Prevenção à Fraude

13 de nov. 2025

Fraudes digitais contra jovens disparam 43% no 1º semestre de 2025 e superam volume entre idosos no Brasil, revela Serasa Experian

Período somou mais de 6,9 milhões de tentativas de golpe no país; ataques aumentaram em todas as idades, mas escalada entre pessoas com até 25 anos chama atenção

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, evitou mais de 6,9 milhões de ataques no país durante o primeiro semestre deste ano, o maior volume já registrado na série histórica do levantamento. O crescimento também foi observado em todas as Unidades Federativas (UFs), modalidades de golpe e faixas etárias. Mas, além da quantidade expressiva, um recorte por idades em 2025 acende um sinal de alerta ainda mais grave: as investidas contra jovens de até 25 anos cresceram mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando a maior taxa de aumento entre todas as idades.

“O aumento nas tentativas de fraude é um reflexo direto da crescente digitalização dos consumidores e do uso intensivo de tecnologia pelos fraudadores, que hoje conseguem aplicar golpes em larga escala e com alto grau de personalização”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez. “Ao longo do tempo, algumas nuances passam a se destacar, e a mais recente é a escalada das investidas contra os mais jovens, um público tradicionalmente menos associado a golpes”, complementa.

No primeiro semestre, foram registradas 1.042.031 tentativas de fraude contra pessoas de até 25 anos, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total foi de 728 mil. De acordo com o indicador da datatech, a curva de crescimento entre os mais jovens vem se intensificando mês a mês ao longo de 2025. O volume superou, inclusive, o observado entre indivíduos de 51 a 60 anos (946 mil) e acima dos 60 anos (837 mil). Confira abaixo o gráfico com o crescimento de investidas dos golpistas contra as diferentes faixas etárias:

“Embora tenham nascido em um ambiente digital, muitos consumidores dessa faixa etária ainda estão amadurecendo em relação à proteção de dados. A familiaridade com o meio digital pode gerar uma falsa sensação de segurança. Além disso, observamos que esses jovens têm iniciado, cada vez mais cedo, operações financeiras mais sofisticadas, como transferências de maior valor e solicitações de crédito, o que naturalmente amplia sua exposição a tentativas de golpe”, conclui Sanchez.

Apesar do crescimento expressivo entre os mais jovens, as faixas etárias economicamente ativas ainda concentram a maior parte das tentativas de fraude. Pessoas entre 36 e 50 anos representaram 33% dos registros no semestre, enquanto o grupo de 26 a 35 anos respondeu por 26,3%. Veja abaixo um gráfico com a participação por faixa etária nas tentativas de fraude no 1º semestre:

A análise da Serasa Experian também revela que, independentemente da faixa etária, os criminosos têm investido em métodos cada vez mais sofisticados de engenharia social, uso de dados vazados e tecnologias para burlar sistemas de segurança. O cenário reforça a importância da adoção de camadas múltiplas de autenticação e de soluções tecnológicas para prevenção à fraude, tanto por parte dos consumidores quanto das empresas.

Dicas aos consumidores para evitar fraudes:

• Garantir que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfiar de ligações ou mensagens que afirmem ser do banco informando compras ou empréstimos suspeitos. Essa abordagem é comum entre golpistas e visa obter dados pessoais ou senhas de acesso.

• Desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não transferir nenhum valor ou dado para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Dicas para empresas: 

• Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;

• Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

• Entender profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

• Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

 

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

 

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato