Prevenção à Fraude

03 de nov. 2025

Black Friday: Golpistas agem na madrugada e focam nos Millenials, geração que mais compra na data, revela Serasa Experian

• Em 2024, foram evitadas 32,4 mil tentativas de golpe, que poderiam ter gerado R$ 51,8 milhões em perdas para empresas e consumidores.

• A Geração Y liderou as compras, com mais de 2 milhões de transações, e foi vítima da maior fatia de tentativas de fraudes (29,8%).

• As ações criminosas dobram na madrugada (0h–2h) e o dia 29 de novembro foi o mais atacado do período.

• O Sudeste concentrou o valor mais expressivo de ataques evitados (R$ 30,4 milhões), enquanto o Norte teve a maior proporção de ocorrências (1,04%).

Durante a Black Friday de 2024 (entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro), os consumidores da Geração Y lideraram o volume de compras online, com mais de 2 milhões de transações. Os Millenials também foram o principal alvo das tentativas de fraude, concentrando quase 30% dos ataques. Em um recorte de gênero, embora as mulheres tenham realizado mais compras no período, a taxa de tentativas de fraude foi mais elevada entre os homens. Os dados são da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, líder em identidade digital e prevenção a fraudes.

O levantamento indica que os hábitos digitais de 2024 já antecipam as vulnerabilidades de 2025, um cenário em que o ritmo de consumo e o risco de exposição caminham juntos. Confira, no gráfico abaixo, o comparativo completo por gênero e faixa etária:

O estudo foi realizado a partir do monitoramento de 5,2 milhões de transações, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas no período. No total, 32,4 mil tentativas de golpe digital foram interceptadas, o que representa R$ 51,8 milhões em fraudes evitadas para empresas e consumidores.

Para o diretor da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, o comportamento mostra que os fraudadores agem com método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar distrações e brechas. “Os criminosos seguem o movimento do consumidor, quando ele acelera, eles também. O segredo está em antecipar o risco, e não apenas reagir a ele”.

Golpistas agem em dias e horários estratégicos 

E não foi só o público que os criminosos escolheram a dedo: o dia 29 de novembro foi o mais atacado de toda a Black Friday 2024, repetindo o padrão de 2023, quando o pico ocorreu no dia 24. As compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora. Mas é na madrugada, entre 0h e 2h, que os golpistas entram em ação: o volume cai para 65 mil compras por hora, mas a taxa de ataque dobrou, atingindo 2% às 3h da manhã — o dobro da média diária. No infográfico abaixo, confira a visão completa de dias e horários:

Visão regional: contrastes marcantes no mapa da fraude digital no Brasil

Ainda na análise do período da Black Friday de 2024 (entre 28 de novembro e 1º de dezembro), o Sudeste respondeu pela maior fatia do e-commerce nacional, com 3,1 milhões de compras, das quais 0,6% foram bloqueadas antes de gerar prejuízo, totalizando R$ 30,4 milhões em perdas prevenidas. Já o Norte, com 130 mil pedidos, apresentou a maior taxa proporcional de tentativas (1,04%), o que representa R$ 2 milhões poupados. Confira, na tabela abaixo, o panorama completo das fraudes evitadas por região:

PIX ganha espaço e traz novos desafios para a segurança

O PIX foi o meio de pagamento utilizado para finalizar mais de 570 mil pedidos, gerando um volume de R$ 184 milhões. Por outro lado, as operações via PIX ainda não passam pelos mesmos filtros antifraude aplicados a cartões de crédito, o que cria novas lacunas de segurança e demanda integração entre bancos, varejistas e fintechs.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato