Prevenção à Fraude

10 de nov. 2025

6 em cada 10 empresas consideram prevenção à fraude como prioridade estratégica, aponta relatório da Serasa Experian

A prevenção à fraude deixou de ser um tema técnico para se consolidar como prioridade estratégica nas empresas brasileiras. É o que aponta o novo recorte corporativo do Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O estudo revela que 64,7% das organizações já discutem o assunto com frequência em seus fóruns internos, e 82,7% reconhecem a importância de adotar múltiplas camadas de proteção contra golpes digitais.

Essa mudança de percepção não aconteceu por acaso. A digitalização acelerada e o avanço das técnicas criminosas fizeram com que a preocupação com fraudes se intensificasse. Prova disso é que 58,5% das empresas afirmam que esse risco ganhou ainda mais relevância no último ano. “Estamos vivendo um novo normal em que o combate à fraude passa a fazer parte da cultura corporativa. Hoje, prevenir riscos digitais é tão importante quanto proteger ativos financeiros”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

Quando olham para os impactos da fraude em seus negócios, os executivos respondentes destacam como maiores riscos a perda financeira (50%), o vazamento de dados de clientes (46,4%) e da própria organização (43,8%). Também preocupam o roubo de informações estratégicas (35%) e o aumento da inadimplência (29,1%). Confira abaixo um gráfico que detalha as preocupações citadas quando o assunto é fraude e segurança digital:

O levantamento mostra ainda que a responsabilidade pela gestão da prevenção à fraude segue pulverizada: em 23,2% das empresas, o tema é conduzido pela área de TI ou Tecnologia; em 16%, pela área Administrativa; em 14,7%, por equipes dedicadas à Prevenção à Fraude; em 12,1%, pela Gestão de Riscos; e em 11,8%, pelo Jurídico. Mas, segundo Rocha, o importante é que este assunto está sendo tratado e trazido à tona cada vez mais: “Fraude não é apenas um risco de curto prazo, mas um desafio contínuo que exige inovação e colaboração entre áreas. As empresas que enxergarem a prevenção como parte de sua estratégia de crescimento terão mais chances de prosperar em um mercado cada vez mais digital e competitivo”, conclui o diretor da datatech.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato