16 de set. 2025
Nova Carteira de Identidade Nacional pode reduzir em até 10 vezes o risco de fraude em relação ao RG, aponta Serasa Experian
Levantamento da datatech para o Dia Nacional da Identidade compara o índice de risco de fraudes em diferentes documentos – CIN é mais segura do que o RG, CNH e DNI
Lançada para padronizar a identificação do cidadão em todo o país, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) vem se consolidando como o documento mais seguro contra tentativas de fraude. Um levantamento realizado pela Serasa Experian para o Dia Nacional da Identidade, em 16 de setembro, analisou 30 milhões de transações financeiras entre janeiro e agosto de 2025 e revelou que a CIN apresenta desempenho superior ao RG, CNH e DNI em termos de proteção contra tentativas de falsificação.
Segundo o estudo, 86,9% das CIN aprovadas não apresentam risco de fraude, índice acima da média dos outros documentos analisados – o RG, por exemplo, registrou 80,6%. Em cálculos proporcionais, a CIN se mostrou até dez vezes menos suscetível a fraudes do que o RG, além de ser cinco vezes mais segura que a CNH e quatro vezes mais segura que o DNI.
“Em um cenário de digitalização crescente e maior exposição a riscos, a modernização de documentos é um avanço necessário. A CIN representa um passo importante nessa direção, ao ampliar a padronização na verificação de identidade. Esse padrão dificulta significativamente a falsificação, graças às tecnologias antifraude embarcadas, e reforça o papel da nova carteira como aliada estratégica na construção de um ecossistema digital mais seguro e confiável”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
A nova carteira de identidade deve substituir o RG até 2032, adotando um número único e nacional, idêntico ao CPF. Seu desempenho em tecnologias de prevenção à fraude está diretamente relacionado à modernização e à padronização em todo o território nacional — superior à de versões anteriores emitidas por diferentes Unidades Federativas (UF). Com base unificada, elimina-se a emissão de múltiplas identidades válidas vinculadas ao mesmo CPF. A CIN também incorpora QR Code e MRZ (zona de leitura automática), que viabilizam checagens digitais mais seguras e dificultam adulterações. Além disso, permite a inclusão de dados complementares, como CNH, carteira de trabalho e tipo sanguíneo. Sua validade definida por faixa etária exige atualizações periódicas, o que reforça a segurança e evita o uso de versões desatualizadas.
Motivos de risco no processo de autenticação a partir da CIN
Os poucos casos de risco envolvendo a CIN identificados no estudo estão concentrados em Facematch (41,1%) (ou seja, quando a imagem facial do portador não é reconhecida ou compatível com a base oficial de dados, o que pode indicar tentativa de falsificação ou uso indevido da identidade) e verificação cadastral (36,3%), que corresponde à inconsistência ou divergência de informações pessoais fornecidas em relação aos dados oficiais registrados em bases confiáveis.
Outros motivos de risco abrangem “Foto de tela”, quando o documento é apenas uma captura de tela de outro dispositivo, e de “Biometria”, quando há divergência facial e a imagem não corresponde ao rosto já validado, sugerindo possível fraude. Confira abaixo um gráfico detalhado com os demais tipos de tentativas de fraudes identificadas:

De acordo com o diretor da datatech, as fraudes documentais ocorrem tanto por meio da adulteração de documentos legítimos quanto pela criação de documentos totalmente falsos. “Quando um documento é adulterado ou utilizado indevidamente por outra pessoa que não o portador, acontece o chamado ‘roubo de identidade’, em que o criminoso se passa pela vítima para contratar serviços ou obter crédito em seu nome”, explica. “Por isso, é fundamental que as empresas adotem tecnologias avançadas de autenticação, capazes de identificar falsificações e confirmar a identidade do usuário com segurança e agilidade.”
Uma das inovações estratégicas nesse contexto é o reuso de documentos — produto antifraude oferecido por empresas especializadas na prevenção de golpes, como a Serasa Experian, que permite a reutilização segura de um documento previamente validado. Essa abordagem não apenas acelera a jornada do usuário, reduzindo a fricção, como também diminui o risco de fraudes, ao garantir que o documento reaproveitado passou por uma verificação robusta em etapas anteriores.
A Serasa Experian, datatech líder em prevenção a fraude, já incorporou a CIN à sua solução de Reuso de Documentos, permitindo que empresas validem identidades com agilidade, segurança e menos atrito, sem comprometer a confiabilidade dos processos.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
PME
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 3m
22, out. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.