Prevenção à Fraude

10 de fev. 2026

Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios, páginas e perfis falsos identificados em 2025, revela Serasa Experian

• Estudo da datatech identificou 37,8 mil ameaças, incluindo sites e aplicativos falsos;

• 98% das ocorrências foram derrubadas, em uma mediana de 4 dias;

• Volume médio ficou entre 3 mil e 4 mil ameaças por mês.

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, identificou 37.845 anúncios, perfis, páginas e aplicativos falsos ao longo de 2025, que buscavam induzir usuários ao erro ao imitar marcas e comunicações legítimas. Deste total, 77% tiveram origem em plataformas de redes sociais. Por meio da solução de Proteção de Marca em Cibersegurança, da sua área antifraude, a copanhia informa que 98% dessas ameaças foram removidas, com mediana de 4 dias entre a detecção e a derrubada — ou seja, em metade dos casos, a remoção ocorreu em até 4 dias.

“A eficiência no combate a golpes digitais depende de resposta rápida, porque o modus operandi dos fraudadores é manter um ciclo contínuo de testes e republicações, experimentando mensagens, trocando links, recriando perfis e anúncios, sempre a fim de ganhar escala antes de serem detectados. Em um ambiente que exige reação em tempo real, é fundamental unir inteligência e monitoramento permanente para acompanhar essa dinâmica. Por isso, mantemos uma estrutura dedicada ao monitoramento de plataformas digitais e à remoção de conteúdos maliciosos, ajudando a proteger consumidores e empresas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

Ao longo do ano, a atuação de monitoramento e mitigação manteve um ritmo consistente, com 3 mil a 4 mil ameaças desses tipos identificadas por mês. Por conta da dinâmica de impulsionamento e compartilhamento que acelera o alcance de conteúdos fraudulentos, a maioria das ameaças se concentra em plataformas de redes sociais. 

Anúncios lideram entre as ameaças identificadas

A Serasa Experian também observa que a maior parte das ocorrências detectadas em 2025 está associada a anúncios fraudulentos (56%), seguidos por perfis falsos (32%) — que, em muitos casos, funcionam como “vitrines” para direcionar o consumidor a páginas, formulários ou aplicativos maliciosos. Abaixo, confira um gráfico que detalha o percentual da natureza das ameaças: 

Além de derrubar os conteúdos, a datatech reforça a importância de combinar inteligência de dados, sinais digitais e monitoramento contínuo para reduzir a recorrência dessas fraudes, especialmente em ambientes onde o conteúdo pode ser republicado com rapidez e pequenas variações de linguagem ou identidade visual. “Fraude digital se combate com agilidade, informação e cooperação entre plataformas, marcas e consumidores”, completa Sanchez.

Serasa Experian e soluções antifraude digitais

A área de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian reúne equipes de monitoramento de marca e inteligência de ameaças dedicadas a acompanhar o ambiente digital e identificar sinais de fraude. Com essa atuação, a datatech consegue mapear padrões, qualificar ocorrências e reportar ameaças às plataformas e à sociedade. O trabalho inclui o rastreamento de vazamentos em fontes abertas, a detecção do uso indevido de nomes de empresas como isca para coleta irregular de dados, a identificação de credenciais expostas e o acionamento para derrubada de diferentes tipos de ameaças, como anúncios, perfis, páginas e aplicativos falsos.

Dicas aos consumidores para evitar fraudes em redes sociais e anúncios falsos

• Desconfiar de anúncios com urgência (“últimas vagas”, “só hoje”, “últimas unidades”) e de preços muito abaixo do mercado — isso é comum em golpes que imitam marcas conhecidas.

• Conferir o perfil antes de interagir: data de criação, histórico de publicações, comentários, número de seguidores versus engajamento e se há selo/verificação quando aplicável.

• Validar o link antes de clicar: preferir digitar o endereço no navegador ou usar o site/app oficial é mais assertivo. Se clicar, conferir a URL completa e evitar links encurtados ou com variações de letras.

• Não informar códigos de confirmação (SMS/WhatsApp/e-mail), senhas ou dados do cartão em páginas acessadas por link de anúncio ou mensagem.

• Não instalar aplicativos fora das lojas oficiais e desconfiar de apps “clonados” com nome e ícone parecidos – verificar, antes, o desenvolvedor, as avaliações e o número de downloads.

• Ter cuidado com links e arquivos recebidos em grupos e DMs: podem direcionar para páginas falsas ou iniciar tentativas de roubo de conta.

• Ativar autenticação em duas etapas (2FA) nas redes sociais e e-mail. Usar senhas fortes e exclusivas para reduzir risco de sequestro de conta.

• Monitorar o CPF com frequência para identificar movimentações suspeitas e agir rapidamente.

Dicas para empresas para reduzir risco de imitação e golpes em plataformas digitais

• Implementar monitoramento contínuo de plataformas digitais para identificar rapidamente anúncios, perfis e páginas falsas que usem a marca.

• Estabelecer um playbook de resposta (triagem, priorização, evidências, acionamento de remoção e comunicação) para reduzir a janela de exposição.

• Reforçar autenticação e prevenção à fraude em camadas nas jornadas digitais (cadastro, login, recuperação de conta e pagamento), equilibrando segurança e experiência.

• Proteger ativos de marca (domínios parecidos/typosquatting, perfis oficiais padronizados, páginas verificadas quando possível) e manter canais oficiais fáceis de encontrar.

• Treinar atendimento e social media para reconhecer golpes de “impersonação” e orientar clientes com mensagens curtas e consistentes.

• Usar inteligência de dados para identificar padrões de abuso (picos por canal, criativos recorrentes, redirecionamentos) e ajustar regras de risco de forma contínua.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É reconhecida pela Top Employers Institute e pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil. 

Experian

A Experian é uma datatech global que impulsiona oportunidades para pessoas e empresas em todo o mundo. A companhia atua na redefinição das práticas de crédito, na identificação e prevenção de fraudes, na simplificação da área da saúde e no desenvolvimento de soluções de marketing digital, além de gerar insights aprofundados para o mercado automotivo por meio da combinação única de dados, analytics e software. Também apoia milhões de pessoas na conquista de seus objetivos financeiros, ajudando-as a economizar tempo e dinheiro.

A empresa opera em diversos mercados, como serviços financeiros, saúde, automotivo, agronegócio e seguros, entre outros, e investe continuamente em profissionais talentosos e em tecnologias avançadas para liberar o poder dos dados e impulsionar a inovação.

Com sede corporativa em Dublin, na Irlanda, a Experian plc integra o índice FTSE 100 e está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN). A companhia conta com cerca de 25.200 colaboradores em 33 países. Para mais informações, acesse experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato