O estudo feito pela AllowMe, empresa que faz parte da Serasa Experian, revela que as ocorrências poderiam ter gerado perdas de pelo menos R$15,8 milhões às empresas

Durante a semana da Black Week, entre os dias 20 e 26 de novembro de 2023, do total de transações realizadas em dispositivos (móveis e notebooks/desktops) no Brasil, 0,53% foram apontadas como tentativas de fraude, gerando uma frequência de duas ocorrências por minuto no período. Os números são do estudo inédito feito pelo AllowMe, empresa referência em tecnologia para análise de riscos de devices que faz parte da Serasa Experian datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. isso quer dizer que, em cada 200 transações realizadas, 1 se configurava como tentativa de fraude. Os dados alertam para que as compras de Natal sejam feitas com mais atenção e segurança, já que segundo dados do E-commerce Brasil, a expectativa é de aumentar em 5,6% as vendas do varejo digital.

Ainda na Black Week, as investidas reportadas foram malsucedidas graças às ferramentas de antifraude, mas se fossem efetivadas, teriam gerado uma perda financeira de pelo menos R$ 15,8 milhões às empresas. Para produção do estudo, foram avaliadas 3,7 milhões de transações ocorridas em ambientes on-line, das quais 90% foram realizadas por dispositivos móveis (0,61% identificados como tentativas de fraude) e 10% feitas por meio de notebook ou desktop (4,27% identificadas como tentativas fraudulentas). Em comparação com a Black Week de 2022, houve uma queda de 22% nas transações. Do total de operações identificadas como tentativas de golpes (0,53%), 43% foram realizadas via notebook ou desktop.

As tentativas de fraude aconteceram no ambiente on-line e foram detectadas graças às tecnologias de autenticação e ferramentas de prevenção a operações fraudulentas. “Um elemento importante durante as compras de final de ano, assim como na Black Friday, é a velocidade, uma vez que um grande volume de transações ocorre em um intervalo de tempo reduzido. Isso pode levar as pessoas a negligenciar detalhes importantes e ficarem vulneráveis a atividades fraudulentas. Por isso, é importante ter cuidado redobrado, verificar links antes de clicar, não preencher formulários suspeitos com dados pessoais e realizar transações com empresas e sites confiáveis e verificados”, declara o diretor responsável pelo AllowMe, Gustavo Monteiro.

Comportamento do fraudador e análise de dispositivos

A data comemorativa não se limita apenas à última sexta-feira do mês de novembro: em 2023, o dia com maior volume de tentativas de fraude foi a terça-feira, dia 21 de novembro, com 22% do total das ocorrências identificadas.

Outro dado importante é que oito em cada 10 ocorrências fraudulentas (82%) aconteceram em horário comercial, seguindo o comportamento das transações legítimas – o que, segundo Gustavo, é um método que os criminosos tentam copiar para passarem despercebidos. Confira a seguir o top quatro de comportamentos mais recorrentes associados às tentativas de fraude no período:

  • O uso de dispositivos associados à fraude previamente;
  • O uso de um único dispositivo para fazer diversas transações num curto período;
  • Discrepâncias associadas à geolocalização, como transação fora do raio permitido ou geolocalização bloqueada previamente.;
  • Acessos feitos a partir de máquinas virtuais.

Mais segurança na jornada digital

Em setembro de 2023, a Serasa Experian confirmou a incorporação do AllowMe às suas operações. O AllowMe é referência em tecnologia para análise de riscos de dispositivos (móveis e desktops) – e chega com uma base excepcional de mais 150 milhões de dispositivos mapeados no país. Com o movimento, a companhia fortalece sua estratégia de expansão de seu portfólio de verificação de identidade na jornada digital, tanto no onboarding ou cadastro de novos consumidores quanto na autenticação ou login de usuários para a realização de transações.

A análise de riscos de dispositivos combina-se às capacidades de verificação de dados cadastrais, documentos, biometria facial, motores de risco de fraude e analytics que já fazem parte do portfólio da Serasa Experian para detectar comportamentos suspeitos, barrar os golpes e impedir o roubo de contas, ao mesmo tempo em que proporciona ao consumidor uma experiência com a mínima fricção, viabilizando negócios de forma segura.

Metodologia

Para o levantamento do AllowMe com a Serasa Experian sobre as tentativas de fraude em dispositivos durante a Black Week, foram analisadas, no período de 20 a 26 de novembro de 2023, 3.775.196 transações, sendo 90% realizadas por meio de dispositivos móveis e 10% com notebook ou desktops. Foram consideradas ocorrências reportadas por empresas dos segmentos de crédito, financiamento e investimento, reclamações, bancos digitais, fidelidade, e-commerces e marketplaces.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.