Datatech dá dicas para empresas e consumidores se protegerem em qualquer momento do ano

Datas comemorativas são sempre importantes para o comércio alavancar suas vendas. Mas, o grande volume de dinheiro transacionado também chama atenção de criminosos atentos para aplicar golpes em consumidores e empresas. Uma projeção da Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, estima que, para o Dia das Crianças, perdas de R$ 98 milhões poderão ser evitadas pelas empresas com ferramentas de autenticação e prevenção a operações fraudulentas.

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude produzido mensalmente pela datatech, até julho deste ano, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de tentativas de golpes que, se fossem bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,4 bilhões em perdas para as empresas e os consumidores.

“Para manter a saúde dos seus negócios e a proteção de seus clientes ao longo de todo o ano, é essencial que as empresas invistam em ambientes e processos seguros. Isso garante que estejam preparadas para enfrentar as tentativas de fraude, dado o aumento na variedade de métodos usados pelos criminosos, como fraudes de identidade, documentos e dispositivos. Não existe uma solução única que possa eliminar todos os riscos de fraude, portanto, a estratégia mais eficaz é adotar um sistema de proteção em camadas”, afirma Caio Rocha, Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Como as empresas podem se proteger?

Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção em todas as etapas da jornada, garantindo que o consumidor é quem diz ser. Além disso, é importante também:

  • Prezar pela autenticação com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
  • Alertar os clientes sobre os golpes comuns no segmento;
  • Proteger suas plataformas de pagamento online;
  • Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
  • Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
  • Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.

Como os consumidores podem se proteger?

É importante que os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia a dia, como:

  • Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;
  • Desconfiar de ofertas muito atrativas;
  • Ler avaliações e opiniões sobre o produto;
  • Ter cuidado como golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas;
  • Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
  • Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não emprestar ou vender seus dados;
  • Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois, o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Manter os devices atualizados;
  • Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Metodologia

Para estimar o risco de fraudes nas vendas no Dia das Crianças, a Serasa Experian cruzou os dados da projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que projeta R$ 8,4 bilhões em vendas destinadas a essa data comemorativa, com a taxa de fraude dos modelos probabilísticos da Datatech.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.