• Pesquisa global da Experian mostra que Brasil é uma das regiões que deve liderar os investimentos em IA Generativa no próximo ano, entre os países pesquisados
  • Conteúdo aborda ainda os cuidados necessários ao utilizar IA. e os termos mais comuns a esse universo, playlist Bora Empreender tem outros conteúdos para empreendedores

Cada vez mais em alta no mercado de tecnologia, em especial no Brasil, como mostra pesquisa realizada pela Experian, a Inteligência Artificial pode ser uma importante aliada das PMEs. Com a ajuda da I.A., os empreendedores podem adequar seu caixa para não perder oportunidades e otimizar recursos, uma vez que tecnologia pode realizar trabalhos e tarefas de forma otimizada.

É o caso, por exemplo, da geração de imagens para publicidades e conteúdos no site ou mídias sociais, criação de textos usando comandos para gerar conteúdo de campanhas, e-mails marketing e redes sociais e planejamento estratégico de campanhas, desde análise de dados até a fase do planejamento.

Isso pode gerar vantagens competitivas para essas empresas, como: destaque entre os concorrentes, economia de recursos, possibilidade de aumento do ROI, personalização das jornadas e automatização dos processos.

“De modo geral, a inteligência Artificial é um tema em alta em todo o mercado. Muitas empresas têm adotado ferramentas para facilitar e aprimorar seus processos. Uma pesquisa da Experian mostrou que 79% dos respondentes estão priorizando a adoção de análises usando I.A., 65% acreditam que essa tecnologia oferece uma vantagem competitiva para sua empresa e 65% julgam que as iniciativas de inteligência artificial aprimoram a experiência de seus clientes. Tais dados mostram a crescente utilização e vantagens de sua adoção”, afirma o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Mas para a IA. ser, de fato, efetiva e eficiente é preciso entender os comandos e palavras utilizadas nesse universo. Para isso, a Serasa Experian preparou um glossário para auxiliar os empreendedores a se familiarizarem com esse vocabulário:

  • Prompt: é uma instrução dada ao sistema de inteligência artificial para que ele faça aquilo que precisa, como os textos ou imagens mencionadas acima;
  • Input: são os dados fornecidos para o sistema de IA. para processamento;
  • Output: resultado produzido pelo sistema
  • Algoritmo: sequência de instruções programadas para realizar uma tarefa específica, em IA., os algoritmos são usados para processar os dados do input e chegar até o output;
  • Machine Learning: método de análise de dados que aprimora das habilidades de um sistema sem a necessidade de programação;
  • ChatBot: é um programa projetado para fornecer assistência para os clientes de uma empresa de forma automatizada e que pode utilizar inteligência artificial para entender, interpretar e produzir linguagem humana.

Por fim, para as PMEs que pretendem adotar ferramentas de IA. é importante ter em mente quatro cuidados essenciais. O primeiro são as informações falsas, antes de usar qualquer conteúdo gerado por inteligência artificial verifique se todas as informações estão corretas. O segundo ponto é plágio uma vez que a IA. se baseia em conteúdos já existentes, portanto, atenção na revisão é essencial. Vazamento de dados também é uma preocupação e por isso, a orientação é não usar nos prompts dados sensíveis ou pessoais de clientes. E o último ponto é desistência precoce por conta dos primeiros resultados aquém do esperado. Essa tecnologia precisa ser moldada, ou seja, quanto mais você usa, mais entende como funciona e melhor são os resultados.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado à disponibilização material gratuito de suporte aos empreendedores.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes. Clique aqui para acessar!


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.