Uma projeção da Serasa Experian mostra que, neste Dia dos Pais, as ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes podem permitir que empresas evitem um prejuízo no valor de R$ 53 milhões referentes a tentativas de fraudes nas operações de vendas. Segundo o economista da companhia, Luiz Rabi, "datas comemorativas sempre trazem esperança para o comércio de alavancar as vendas. Mas pelo alto volume de transações, também podem chamar atenção de criminosos em busca de dinheiro fácil por meio de golpes".

Também considerada uma datatech, a Serasa Experian lançou o Fraudômetro, ferramenta de contagem sequencial das tentativas de fraude, que mostram que entre janeiro até agora, o Brasil já sofreu mais de 4,29 milhões de tentativas de fraude. Os tipos de golpes praticados envolvem o furto ou roubo de identidade, que é um tipo de golpe nos quais os prejuízos vão além dos financeiros. Essa modalidade também pode ser chamada de fraude de identidade, podendo ser evitada quando as empresas investem em camadas de prevenção a fraudes em seus sistemas, como:

• Documentoscopia (que é a análise de documentos de identificação);
• Biometria facial;
• Face match (comparação entre uma selfie com a face do documento);
• Fraudes de identidade na base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).

Como as empresas podem se proteger?

Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção à fraude em todas as etapas da jornada, garantido que o consumidor é quem dizem ser. Além disso, é importante também:

• Ter uma estratégia de autenticação e prevenção à fraude com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
• Alertar os clientes sobre os golpes comuns do segmento;
• Proteger suas plataformas de pagamento online;
• Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
• Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
• Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.

Como os consumidores podem se proteger?

É importante que os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia a dia, como:

• Verificar a reputação das empresas com quem se relacionam;
• Manter os devices atualizados;
• Desconfiar de ofertas muito atrativas;
• Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
• Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
• Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
• Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não emprestar ou vender seus dados;
• Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.