Orientações da empresa para segurança de dispositivos móveis evitam contratempos que comprometem informações pessoais dos foliões

Dados públicos indicam que, durante o período do Carnaval, ocorre um significativo aumento nos índices de roubos e fraudes, aproveitando-se do ambiente festivo e das grandes aglomerações. Em particular, dispositivos móveis tornam-se alvos propícios para atividades fraudulentas. Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo indicaram que, entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023, mais de 3,4 mil roubos de celulares foram registrados, o que compromete bastante a segurança de foliões e de informações pessoais.

Por isso, a Serasa Experian, Datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, destaca a importância de garantir a segurança dos dispositivos móveis dos foliões, oferecendo dicas práticas e soluções de segurança digital.

Confira como manter os dispositivos móveis seguros no Carnaval:

• Tenha senhas fortes e ative a autenticação de dois fatores: opte por senhas alfanuméricas (que misturam letras maiúsculas e minúsculas com números) e diferentes para cada uso. Altere-as regularmente e ative a autenticação de dois ou mais fatores para camadas adicionais de segurança, tanto para acessar o seu celular quanto para acessar aplicativos. Também é importante não salvar as senhas em apps e sites, nem as anotar em blocos de notas, mensagens de WhatsApp ou em outros locais do celular.
  • Cuidado com aplicativos: é possível ocultar aplicativos, como os financeiros, basta buscar o modelo do seu celular na internet para entender como fazer! E atenção antes de sair de casa: reduzir os limites do Pix antes de sair de casa, pois, caso os criminosos consigam realizar alguma transação, o prejuízo pode ser diminuído;
  • Atenção às configurações de redes sociais: mantenha perfis privados em redes sociais para limitar o acesso não autorizado a informações pessoais e utilize a autenticação de dois fatores para facilitar a recuperação das contas.
  • Proteja o chip do celular com PIN: adicione um código PIN ao chip para ampliar a segurança.
  • Faça backup de seus dados: garanta que seus dados estejam seguros em caso de perda ou roubo do dispositivo.
  • Configure o bloqueio automático de tela: impeça acessos não autorizados ao configurar o bloqueio automático de tela.
  • Não dê moleza: em lugares de multidão, deixe o celular bem guardado em um bolso oculto ou numa doleira, por exemplo. E se for tirar fotos, coloque uma cordinha para manter o celular seguro na mão.

"O Carnaval é um período festivo onde a atenção às medidas de segurança muitas vezes pode ser negligenciada. Infelizmente, isso cria uma oportunidade para criminosos aproveitarem as distrações das pessoas e agirem. Nossas análises destacam a importância de proteger os dispositivos móveis, que se tornam alvos preferenciais durante esse período não só para se usufruir do bem em si, como também para se cometer fraudes de identidade. Estamos empenhados em fornecer orientações práticas para que os foliões possam aproveitar as festividades com segurança", destaca o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

A Serasa Experian reitera seu compromisso em proteger pessoas e empresas contra fraudes, trazendo conteúdos educativos para se prevenir durante o ano todo. Além disso, em novembro de 2023, a Datatech confirmou a integração do AllowMe, empresa referência em análise de risco de dispositivos contra fraudes, às suas operações, ampliando o seu portfólio e expertise na prevenção a fraudes dos mais diversos tipos no país.

“Fraudômetro”: mais de 9,8 milhões de tentativas de fraude em 2023

O “Fraudômetro” é a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Ele contempla uma projeção do volume de investidas fraudulentas malsucedidas registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual. Entre janeiro até dezembro de 2023, segundo o contador da Datatech, a estimativa é que tenham ocorrido mais de 9,8 milhões de ocorrências criminosas contra empresas e consumidores.

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.