03 de nov. 2025
Black Friday: Golpistas agem na madrugada e focam nos Millenials, geração que mais compra na data, revela Serasa Experian
• Em 2024, foram evitadas 32,4 mil tentativas de golpe, que poderiam ter gerado R$ 51,8 milhões em perdas para empresas e consumidores.
• A Geração Y liderou as compras, com mais de 2 milhões de transações, e foi vítima da maior fatia de tentativas de fraudes (29,8%).
• As ações criminosas dobram na madrugada (0h–2h) e o dia 29 de novembro foi o mais atacado do período.
• O Sudeste concentrou o valor mais expressivo de ataques evitados (R$ 30,4 milhões), enquanto o Norte teve a maior proporção de ocorrências (1,04%).
Durante a Black Friday de 2024 (entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro), os consumidores da Geração Y lideraram o volume de compras online, com mais de 2 milhões de transações. Os Millenials também foram o principal alvo das tentativas de fraude, concentrando quase 30% dos ataques. Em um recorte de gênero, embora as mulheres tenham realizado mais compras no período, a taxa de tentativas de fraude foi mais elevada entre os homens. Os dados são da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, líder em identidade digital e prevenção a fraudes.
O levantamento indica que os hábitos digitais de 2024 já antecipam as vulnerabilidades de 2025, um cenário em que o ritmo de consumo e o risco de exposição caminham juntos. Confira, no gráfico abaixo, o comparativo completo por gênero e faixa etária:

O estudo foi realizado a partir do monitoramento de 5,2 milhões de transações, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas no período. No total, 32,4 mil tentativas de golpe digital foram interceptadas, o que representa R$ 51,8 milhões em fraudes evitadas para empresas e consumidores.
Para o diretor da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, o comportamento mostra que os fraudadores agem com método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar distrações e brechas. “Os criminosos seguem o movimento do consumidor, quando ele acelera, eles também. O segredo está em antecipar o risco, e não apenas reagir a ele”.
Golpistas agem em dias e horários estratégicos
E não foi só o público que os criminosos escolheram a dedo: o dia 29 de novembro foi o mais atacado de toda a Black Friday 2024, repetindo o padrão de 2023, quando o pico ocorreu no dia 24. As compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora. Mas é na madrugada, entre 0h e 2h, que os golpistas entram em ação: o volume cai para 65 mil compras por hora, mas a taxa de ataque dobrou, atingindo 2% às 3h da manhã — o dobro da média diária. No infográfico abaixo, confira a visão completa de dias e horários:

Visão regional: contrastes marcantes no mapa da fraude digital no Brasil
Ainda na análise do período da Black Friday de 2024 (entre 28 de novembro e 1º de dezembro), o Sudeste respondeu pela maior fatia do e-commerce nacional, com 3,1 milhões de compras, das quais 0,6% foram bloqueadas antes de gerar prejuízo, totalizando R$ 30,4 milhões em perdas prevenidas. Já o Norte, com 130 mil pedidos, apresentou a maior taxa proporcional de tentativas (1,04%), o que representa R$ 2 milhões poupados. Confira, na tabela abaixo, o panorama completo das fraudes evitadas por região:

PIX ganha espaço e traz novos desafios para a segurança
O PIX foi o meio de pagamento utilizado para finalizar mais de 570 mil pedidos, gerando um volume de R$ 184 milhões. Por outro lado, as operações via PIX ainda não passam pelos mesmos filtros antifraude aplicados a cartões de crédito, o que cria novas lacunas de segurança e demanda integração entre bancos, varejistas e fintechs.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Prevenção à Fraude
Tempo de leitura 4m
03, nov. 2025
PME
Tempo de leitura 4m
28, out. 2025
Agronegócio
Tempo de leitura 4m
27, out. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.