PME

24 de abr. 2024

Serasa Experian traz benefícios da inteligência artificial para PMEs

  • Pesquisa global da Experian mostra que Brasil é uma das regiões que deve liderar os investimentos em IA Generativa no próximo ano, entre os países pesquisados
  • Conteúdo aborda ainda os cuidados necessários ao utilizar IA. e os termos mais comuns a esse universo, playlist Bora Empreender tem outros conteúdos para empreendedores
Cada vez mais em alta no mercado de tecnologia, em especial no Brasil, como mostra pesquisa realizada pela Experian, a Inteligência Artificial pode ser uma importante aliada das PMEs. Com a ajuda da I.A., os empreendedores podem adequar seu caixa para não perder oportunidades e otimizar recursos, uma vez que tecnologia pode realizar trabalhos e tarefas de forma otimizada. É o caso, por exemplo, da geração de imagens para publicidades e conteúdos no site ou mídias sociais, criação de textos usando comandos para gerar conteúdo de campanhas, e-mails marketing e redes sociais e planejamento estratégico de campanhas, desde análise de dados até a fase do planejamento. Isso pode gerar vantagens competitivas para essas empresas, como: destaque entre os concorrentes, economia de recursos, possibilidade de aumento do ROI, personalização das jornadas e automatização dos processos. “De modo geral, a inteligência Artificial é um tema em alta em todo o mercado. Muitas empresas têm adotado ferramentas para facilitar e aprimorar seus processos. Uma pesquisa da Experian mostrou que 79% dos respondentes estão priorizando a adoção de análises usando I.A., 65% acreditam que essa tecnologia oferece uma vantagem competitiva para sua empresa e 65% julgam que as iniciativas de inteligência artificial aprimoram a experiência de seus clientes. Tais dados mostram a crescente utilização e vantagens de sua adoção”, afirma o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian. Mas para a IA. ser, de fato, efetiva e eficiente é preciso entender os comandos e palavras utilizadas nesse universo. Para isso, a Serasa Experian preparou um glossário para auxiliar os empreendedores a se familiarizarem com esse vocabulário:
  • Prompt: é uma instrução dada ao sistema de inteligência artificial para que ele faça aquilo que precisa, como os textos ou imagens mencionadas acima;
  • Input: são os dados fornecidos para o sistema de IA. para processamento;
  • Output: resultado produzido pelo sistema
  • Algoritmo: sequência de instruções programadas para realizar uma tarefa específica, em IA., os algoritmos são usados para processar os dados do input e chegar até o output;
  • Machine Learning: método de análise de dados que aprimora das habilidades de um sistema sem a necessidade de programação;
  • ChatBot: é um programa projetado para fornecer assistência para os clientes de uma empresa de forma automatizada e que pode utilizar inteligência artificial para entender, interpretar e produzir linguagem humana.
Por fim, para as PMEs que pretendem adotar ferramentas de IA. é importante ter em mente quatro cuidados essenciais. O primeiro são as informações falsas, antes de usar qualquer conteúdo gerado por inteligência artificial verifique se todas as informações estão corretas. O segundo ponto é plágio uma vez que a IA. se baseia em conteúdos já existentes, portanto, atenção na revisão é essencial. Vazamento de dados também é uma preocupação e por isso, a orientação é não usar nos prompts dados sensíveis ou pessoais de clientes. E o último ponto é desistência precoce por conta dos primeiros resultados aquém do esperado. Essa tecnologia precisa ser moldada, ou seja, quanto mais você usa, mais entende como funciona e melhor são os resultados. Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado à disponibilização material gratuito de suporte aos empreendedores. Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes. Clique aqui para acessar!

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato