecas de vidro disponíveis no escritório e outros itens como garrafas e copos reutilizáveis, que podiam ser trazidos de casa.

Para impulsionar essa ação foram desenvolvidas campanhas criativas junto à comunicação interna a fim de engajar os colaboradores de operações em diferentes regiões do Brasil. Com isso, a Serasa Experian deixa de descartar cerca de 1.200kg de plásticos de uso único (SUP) em um ano. Além disso, mais de R$ 157 mil foram poupados com essa ação, que reduziu a compra de insumos.

“A iniciativa da nossa área de Facilities em revisitar nossos processos e necessidades do uso de plástico, foi muito importante para fortalecer a conscientização e o engajamento de nossas pessoas em torno de nosso compromisso com o meio ambiente”, explica o Head de Sustentabilidade & ESG da Serasa Experian, Paulo Gustavo Gomes.

Aline Navarrete, Gerente Executiva de Facilities da Serasa Experian complementa, “além dos copos, nós eliminamos todos os itens de SUP que conseguimos, como os sacos de lixo de resíduos secos, e substituímos os demais itens por materiais reutilizáveis e alternativos como vidro, papel, madeira ou alumínio. Onde não havia alternativa, adotamos uma versão biodegradável. Dessa forma, evitamos o desperdício anual de mais de 1,2 tonelada de plástico descartável. Um resultado surpreendente que nos mostrou como alcançar objetivos significativos por meio de mudanças simples”.

Conjunto de operações da Experian pelo mundo reduz emissão de carbono

A iniciativa de conscientização ambiental é um projeto global da Experian. Além do Brasil, outros mercados importantes em que a companhia atua também tiveram ações voltadas, principalmente, para a substituição e eliminação do plástico de uso único.

A Experian identificou que utilizava mais de 2 milhões de artigos de plásticos de utilização única. A partir dessa métrica foi estabelecida uma ambição interna e um roteiro para eliminar gradualmente esses itens nos próximos três anos. Entre abril/24 e março/25, primeiro ano da ação, houve uma evolução expressiva, com uma redução global de 33% no uso de SUPs.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.